Relação das TIC com a neuro-educação, inclusão, pluriculturalidade e educação ambiental através de um estudo de Análise Fatorial Confirmatória
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25739Palavras-chave:
TIC, Neuroeducação, Inclusão educacional, Educação ambiental, PluriculturalidadeResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação das TIC com a neuroeducação, inclusão educacional, educação ambiental e pluriculturalidade através da Análise Fatorial Confirmatória (Structural Equation Model – SEM) de uma escala, criada ad hoc, validada e confirmada. Para a busca de respostas, foi realizado um processo de pesquisa não-experimental, descritivo, explicativo e correlacional. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi uma escala Likert, que foi validada em conteúdo e com um bom alfa do Cronbach (.825). A validade da construção foi realizada com uma análise fatorial exploratória (KMO (.764), Bartlett (Sign.000), Determinante (2.891E-30)). A amostra foi de 292 alunos de pós-graduação da Universidade de Jaén (Espanha). A análise fatorial confirmatória (modelo de equação estrutural) nos permitiu concluir que essa relação é possível, com maior força entre as tecnologias educacionais e a inclusão educacional, e entre a primeira e a pluriculturalidade, e com menor força entre educação ambiental e neuroeducação, o que deve ser levado em conta para implementar em programas de treinamento universitário.
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