Densidade lexical em textos gerados pelo ChatGPT

implicações da inteligência artificial para a escrita em línguas adicionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47836

Palavras-chave:

Línguas adicionais, ChatGPT, Inteligência Artificial, Linguística Sistêmico-funcional, Densidade lexical

Resumo

O avanço tecnológico tem tido um grande impacto na produção escrita, especialmente em Línguas Adicionais (LAs). Embora a tecnologia tenha trazido novas oportunidades para o ensino de LAs, ela também apresenta desafios, incluindo preocupações sobre a complexidade da escrita e a autenticidade dos trabalhos dos alunos. Uma dessas ferramentas é o ChatGPT, plataforma de inteligência artificial (IA) que tem sido objeto de debates desde sua popularização em 2022. Este estudo analisa um corpus composto por seis tarefas produzidas pelo ChatGPT em cinco idiomas (alemão, espanhol, francês, italiano e português), considerando os níveis de proficiência propostos pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), que totalizou 2991 textos e 706,401 palavras. Os dados foram gerados por alunos em um laboratório de informática em uma universidade britânica a partir de 100 diferentes perfis na plataforma do ChatGPT, seguindo instruções dos pesquisadores. A análise dos dados utiliza a linguística sistêmico-funcional (LSF) e o conceito de densidade lexical (Halliday, 1985, 1987, 1993; Halliday; Matthiessen, 2014) para investigar a complexidade dos textos produzidos, dado que a complexidade lexical está relacionada à proficiência na escrita, na qual textos mais avançados usam proporcionalmente mais “palavras de conteúdo” (nomes, verbos, adjetivos e alguns advérbios de modo). Os resultados revelam que o ChatGPT não segue as instruções das tarefas quanto ao número de palavras solicitadas, impactando, assim, no cálculo da densidade lexical, nem produz textos que mostram diferenças significativas da densidade lexical entre as línguas adicionais e níveis de proficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, Nash; BELAVY, Daniel L.; PERLE, Stephen M.; HENDRICKS, Sharief; HESPANHOL, Luiz; VERHAGEN, Evert; MEMON, Aamir R. AI did not write this manuscript, or did it? Can we trick the AI text detector into generated texts? The potential future of ChatGPT and AI in Sports & Exercise Medicine manuscript generation. BMJ Open Sport & Exercise Medicine, v. 9, n. 1, e001568, fev. 2023. ISSN 2055-7647. DOI: 10.1136/bmjsem-2023-001568. Disponível em: https://bmjopensem.bmj.com/content/9/1/e001568. Acesso em: 21 nov. 2023.

CLAVEL-ARROITIA, Begônia; PENNOCK-SPECK, Barry. Analysing lexical density, diversity, and sophistication in written and spoken telecollaborative exchanges. Computer Assisted Language Learning Electronic Journal (CALL-EJ), v. 22, n. 3, p. 230–250, 2021. Disponível em: http://callej.org/journal/22-3/Clavel-Speck2021.pdf. Acesso em: 23 jun. 2023.

COLOMBI, Maria Cecilia. Academic language development in Latino student’s writing. In: SCHLEPPEGRELL, Mary J.; COLOMBI, Maria Cecilia (ed.). Developing advanced literacy in first and second languages. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2000. p. 67–86.

DALE, Robert. GPT-3: What’s it good for? Natural Language Engineering, v. 27, n. 1, p. 113–118, jan. 2021. ISSN 1351-3249, 1469-8110. DOI: 10.1017/S1351324920000601. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/product/identifier/S1351324920000601/type/journal_article. Acesso em: 21 nov. 2023.

DEHOUCHE, N. Plagiarism in the age of massive Generative Pre-trained Transformers (GPT-3). Ethics in Science and Environmental Politics, v. 21, p. 17–23, mar. 2021. ISSN 1863-5415, 1611-8014. DOI: 10.3354/esep00195. Disponível em: https://www.int-res.com/abstracts/esep/v21/p17-23/. Acesso em: 21 nov. 2023.

DÖRNYEI, Zoltán. Research methods in Applied Linguistics. New York: Oxford University Press, 2007.

FRÖHLING, Leon; ZUBIAGA, Arkaitz. Feature-based detection of automated language models: tackling GPT-2, GPT-3 and Grover. PeerJ Computer Science, v. 7, e443, abr. 2021. ISSN 2376-5992. DOI: 10.7717/peerj-cs.443. Disponível em: https://peerj.com/articles/cs-443. Acesso em: 21 nov. 2023.

GEHRMANN, Sebastian; STROBELT, Hendrik; RUSH, Alexander M. GLTR: Statistical Detection and Visualization of Generated Text, 2019. DOI: 10.48550/ARXIV.1906.04043. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1906.04043. Acesso em: 21 nov. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONZÁLEZ FERNÁNDEZ, Adela. Big data y corpus lingüísticos para el estudio de la densidad léxica. Skopos 9, 107-122 (2018), 2018. ISSN 2255-3703. Disponível em: http://helvia.uco.es/xmlui/handle/10396/19125. Acesso em: 21 nov. 2023.

GREGORI-SIGNES, Carmen; CLAVEL-ARROITIA, Begoña. Analysing Lexical Density and Lexical Diversity in University Students’ Written Discourse. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 198, p. 546–556, jul. 2015. ISSN 18770428. DOI: 10.1016/j.sbspro.2015.07.477. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S187704281504478X. Acesso em: 21 nov. 2023.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. Spoken and written language. Geelong: Deakin University Press, 1985. (Language education).

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. Spoken and written modes of meaning. In: HOROWITZ, Rosalind; SAMUELS, S. Jay (ed.). Comprehending oral and written language. Orlando: Academic Press, 1987. p. 55–82.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. Part A. In: HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood; HASAN, Ruqaiya (ed.). Language, context and text. 2. ed. Oxford: Oxford University Press, 1989. p. 3–49.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. Some Grammatical Problems in Scientific English. In: HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood; MARTIN, Jim Robert (ed.). Writing science: Literacy and discursive power. London, New York: Routledge, 1993. p. 76–94.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. The spoken language corpus: A foundation for grammatical theory. In: WEBSTER, Jonathan J. (ed.). Computational and quantitative studies. London; New York: Continuum, 2005. p. 157–190.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood; MATTHIESSEN, Christian Mathias Ingemar Martin. An Introduction to Functional Grammar. 4. ed. London: Edward Arnold, 2014.

JOHANSSON, Victoria. Lexical diversity and lexical density in speech and writing: a developmental perspective. Working Papers in Linguistics, v. 53, p. 61–79, 2008.

KASNECI, Enkelejda; SESSLER, Kathrin; KÜCHEMANN, Stefan; BANNERT, Maria; DEMENTIEVA, Daryna; FISCHER, Frank; GASSER, Urs; GROH, Georg; GÜNNEMANN, Stephan; HÜLLERMEIER, Eyke; KRUSCHE, Stephan; KUTYNIOK, Gitta; MICHAELI, Tilman; NERDEL, Claudia; PFEFFER, Jürgen; POQUET, Oleksandra; SAILER, Michael; SCHMIDT, Albrecht; SEIDEL, Tina; STADLER, Matthias; WELLER, Jochen; KUHN, Jochen; KASNECI, Gjergji. ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and Individual Differences, v. 103, p. 102274, abr. 2023. ISSN 10416080. DOI: 10.1016/j.lindif.2023.102274. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1041608023000195. Acesso em: 21 nov. 2023.

KEMBAREN, Farida Repelita; ASWANI, Ade Novira. Exploring Lexical Density in the New York Times. ELLITE: Journal of English Language, Literature, and Teaching, v. 7, n. 2, p. 109–119, nov. 2022. ISSN 25280066, 25274120. DOI: 10.32528/ellite.v7i2.8795. Disponível em: http://jurnal.unmuhjember.ac.id/index.php/ELLITE/article/view/8795. Acesso em: 21 nov. 2023.

KING, Michael R.; CHATGPT. A Conversation on Artificial Intelligence, Chatbots, and Plagiarism in Higher Education. Cellular and Molecular Bioengineering, v. 16, n. 1, p. 1–2, fev. 2023. ISSN 1865-5025, 1865-5033. DOI: 10.1007/s12195-022-00754-8. Disponível em: https://link.springer.com/10.1007/s12195-022-00754-8. Acesso em: 21 nov. 2023.

KONDAL, Bonala. Effects of lexical density and lexical variety in language performance and proficiency. International Journal of IT, Engineering and Applied Sciences Research (IJIEASR), v. 4, n. 10, p. 25–29, 2015.

KUMAR, Arun. Analysis of ChatGPT Tool to Assess the Potential of its Utility for Academic Writing in Biomedical Domain. Biology, Engineering, Medicine and Science Reports, v. 9, n. 1, p. 24–30, jan. 2023. ISSN 24546895. DOI: 10.5530/bems.9.1.5. Disponível em: https://www.bemsreports.org/index.php/bems/article/view/132. Acesso em: 21 nov. 2023.

LANCASTER, Thomas. Artificial intelligence, text generation tools and ChatGPT – does digital watermarking offer a solution? International Journal for Educational Integrity, v. 19, n. 1, p. 10, jun. 2023. ISSN 1833-2595. DOI: 10.1007/s40979-023-00131-6. Disponível em: https://edintegrity.biomedcentral.com/articles/10.1007/s40979-023-00131-6. Acesso em: 21 nov. 2023.

MARTINS, Mário. Densidade lexical na escrita de textos escolares. Signum: Estudos da Linguagem, v. 20, n. 1, p. 218, maio 2017. ISSN 2237-4876. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n1p218. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/25225. Acesso em: 21 nov. 2023.

MITROVIĆ, Sandra; ANDREOLETTI, Davide; AYOUB, Omran. ChatGPT or Human? Detect and Explain. Explaining Decisions of Machine Learning Model for Detecting Short ChatGPT-generated Text. arXiv:2301.13852v1 [cs.CL], 2023. DOI: 10.48550/ARXIV.2301.13852. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2301.13852. Acesso em: 21 nov. 2023.

MOOHEBAT, Mohammadreza; RAJ, Ram Gopal; KAREEM, Sameem Binti Abdul; THORLEUCHTER, Dirk. Identifying ISI-Indexed articles by their lexical usage: A text analysis approach. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 66, n. 3, p. 501–511, mar. 2015. ISSN 2330-1635, 2330-1643. DOI: 10.1002/asi.23194. Disponível em: https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.23194. Acesso em: 21 nov. 2023.

NALESSO, Giulia. El desarrollo de la competencia léxica de estudiantes italianos universitarios de ELE. Orillas: rivista d’ispanistica, n. 7, p. 381–394, 2018. ISSN 2280-4390. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7819128. Acesso em: 21 nov. 2023.

NASSERI, Maryam; THOMPSON, Paul. Lexical density and diversity in dissertation abstracts: Revisiting English L1 vs. L2 text differences. Assessing Writing, v. 47, p. 100511, jan. 2021. ISSN 10752935. DOI: 10.1016/j.asw.2020.100511. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1075293520300726. Acesso em: 21 nov. 2023.

NATION, I.S. Paul. Learning vocabulary in another language. 2. ed. [S. l.]: Cambridge University Press, 2013. PERKINS, Mike. Academic integrity considerations of AI Large Language Models in the post-pandemic era: ChatGPT and beyond. Journal of University Teaching and Learning Practice, v. 20, n. 2, fev. 2023. ISSN 14499789, 14499789. DOI: 10.53761/1.20.02.07. Disponível em: https://ro.uow.edu.au/jutlp/vol20/iss2/07/. Acesso em: 21 nov. 2023.

RAMOS, Anatália Saraiva Martins. Inteligência Artificial Generativa baseada em grandes modelos de linguagem - ferramentas de uso na pesquisa acadêmica. [S. l.], maio 2023. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.6105. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6105/version/6463. Acesso em: 21 nov. 2023.

READ, John. Assessing vocabulary. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

RIFFO, Karina Fuentes; OSUNA, Sergio Hernández; LAGOS, Pedro Salcedo. Descripción de la diversidad y densidad léxicas en noticias escritas por estudiantes de periodismo. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, n. 3, p. 499–528, set. 2019. ISSN 1984-6398. DOI: 10.1590/1984-6398201914113. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982019000300499&tlng=es. Acesso em: 21 nov. 2023.

ROSPIGLIOSI, Pericles ‘Asher’. Artificial intelligence in teaching and learning: what questions should we ask of ChatGPT? Interactive Learning Environments, v. 31, n. 1, p. 1–3, jan. 2023. ISSN 1049-4820, 1744-5191. DOI: 10.1080/10494820.2023.2180191. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10494820.2023.2180191. Acesso em: 21 nov. 2023.

SCHNUR, Erin; RUBIO, Fernando. Lexical complexity, writing proficiency and task effects in Spanish Dual Language Immersion. Language Learning & Technology, v. 25, n. 1, p. 53–72, fev. 2021. ISSN 1094-3501. Disponível em: http://hdl.handle.net/10125/73425. Acesso em: 21 nov. 2023.

URE, Jean. Lexical density and register differentiation. In: PERREN, George Ernest; TRIM, John Leslie Melville (ed.). Applications of Linguistics: selected papers of the Second International Congress of Applied Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 1971. p. 443–452.

URE, Jean; ELLIS, Jeffrey. Register in descriptive linguistics and linguistic sociology. In: URIBE-VILLEGAS, Oscar (ed.). Issues in Sociolinguistics. The Hague: Mouton, 1977. p. 197–243.

Downloads

Publicado

29-11-2023

Como Citar

DA SILVA, A. M.; ROTTAVA, L. Densidade lexical em textos gerados pelo ChatGPT: implicações da inteligência artificial para a escrita em línguas adicionais. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e47836, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.47836. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/47836. Acesso em: 27 abr. 2024.