Neurometodologia e neuroimagem para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40454

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Neuromethodologia de ensino, Neuroimagem, Treinamento de professores, Cérebro

Resumo

A neuromethodologia é um conceito sobre o qual dificilmente encontramos informações em bancos de dados científicos e literatura especializada. Portanto, o objetivo geral do trabalho apresentado é analisar a relação entre metodologia de ensino, ensino de neuromethodologia, inclusão educacional, tecnologia e formação de professores. O projeto da pesquisa é não-experimental, descritivo, explicativo, correlacional e regressivo. A amostra utilizada foi uma amostra de conveniência de professores universitários de universidades espanholas, brasileiras, colombianas e paraguaias, com um total de 815 participantes. O instrumento de pesquisa foi um questionário ad hoc à escala Likert com excelente confiabilidade (Cronbach's Alpha, .969), que foi validado em termos de conteúdo e construído através de uma análise exploratória de fatores. A análise de correlação e a modelagem linear automática fornecem uma primeira conclusão mostrando que a neuromethodologia dá cientificidade às tecnologias utilizadas pelo professor, sendo fundamental para a inclusão educacional. Os exemplos de neuroimagem dão uma ideia da pesquisa que estamos desenvolvendo em neuromethodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARNAIZ, P. El reto de educa en una sociedad multicultural y desigual. In: PALOMINO, A.; ET AL. (Eds.). Los desafíos de la Educación Especial en el umbral del XXI. Murcia: Servicio de Publicación de la Universidad de Murcia, 1996.

BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index for Inclusion: Developing Learning and Participation in Schools. Bristol: Centre for Studies on Inclusive Education, 2000.

CARDINALI, D. P. Neurociencia aplicada: sus fundamentos. Buenos Aires: Editorial Médica Panamericana, 2007.

DE LA ORDEN HOZ, A. Tecnología educativa e investigación. Bordón: Revista de pedagogía, n. 263, p. 381–390, 1986. Available from: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=54154. Visited on: 14 Sept. 2022.

HERNÁNDEZ, A.; DE BARROS, C. Neuroimagen en Neuropedagogía. en prensa. [S.l.: s.n.], 2022.

HONORÉ, B.; PALACIOS, M. T. Para una teoría de la formación: dinámica de la formatividad. Madrid: Narcea, 1980.

JIMÉNEZ, C. C. E. Metodología de la Investigación Tecnológica. [S.l.: s.n.], 2008. Available from: https://www.gestiopolis.com/concepto-tecnologia/. Visited on: 14 Sept. 2022.

KAISER, H. F. An index of factorial simplicity. Psychometrika, v. 39, n. 1, p. 31–36, Mar. 1974. DOI: 10.1007/BF02291575. Available from: https://doi.org/10.1007/BF02291575. Visited on: 14 Sept. 2022.

NEUNER, G. Pedagogía. La Habana: Libros para la Educación, 1981.

NUÑEZ, R. El siglo de la ciencia. Muy Interesante, n. 42, p. 14–17, 1999.

OOSTENVELD, R.; PRAAMSTRA, P. The five percent electrode system for high-resolution EEG and ERP measurements. Clinical Neurophysiology, v. 112, n. 4, p. 713–719, Apr. 2001. DOI: 10.1016/S1388-2457(00)00527-7. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1388245700005277. Visited on: 14 Sept. 2022.

STENHOUSE, L. La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Ediciones Morata, 1987.

VARIOS. Enciclopedia universal ilustrada. Barcelona: España Calpe, 1917.

ZABALZA BERAZA, M. A. Metodología docente. REDU. Revista de Docencia Universitaria, v. 9, n. 3, p. 75, Dec. 2011. DOI: 10.4995/redu.2011.6150. Available from: https://polipapers.upv.es/index.php/REDU/article/view/6150. Visited on: 14 Sept. 2022.

Downloads

Publicado

21-09-2022

Como Citar

DE BARROS, C. Neurometodologia e neuroimagem para a formação de professores. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. e40454, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.40454. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/40454. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)