Relação das TIC com a neuro-educação, inclusão, pluriculturalidade e educação ambiental através de um estudo de Análise Fatorial Confirmatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.25739

Palavras-chave:

TIC, Neuroeducação, Inclusão educacional, Educação ambiental, Pluriculturalidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação das TIC com a neuroeducação, inclusão educacional, educação ambiental e pluriculturalidade através da Análise Fatorial Confirmatória (Structural Equation Model – SEM) de uma escala, criada ad hoc, validada e confirmada. Para a busca de respostas, foi realizado um processo de pesquisa não-experimental, descritivo, explicativo e correlacional. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi uma escala Likert, que foi validada em conteúdo e com um bom alfa do Cronbach (.825). A validade da construção foi realizada com uma análise fatorial exploratória (KMO (.764), Bartlett (Sign.000), Determinante (2.891E-30)). A amostra foi de 292 alunos de pós-graduação da Universidade de Jaén (Espanha). A análise fatorial confirmatória (modelo de equação estrutural) nos permitiu concluir que essa relação é possível, com maior força entre as tecnologias educacionais e a inclusão educacional, e entre a primeira e a pluriculturalidade, e com menor força entre educação ambiental e neuroeducação, o que deve ser levado em conta para implementar em programas de treinamento universitário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Hernández Fernández, Universidad de Jaén

    Profesor Titular de la Universidad de Jaén (España)
    Departamento de Pedagogía - Área de Enseñanza y Organización Escolar.
    Doctorado en Pedagogía. Master en Logopeda. Especialista en Atención Temprana.
    Licenciado en Filosofía y Ciencias de la Educación - Granada -Es.

Referências

ALGARRA, E. J. D. Ciudadanía, plurilingüismo y pluriculturalidad en contexto hispano japonés de educación superior. Diseño del instrumento de investigación cyasps® y análisis de las concepciones docents. Tesis. Almería: Universidad de Almería, 2020.

ALMEIDA, J.; ELÍAS, M.; VARGINHA, R.; BARBOSA, I. As tecnologias digitais da informação e comunicação como mediadoras na alfabetização de pessoas com transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática da literatura. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 13, n. 1, p. 45-64, 2020.

BUENDÍA, L.; BERROCAL, E.; OLMEDO, E. M.; PEGALAJAR, M.; RUIZ, M.; TOMÉ, M. Valoración por parte del alumnado de las competencias que se pretenden conseguir con al “Master universitario de profesorado en Educación Secundaria Obligatoria, Bachillerato, Formación Profesional y Enseñanza de Idiomas. Bordón, v. 63, n. 3, p. 57-74, 2011.

CAMPOS, A. L. Neuroeducación: uniendo las neurociencias y la educación en la búsqueda del desarrollo humano. La Educación. Revista Digital, n. 143, p. 1-14, 2010.

CASTAÑEDO, C. Escala para la evaluación de actitudes pro-ambientales (EAPA) en estudiantes universitarios. Revista Complutense de Educación, v. 6, n. 2, p. 253-278, 1995.

DÍAZ DE RADA, V. Tipos de encuestas y diseños de investigación. Pamplona: Universidad Pública de Navarra, 2002.

ECHEITA, G.; AINSCOW, M. Educación inclusiva como derecho. Marco de referencia y pautas de actuación para el desarrollo de una revolución pendiente. Tejuelo, n. 12, p. 24-46, 2011.

ERTMER, P. A.; OTTENBREIF, T.; LEFTWICH, A.T. Teacher Tecnology Change; How Knowledge, Confidence, Beliefs and Culture Intersect. Journal of Research on Technology in Education, v. 42, n. 3, p. 255-284, 2010.

ESCUDERO, J.M. La educación inclusiva, una cuestión de derecho. Educatio Siglo XXI, v. 30, n. 2, p. 109-128, 2012.

GARCÍA, L.; FERNÁNDEZ, S. Procedimiento de aplicación del trabajo creativo en grupo de expertos. Energética, v. 29, n. 2, p. 46-50, 2008.

GARCÍA FERRANDO, M. El análisis de la realidad social: métodos y técnicas de investigación. Madrid: Alianza editorial, 2015.

GEORGE, D.; MALLERY, P. SPSS for Windows step by step: A simple guide and reference. 11.0 update. Boston: Allyn & Bacon, 2003.

GIL, J.; FERNÁNDEZ, M. Publicaciones, interacciones, verdades y mentiras de adolescentes españoles en Instagram. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 13, n. 1, 2020.

GONZALEZ GIL, F.; MARTIN PASTOR, E.; BAZ, B. O. ¿Están los futuros profesores formados en inclusión?: Validación de un cuestionario de evaluación. Aula Abierta, v. 46, n. 2, p. 33-40, 2017.

GUTIÉRREZ, P. R.; FERNÁNDEZ, G. A. M.; VÍLCHEZ, M. L. Estudio exploratorio sobre el panorama actual de la formación inicial del profesorado de secundaria en España. IJERI: International journal of Educational Research and Innovation, n. 11, p. 169-184, 2019.

HERNÁNDEZ, R. S.; GÓMEZ, R. M.; QUINTANA, J. C. M.; FALCÓN, J. A. A. Abandono escolar y formación docente en Educación Secundaria. Aula abierta, v. 47, n. 3, p. 365-372, 2018.

IRAOSSI, G. The Power of Survey Design: A User's Guide for Managing Surveys, Interpreting Results, and Influencing Respondents. Washington, D. C.: The World Bank, 2006.

KAISER, H. F. An index of factorial simplicity. Psychometrika, v. 39, n. 1, p. 31-36, 1974.

KAPLAN, D. Structural equation modeling: Foundations and extensions. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2000.

KLINE, R. Principles and practices of structural equation modeling (2n ed.). New York: Guilford Press, 2005.

LEHOHLA, M.; HLALELE, D. Inclusive class-rooms: An ecosystemic perspective. Journal of Human Ecology, v. 37, n. 3, p. 189-201, 2012.

LÓPEZ, A. La moderación de la habilidad diagnóstico patológico desde el enfoque histórico cultural para la asignatura Patología Veterinaria. Revista Pedagógica Universitaria, v. 13, n. 5, p. 51-71, 2008.

LUQUE, K. E.; LUCAS, M. A. La Neuroeducación en el proceso de enseñanza aprendizaje. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, 2020. Available in: https://www.eumed.net/rev/atlante/2020/06/neuroeducacion.html. Access in: 09 Oct. 2020.

MALLA, F.; ZABALA, I. La previsión del futuro en la empresa (III): el método Delphi. Estudios Empresariales, n. 39, p. 13-24, 1978.

MANSO AYUSO, J.; MARTÍN, E. Valoración del Máster de Formación de Profesorado de Secundaria: Estudio de casos en dos universidades. Revista de Educación, n. 364, p. 145-169, 2014.

MENGUAL, S. La importancia percibida por el profesorado y el alumnado sobre la inclusión de la competencia digital en educación Superior. Doctoral thesis, Universidad de Alicante, 2011.

ORDONEZ-DIAZ, M. M.; MONTES-ARIAS, L. M.; GARZON-CORTES, G. Importancia de la educación ambiental en la gestión del riesgo socio-natural en cinco países de América Latina y Caribe. Revista Electrónica Educare, v. 22, n. 1, p. 1-19, 2018.

PEÑALVA, A.; SORIANO, E. Objetivos y contenidos sobre interculturalidad en la formación inicial de educadores y educadoras. Estudios sobre Educación, n. 18, p. 37-57, 2010.

SGORLA, K.; COSTA, J.; ZAVILENSKY, K. Projeto Novos Rumos 4.0: pedagogia crítica, metodologias ativas e desenvolvimento humano no ensino de programação básica. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 120-136, 2020.

SUÁREZ, J.M.; ALMERICH, G.; GARGALLO, B.; ALIAGA, F. Las competencias del profesorado en TIC: estructura básica. Educación XX1, v. 16, n. 1, p. 39-62, 2013.

TERIGI, F. Initial teacher training in Secondary Education: needs to improve, acknowledgement of its limits. Revista de Educación, n. 350, p. 123-144, 2009.

Downloads

Publicado

09-10-2020

Como Citar

Relação das TIC com a neuro-educação, inclusão, pluriculturalidade e educação ambiental através de um estudo de Análise Fatorial Confirmatória. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 13, n. 3, p. 262–277, 2020. DOI: 10.35699/1983-3652.2020.25739. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/25739. Acesso em: 6 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 240

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.