Imagens científicas na semiótica e fotografias de Star Wars

Autores

  • Natália Cipolaro Guirado Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.2.290-303

Palavras-chave:

cinema, fotografia, semiótica, Star Wars.

Resumo

RESUMO:Neste trabalho faremos uma apresentação e revisão bibliográfica do percurso histórico da semiótica francesa, que possibilita abordagem da imagem científica. Ilustraremos com uma breve análise de imagens científicas apresentadas em dois filmes da franquia Star Wars: a primeira, fotografia de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999), e a segunda, de Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005), ambos dirigidos por George Lucas. Para isso, utilizaremos ferramentas do arcabouço teórico proposto pelos semioticistas Jean-François Bordron (2013), Jacques Fontanille (2007) e Maria Giulia Dondero (2010a). Procuramos analisar o universo visual dos filmes deStar Wars, já que as narrativas ocorrem em uma galáxiafictícia e diversas viagens pelo espaço sideral são constantemente apresentadas. Assim, abordaremos a vulgarização a ser feita de determinadas imagens científicas para o público-alvo, a fim de que possam ser compreendidas.

PALAVRAS-CHAVE: cinema; fotografia; semiótica; Star Wars.

 

ABSTRACT:In this work we will present a bibliographical review and presentation of the historical of the French semiotics that allows to approach the scientific image. We will illustrate with a brief analysis of scientific images presented in two Star Wars franchise films: the first photograph of Star Wars Episode I: The Phantom Menace (1999) and the second of StarWars Episode III: Revenge of the Sith (2005), both directed by George Lucas. To that end, we will use tools from the theoretical framework proposed by the Semioticists Jean-François Bordron (2009), Jacques Fontanille (2007) and Maria Giulia Dondero (2010a). We will try to analyze the visual universe of the Star Wars films, since the narratives occur in a fictitious galaxy and several sideways space travels are constantly presented, thus, we will approach the vulgarization to be made of certain scientific images for the target audience so that they can be understood.

KEYWORDS: cinema; photography; semiotics; Star Wars.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Cipolaro Guirado, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo com a pesquisa "A estesia nas narrativas cinematográficas", sob orientação do Prof. Dr. Waldir Beividas e coorientação da Prof. Dr. Maria Giulia Dondero (FRS-FNRS, Université de Liège). Sua pesquisa de mestrado "Um sistema semiótico sincrético: a linguagem cinematográfica" abordou o sincretismo construído pela linguagem do cinema e suas particularidades de acordo com a perspectiva hjelmsleviana. Membro do Grupo de Estudos Semióticos (GES-USP), possui experiência na área de Linguística, com ênfase em semiótica, e atua nos seguintes temas: semiótica visual e semióticas sincréticas. Bacharelado e Licenciatura em Letras/Português pela Universidade de São Paulo.

Referências

BEYAERT-GESLIN, A. L’image préoccupée. Paris, Hermès-Lavoisier, coll. Forme et sens, 2009.

BADIR, S.; DONDERO, M. G. (Orgs.). L’image peut-elle nier?, Liège, PULg, 2016. BASSO FOSSALI, P.; DONDERO, M. G. Sémiotique de la photographie. Prefácio de Jacques Fontanille, Limoges, Pulim, 2011, 407 p. Prefácio e apresentação. Disponível em: https://www.academia.edu/19604577/S%C3%A9miotique_de_la_photographie. Acesso em: jun. 2016.

DONDERO; M. G. Sémiotique de l’image scientifique. Signata – Annales des sémiotiques/Annals of Semiotics, n° 1, Liège, Presses Universitaires de Liège (PULg), 2010a, p. 111-176. Acesso em: https://www.academia.edu/23149281/Sémiotique_de_limage_scientifique. Acesso em: jun. 2016.

DONDERO; M. G. Rhétorique des figures visuelles et argumentation par images dans le discours scientifique. Protée vol. 31, n°1, « Le Groupe µ entre rhétorique et sémiotique. Archéologie et perspectives » (Badir & Dondero dirs), 2010b, p. 41-53. Disponível em: https://www.academia.edu/23149281/S%C3%A9miotique_de_limage_scientifique. Acesso em: jun. 2016.

DONDERO; M. G. & Fontanille, J. Des images à problèmes. Le sens du visuel à l’épreuve de l’image scientifique.Limoges: Pulim, 2012.

FONTANILLE, J. Semiótica do discurso. São Paulo: Contexto. Tradução de Jean Cristtus Portela, 2007.

FONTANILLE, J. Les Espaces subjectifs. Introduction à la sémiotique de l’observateur (discours, peinture, cinéma), Paris, Hachette, 1989.

FLOCH, J.-M. Quelques positions pour une sémiotique visuelle. Le Bulletin n. 4-5. Paris: GRSL, p.1-16 , 1978.

FLOCH, J.-M. Strategies de communication syncretique et procedures de syncretisation. Actes sémiotiques-bulletin (IV, 27), p. 03-08, 1983.

FLOCH, J.-M. Petites mythologies de l’oeil et de l’esprit: pour une sémiotique plastique. Paris: Hadès-Benjamins, 1985.

GOODMAN, N. Langages de l’art. Une approche de la théorie des symboles, Paris, Hachette, 1990.

GUIRADO, N. C. Um sistema semiótico sincrético: a linguagem cinematográfica. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras). 105p. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

IMDb. Internet Movie Database. Disponível em: http://www.imdb.com/. Acesso em: jun. 2016.

OLIVEIRA, A. C. de. Semiótica Plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.

Referências filmográficas

STAR WARS EPISÓDIO I: A AMEAÇA FANTASMA. Direção: George Lucas. Produção: Lucasfilm. USA. 1999. 1 CD, DVD.

STAR WARS EPISÓDIO III: A VINGANÇA DOS SITH. Direção: George Lucas. Produção: Lucasfilm. USA. 2005. 1 CD, DVD.

Downloads

Publicado

16-07-2018

Como Citar

GUIRADO, N. C. Imagens científicas na semiótica e fotografias de Star Wars. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 11, n. 2, p. 290–303, 2018. DOI: 10.17851/1983-3652.11.2.290-303. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16805. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Semiótica e Tecnologia