Neurometodologia e neuroimagem para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40454

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Neuromethodologia de ensino, Neuroimagem, Treinamento de professores, Cérebro

Resumo

A neuromethodologia é um conceito sobre o qual dificilmente encontramos informações em bancos de dados científicos e literatura especializada. Portanto, o objetivo geral do trabalho apresentado é analisar a relação entre metodologia de ensino, ensino de neuromethodologia, inclusão educacional, tecnologia e formação de professores. O projeto da pesquisa é não-experimental, descritivo, explicativo, correlacional e regressivo. A amostra utilizada foi uma amostra de conveniência de professores universitários de universidades espanholas, brasileiras, colombianas e paraguaias, com um total de 815 participantes. O instrumento de pesquisa foi um questionário ad hoc à escala Likert com excelente confiabilidade (Cronbach's Alpha, .969), que foi validado em termos de conteúdo e construído através de uma análise exploratória de fatores. A análise de correlação e a modelagem linear automática fornecem uma primeira conclusão mostrando que a neuromethodologia dá cientificidade às tecnologias utilizadas pelo professor, sendo fundamental para a inclusão educacional. Os exemplos de neuroimagem dão uma ideia da pesquisa que estamos desenvolvendo em neuromethodologia.

Downloads

Referências

ARNAIZ, P. El reto de educa en una sociedad multicultural y desigual. In: PALOMINO, A.; ET AL. (Eds.). Los desafíos de la Educación Especial en el umbral del XXI. Murcia: Servicio de Publicación de la Universidad de Murcia, 1996.

BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index for Inclusion: Developing Learning and Participation in Schools. Bristol: Centre for Studies on Inclusive Education, 2000.

CARDINALI, D. P. Neurociencia aplicada: sus fundamentos. Buenos Aires: Editorial Médica Panamericana, 2007.

DE LA ORDEN HOZ, A. Tecnología educativa e investigación. Bordón: Revista de pedagogía, n. 263, p. 381–390, 1986. Available from: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=54154. Visited on: 14 Sept. 2022.

HERNÁNDEZ, A.; DE BARROS, C. Neuroimagen en Neuropedagogía. en prensa. [S.l.: s.n.], 2022.

HONORÉ, B.; PALACIOS, M. T. Para una teoría de la formación: dinámica de la formatividad. Madrid: Narcea, 1980.

JIMÉNEZ, C. C. E. Metodología de la Investigación Tecnológica. [S.l.: s.n.], 2008. Available from: https://www.gestiopolis.com/concepto-tecnologia/. Visited on: 14 Sept. 2022.

KAISER, H. F. An index of factorial simplicity. Psychometrika, v. 39, n. 1, p. 31–36, Mar. 1974. DOI: 10.1007/BF02291575. Available from: https://doi.org/10.1007/BF02291575. Visited on: 14 Sept. 2022.

NEUNER, G. Pedagogía. La Habana: Libros para la Educación, 1981.

NUÑEZ, R. El siglo de la ciencia. Muy Interesante, n. 42, p. 14–17, 1999.

OOSTENVELD, R.; PRAAMSTRA, P. The five percent electrode system for high-resolution EEG and ERP measurements. Clinical Neurophysiology, v. 112, n. 4, p. 713–719, Apr. 2001. DOI: 10.1016/S1388-2457(00)00527-7. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1388245700005277. Visited on: 14 Sept. 2022.

STENHOUSE, L. La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Ediciones Morata, 1987.

VARIOS. Enciclopedia universal ilustrada. Barcelona: España Calpe, 1917.

ZABALZA BERAZA, M. A. Metodología docente. REDU. Revista de Docencia Universitaria, v. 9, n. 3, p. 75, Dec. 2011. DOI: 10.4995/redu.2011.6150. Available from: https://polipapers.upv.es/index.php/REDU/article/view/6150. Visited on: 14 Sept. 2022.

Downloads

Publicado

21-09-2022

Edição

Seção

Dossiê 2022: Neurociência, neuroeducação, neurodidáctica e tecnologia

Como Citar

DE BARROS, Claudia. Neurometodologia e neuroimagem para a formação de professores. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. e40454, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.40454. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/40454. Acesso em: 4 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 538

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)