Projeto Novos Rumos 4.0: pedagogia crítica, metodologias ativas e desenvolvimento humano no ensino de programação básica
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3652.13.1.120-136Palavras-chave:
ensino; pedagogia crítica; programação; Python; desenvolvimento humanoResumo
Este artigo traz um estudo de caso sobre o Projeto Novos Rumos 4.0, executado em Foz do Iguaçu/PR, pelo Parque Tecnológico Itaipu – PTI-BR, no ano de 2018. A iniciativa capacitou jovens em situação de vulnerabilidade social para a elaboração de softwares utilizando a linguagem de programação Python, por meio de uma formação voltada ao desenvolvimento humano, crítico e técnico. A análise faz uso de um levantamento bibliográfico e documental para referenciar todas as etapas de criação e aplicação da proposta, que formou 30 alunos e buscou desenvolver soluções tecnológicas para problemas enfrentados por entidades do terceiro setor do município. O sucesso alcançado pela ação permite concluir que a elaboração de cursos na área da tecnologia deve passar, necessariamente, pela construção de Projetos Político-Pedagógicos mais aderentes às necessidades reais e práticas de uma sociedade contemporânea que, cada vez mais, faz uso de recursos tecnológicos para superar dificuldades de seu cotidiano. Nesse sentido, o Projeto Novos Rumos 4.0 pode ser uma referência inspiradora e embasadora de políticas públicas educacionais e iniciativas similares em outras localidades.
Downloads
Referências
ADLER, A. Teaching Well-Being increases Academic Performance: Evidence From Bhutan, Mexico, and Peru. 2016. 89 f. Tese (Doutorado) - Curso de Filosofia, University Of Pennsylvania, Pensilvânia, 2016. Disponível em: http://repository.upenn.edu/edissertations/1572. Acesso em: 22 jan. 2020.
AZEVEDO, M. T. Transformação Digital na Indústria: Indústria 4.0 e a Rede de Água Inteligente no Brasil. 2017. 177 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências, Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-28062017-110639/en.php. Acesso em: 22 jan. 2020.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do Senac: A Revista da Educação Profissional, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago. 2013. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349. Acesso em: 22 jan. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.
BRASSCOM, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Relatório Setorial de TIC: Inteligência e Informação. 2019. Disponível em: https://brasscom.org.br/relatorio-setorial-de-tic-2019/. Acesso em: 22 jan. 2020.
BORGES, K. S. et al. eduScrum – Projetos de Aprendizagem Colaborativa Baseados em Scrum. Renote – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 12, n. 1, p. 1-11, jul. 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/49839. Acesso em: 22 jan. 2020.
CARMO, M. E.; GUIZARDI, F. L. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Cadernos de Saúde Pública, [s.l.], v. 34, n. 3, p. 1-14, 26 mar. 2018. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v34n3/1678-4464-csp-34-03-e00101417.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.
CASEIRO, C. C. F.; GEBRAN, R. A. Avaliação Formativa: Concepção, Práticas e Dificuldades. Revista Nuances: Estudos Sobre Educação, Presidente Prudente, v. 15, n. 16, p. 01-21, jan./dez. 2008. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/181/251. Acesso em: 22 jan. 2020.
CORADINI, J. R.; MURINI, L. T. Recrutamento e Seleção de Pessoal: Como Agregar Talentos à Empresa. Disciplinarum Scientia: Série: Ciências Sociais Aplicadas, Santa Maria, v. 5, n. 1, p. 55-78, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/1494/1408. Acesso em: 22 jan. 2020.
GASPARIN, J. L.; PENENUCCI, M. C. Pedagogia Histórico-Crítica: da Teoria à Prática no Contexto Escolar. Portal Dia a Dia Educação, p. 1-16, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.
GAVIOLI, E. S. Uma Contribuição para o Delineamento do Perfil do Profissional de TI Frente aos Papéis Exercidos Durante o Processo de Desenvolvimento de Software. 2009. 197 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Mestrado em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.portal.cps.sp.gov.br/pos-graduacao/trabalhos-academicos/dissertacoes/tecnologias-de-informacao-aplicadas/2009/eliana-de-souza-gavioli.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.
GONDIM, S. M. G. et al. Competências Socioemocionais: Fator-Chave no Desenvolvimento de Competências para o Trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Brasília, v. 4, n. 14, p. 394-406, out./dez. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v14n4/v14n4a06.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.
IEDI, Instituto de Estudos Para O Desenvolvimento Industrial. Políticas para o Desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil. 2018. Disponível em: https://iedi.org.br/media/site/artigos/20180710_politicas_para_o_desenvolvimento_da_industria_4_0_no_brasil.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.
KURITA, K. Estudo mostra a empregabilidade dos recém-formados. 2019. Disponível em: https://noticias.oamarelinho.com.br/empregos/2375-estudo-mostra-a-empregabilidade-dos-recem-formados/. Acesso em: 22 jan. 2020.
LOBO, R. A Evasão No Ensino Superior Brasileiro – Novos Dados. Estadão. São Paulo. 07 out. 2017. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/roberto-lobo/497-2/. Acesso em: 22 jan. 2020.
MÉSZÁROSOVÁ, E. Is Python an Appropriate Programming Language for Teaching Programming in Secondary Schools? International Journal Of Information And Communication Technologies In Education: ICTE Journal, Ostrava, v. 2, n. 4, p. 5-14, 2015. Disponível em: https://www.degruyter.com/downloadpdf/j/ijicte.2015.4.issue-2/ijicte-2015-0005/ijicte-2015-0005.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.
MORÁN, J. Mudando a Educação com Metodologias Ativas. Coleção Mídias Contemporâneas: Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, Ponta Grossa, v. 2, p. 15-33, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.
MOREIRA, J. A. et al. Um Panorama da Presença Feminina na Ciência da Computação. Anais 18º REDOR – Perspectivas Feministas de Gênero: Desafios no Campo da Militância e das Práticas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, p. 3527-3542, 2014. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/18redor/18redor/paper/viewFile/1935/853. Acesso em: 23 jan. 2019.
NASCIMENTO, T. G.; VON LINSINGEN, I. Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências. Convergencia Revista de Ciencias Sociales, [S.l.], n. 42, set. 2006. Disponível em: https://convergencia.uaemex.mx/article/view/1396. Acesso em: 22 jan. 2020.
NAGER, A.; ATKINSON, R. D. The Case for Improving U.S. Computer Science Education. 2016. Disponível em: http://www2.itif.org/2016-computer-science-education.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.
OLIVEIRA, T. E. et al. Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning): um método ativo para o Ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [s.l.], Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), v. 33, n. 3, p. 962-986, 15 dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n3p962. Acesso em: 22 jan. 2020.
SANTOS, V. M. K. A Configuração das Tendências Educacionais e Pedagógicas e da Inclusão da Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Fundação Universidade Federal do Rio Grande, v. 18, p. 72-99, 2007. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3322. Acesso em: 22 jan. 2020.
SCHULTZ, L. M. J. Por uma Pedagogia Crítica: reflexões sobre algumas tendências em educação. Educação em Revista, Marília, v. 2, n. 1, p. 110-128, 2001. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/670. Acesso em 22 jan. 2020.
SELIGMAN, M. E. P. Florescer: Uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar. Tradução de: Cristina Paixão Lopes. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
SILVA, A. M. C. Mediação e(m) educação: discursos e práticas. Revista Intersaberes, Curitiba, v. 0, n. 12, p. 249-265, jul./dez. 2011. Disponível em: https://uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/download/41/25. Acesso em: 22 jan. 2020.
SUKARIE NETO, J. Brazilian Software Market 2019: Scenario and Trends. Disponível em: http://central.abessoftware.com.br/Content/UploadedFiles/Arquivos/Dados%202011/ABES-EstudoMercadoBrasileirodeSoftware-2019-Parcial-Ingles-Abr-2019.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.
SGORLA, K.; LINDINO, T. C. Capitalismo, Sociedade de Consumo e seus Reflexos na Educação Contemporânea. Revista Pleiade, Foz do Iguaçu, v. 9, n. 18, p. 42-51, jul./dez. 2015. Disponível em: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/290/450. Acesso em: 22 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.