Neurometodologia e neuroimagem para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3652.2022.40454

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Neuromethodologia de ensino, Neuroimagem, Treinamento de professores, Cérebro

Resumo

A neuromethodologia é um conceito sobre o qual dificilmente encontramos informações em bancos de dados científicos e literatura especializada. Portanto, o objetivo geral do trabalho apresentado é analisar a relação entre metodologia de ensino, ensino de neuromethodologia, inclusão educacional, tecnologia e formação de professores. O projeto da pesquisa é não-experimental, descritivo, explicativo, correlacional e regressivo. A amostra utilizada foi uma amostra de conveniência de professores universitários de universidades espanholas, brasileiras, colombianas e paraguaias, com um total de 815 participantes. O instrumento de pesquisa foi um questionário ad hoc à escala Likert com excelente confiabilidade (Cronbach's Alpha, .969), que foi validado em termos de conteúdo e construído através de uma análise exploratória de fatores. A análise de correlação e a modelagem linear automática fornecem uma primeira conclusão mostrando que a neuromethodologia dá cientificidade às tecnologias utilizadas pelo professor, sendo fundamental para a inclusão educacional. Os exemplos de neuroimagem dão uma ideia da pesquisa que estamos desenvolvendo em neuromethodologia.

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Publicado

21-09-2022

Como Citar

DE BARROS, C. Neurometodologia e neuroimagem para a formação de professores. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 15, p. e40454, 2022. DOI: 10.35699/1983-3652.2022.40454. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/40454. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2022: Neurociência, neuroeducação, neurodidáctica e tecnologia

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