Videogames independentes na Wikipedia
análise das referências utilizadas para representar jogos com possibilidades educativas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42234Palavras-chave:
Videogames independentes, Indie games, Aprendizagem baseada em jogos, WikipédiaResumo
A diversidade na indústria de videogames se manifesta em uma cena independente que tem gerado obras artísticas com grandes possibilidades educativas. Este artigo se baseia em uma seleção de 36 jogos independentes e analisa o conteúdo de seus artigos na Wikipédia. Centra-se nas referências contidas nesses artigos para entender como esses jogos são representados nesse meio. Depois de verificar que 28 desses jogos possuem artigos na Wikipedia, foram obtidas as referências bibliográficas (n = 2058), identificando cada uma das mídias com as quais esses artigos são alimentados e classificando-os de acordo com suas características. Os resultados mostram que os artigos variam em extensão, sendo Life is Strange o maior (120621 bytes) e o que contém mais referências (185). Observou-se ainda que 61,5% dessas referências correspondem a revistas e páginas sobre videojogos e 20,9% a outras de carácter mais geral. Os dados confirmam que a maioria dos artigos é construída com fontes de pouco rigor acadêmico, o que dificulta a exploração das possibilidades educacionais desses jogos. Chama a atenção a ausência de livros, anais de conferências ou revistas científicas, principalmente no campo educacional, game studies ou aprendizagem baseada em jogos.
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