Imagens científicas na semiótica e fotografias de Star Wars

Autores

  • Natália Cipolaro Guirado Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.290-303

Palavras-chave:

cinema, fotografia, semiótica, Star Wars.

Resumo

RESUMO:Neste trabalho faremos uma apresentação e revisão bibliográfica do percurso histórico da semiótica francesa, que possibilita abordagem da imagem científica. Ilustraremos com uma breve análise de imagens científicas apresentadas em dois filmes da franquia Star Wars: a primeira, fotografia de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999), e a segunda, de Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005), ambos dirigidos por George Lucas. Para isso, utilizaremos ferramentas do arcabouço teórico proposto pelos semioticistas Jean-François Bordron (2013), Jacques Fontanille (2007) e Maria Giulia Dondero (2010a). Procuramos analisar o universo visual dos filmes deStar Wars, já que as narrativas ocorrem em uma galáxiafictícia e diversas viagens pelo espaço sideral são constantemente apresentadas. Assim, abordaremos a vulgarização a ser feita de determinadas imagens científicas para o público-alvo, a fim de que possam ser compreendidas.

PALAVRAS-CHAVE: cinema; fotografia; semiótica; Star Wars.

 

ABSTRACT:In this work we will present a bibliographical review and presentation of the historical of the French semiotics that allows to approach the scientific image. We will illustrate with a brief analysis of scientific images presented in two Star Wars franchise films: the first photograph of Star Wars Episode I: The Phantom Menace (1999) and the second of StarWars Episode III: Revenge of the Sith (2005), both directed by George Lucas. To that end, we will use tools from the theoretical framework proposed by the Semioticists Jean-François Bordron (2009), Jacques Fontanille (2007) and Maria Giulia Dondero (2010a). We will try to analyze the visual universe of the Star Wars films, since the narratives occur in a fictitious galaxy and several sideways space travels are constantly presented, thus, we will approach the vulgarization to be made of certain scientific images for the target audience so that they can be understood.

KEYWORDS: cinema; photography; semiotics; Star Wars.

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Biografia do Autor

Natália Cipolaro Guirado, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo com a pesquisa "A estesia nas narrativas cinematográficas", sob orientação do Prof. Dr. Waldir Beividas e coorientação da Prof. Dr. Maria Giulia Dondero (FRS-FNRS, Université de Liège). Sua pesquisa de mestrado "Um sistema semiótico sincrético: a linguagem cinematográfica" abordou o sincretismo construído pela linguagem do cinema e suas particularidades de acordo com a perspectiva hjelmsleviana. Membro do Grupo de Estudos Semióticos (GES-USP), possui experiência na área de Linguística, com ênfase em semiótica, e atua nos seguintes temas: semiótica visual e semióticas sincréticas. Bacharelado e Licenciatura em Letras/Português pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-07-16

Como Citar

GUIRADO, N. C. Imagens científicas na semiótica e fotografias de Star Wars. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 2, p. 290–303, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.2.290-303. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16805. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Semiótica e Tecnologia