Planejamento e elaboração de atividades didáticas para o ensino de francês em um ambiente virtual de aprendizagem

ensino de gêneros textuais e desenvolvimento de capacidades de linguagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.51248

Palabras clave:

Gêneros textuais, Capacidades de linguagem, Ambiente virtual Moodle, Francês língua estrangeira

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre o processo de elaboração de material didático para um curso online destinado ao ensino de francês como língua estrangeira por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. O curso, de natureza assíncrona, foi desenvolvido no quadro de uma formação pedagógica e linguística para estagiários de francês e teve a participação de dois alunos-estagiários bolsistas em um centro de extensão de uma universidade federal brasileira. O curso baseia-se nos pressupostos teórico-metodológicos propostos pelo Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999, 2021) e no uso de gêneros textuais para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (Dolz; Schneuwly, 1998; Schneuwly; Dolz, 2004). O material desenvolvido foi organizado de forma a desenvolver atividades na plataforma Moodle que visam tanto a sensibilizar ao aprendizado do francês por meio dos gêneros textuais quanto a contribuir para o desenvolvimento de capacidades de linguagem (Schneuwly; Dolz, 2004; Stutz; Cristovão, 2011) dos alunos, possivelmente transferíveis a outros gêneros. Os resultados, após a elaboração do curso, apontam para a eficácia do ambiente virtual Moodle para o ensino de línguas e o respectivo desenvolvimento de  atividades interacionais que possibilitam o agir em língua estrangeira, em virtude da variedade de recursos oferecidos pela plataforma, podendo atender a demandas e a estilos diversos de aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADAM, J.-M. Les textes: types et prototypes. Paris: Nathan, 1992.

BAKHTIN, Mikhail. Estetica da criaçao verbal. Sao Paulo: Martins Fontes, 2006.

BERSCH, Maria Elisabete. Moodle na escola Potencialidades e desafios. Revista Textual, 2009. Disponível em: http://www.sinpro-rs.org.br/textual/out09/Moodle.pdf. Acesso em: 10 fev. 2024.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução: A. R. Machado. São Paulo: EDUC, 1999.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, Jean-Paul. Teorias da linguagem: nova introdução crítica. Campinas: Mercado de Letras, 2021.

BRONCKART, Jean-Paul; DOLZ, Joaquim. La notion de compétence: quelle pertinence pour l’étude de l’apprentissage des actions langagières ? In: DOLZ, Joaquim; OLLAGNIER, Edmée (ed.). L’énigme de la compétence en éducation. Louvain-la-Neuve: De Boeck, 1999. p. 27–44.

CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique. Du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La pensée sauvage, 1981.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro comum europeu de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Edições Asa, 2001. Disponível em: http://area.dge.mec.pt/gramatica/Quadro_Europeu_total.pdf. Acesso em: 15 mar. 2024.

DE PIETRO, Jean-François; SCHNEUWLY, Bernard. Le modèle didactique du genre: un concept de l’ingénierie didactique. Recherches en didactiques, n. 3, p. 27, 2003. ISSN 2116-9683. Disponível em: http://archive-ouverte.unige.ch:/unige:172419. Acesso em: 22 mar. 2024.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Pour un enseignement de l´oral : initiation aux genres formels à l'´école. Paris: ESF, 1998.

DOLZ-MESTRE, Joaquim; PASQUIER, A.; BRONCKART, Jean-Paul. L’acquisition des discours: émergence d’une compétence ou apprentissage de capacités langagières diverses? Études de linguistique appliquée, n. 92, p. 23, 1993. ISSN 0071-190X. Disponível em: http://archive-ouverte.unige.ch:/unige:6147. Acesso em: 22 mar. 2024.

GERVASIO, João Roberto Ricalde. Investigação da customização da plataforma AVA “Moodle” para uso no ensino de línguas a distância. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Santa Maria.

GRAÇA, L. A.; GONÇALVES, M.; LOUSADA, E. G. (ed.). Da didática de língua(s) ao seu ensino: Estudos de homenagem ao professor doutor Joaquim Dolz. [S. l.]: Pontes Editores, 2023.

LIMA, Gean Flavio De Araujo; MERINO, Eugenio Andrés Diaz; TRISKA, Ricardo. https://proceedings.science/isa-2017/trabalhos/metodos-mais-usados-para-avaliacoes-de-ambientes-virtuais-de-aprendizagem-avas. HFD, v. 7, n. 13, p. 132–147, jul. 2018.

MAYRINK, Mônica Ferreira; ALBUQUERQUE-COSTA, Heloísa. Ensino presencial e virtual em sintonia na formação em línguas estrangeiras. The ESPecialist, v. 38, n. 1, jul. 2017. ISSN 2318-7115. DOI: 10.23925/2318-7115.2017v38i1a10. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/32218. Acesso em: 22 mar. 2024.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

STUTZ, Lidia; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. A Construção de uma Sequência Didática na Formação Docente Inicial de Língua Inglesa. SIGNUM: Estud. Ling., v. 14, n. 1, p. 569–589, jun. 2011.

THOMAZ, Alessander Pery Lopes. Princípios fundamentais do Moodle: Reflexões entre teorias e práticas. 2022. Dissertação (Mestrado Acadêmico) – Universidade Federal de Ouro Preto. Departamento de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Ouro Preto.

TOCAIA, Luciano Magnoni. Leitura e produção textual na universidade. Teoria e prática. São Paulo: Editora Mackenzie, 2019.

TOCAIA, Luciano Magnoni. Letramento acadêmico: o francês como vetor de conexão entre saberes na universidade. In: PHILIPPOV, R.; HANNA, V. (ed.). Saberes em conexão na universidade: língua, literatura e cultura. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2022.

VALENTE, José. Educação a distância: criando abordagens educacionais que possibilitam a construção de conhecimento. In: ARANTES, Valéria Amorin (ed.). Educação a distâncias: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus Editorial, 2011. p. 13–44.

VYGOTSKI, Lev. Pensée et Langage. Paris: La Dispute, 1997.

Publicado

22-04-2024

Cómo citar

TOCAIA, L. M. Planejamento e elaboração de atividades didáticas para o ensino de francês em um ambiente virtual de aprendizagem: ensino de gêneros textuais e desenvolvimento de capacidades de linguagem. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 17, p. e51248, 2024. DOI: 10.1590/1983-3652.2024.51248. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/51248. Acesso em: 21 nov. 2024.