Planejamento e elaboração de atividades didáticas para o ensino de francês em um ambiente virtual de aprendizagem
ensino de gêneros textuais e desenvolvimento de capacidades de linguagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.51248Palabras clave:
Gêneros textuais, Capacidades de linguagem, Ambiente virtual Moodle, Francês língua estrangeiraResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre o processo de elaboração de material didático para um curso online destinado ao ensino de francês como língua estrangeira por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. O curso, de natureza assíncrona, foi desenvolvido no quadro de uma formação pedagógica e linguística para estagiários de francês e teve a participação de dois alunos-estagiários bolsistas em um centro de extensão de uma universidade federal brasileira. O curso baseia-se nos pressupostos teórico-metodológicos propostos pelo Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1999, 2021) e no uso de gêneros textuais para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (Dolz; Schneuwly, 1998; Schneuwly; Dolz, 2004). O material desenvolvido foi organizado de forma a desenvolver atividades na plataforma Moodle que visam tanto a sensibilizar ao aprendizado do francês por meio dos gêneros textuais quanto a contribuir para o desenvolvimento de capacidades de linguagem (Schneuwly; Dolz, 2004; Stutz; Cristovão, 2011) dos alunos, possivelmente transferíveis a outros gêneros. Os resultados, após a elaboração do curso, apontam para a eficácia do ambiente virtual Moodle para o ensino de línguas e o respectivo desenvolvimento de atividades interacionais que possibilitam o agir em língua estrangeira, em virtude da variedade de recursos oferecidos pela plataforma, podendo atender a demandas e a estilos diversos de aprendizagem.
Descargas
Citas
ADAM, J.-M. Les textes: types et prototypes. Paris: Nathan, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Estetica da criaçao verbal. Sao Paulo: Martins Fontes, 2006.
BERSCH, Maria Elisabete. Moodle na escola Potencialidades e desafios. Revista Textual, 2009. Disponível em: http://www.sinpro-rs.org.br/textual/out09/Moodle.pdf. Acesso em: 10 fev. 2024.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução: A. R. Machado. São Paulo: EDUC, 1999.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.
BRONCKART, Jean-Paul. Teorias da linguagem: nova introdução crítica. Campinas: Mercado de Letras, 2021.
BRONCKART, Jean-Paul; DOLZ, Joaquim. La notion de compétence: quelle pertinence pour l’étude de l’apprentissage des actions langagières ? In: DOLZ, Joaquim; OLLAGNIER, Edmée (ed.). L’énigme de la compétence en éducation. Louvain-la-Neuve: De Boeck, 1999. p. 27–44.
CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique. Du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La pensée sauvage, 1981.
CONSELHO DA EUROPA. Quadro comum europeu de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Edições Asa, 2001. Disponível em: http://area.dge.mec.pt/gramatica/Quadro_Europeu_total.pdf. Acesso em: 15 mar. 2024.
DE PIETRO, Jean-François; SCHNEUWLY, Bernard. Le modèle didactique du genre: un concept de l’ingénierie didactique. Recherches en didactiques, n. 3, p. 27, 2003. ISSN 2116-9683. Disponível em: http://archive-ouverte.unige.ch:/unige:172419. Acesso em: 22 mar. 2024.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Pour un enseignement de l´oral : initiation aux genres formels à l'´école. Paris: ESF, 1998.
DOLZ-MESTRE, Joaquim; PASQUIER, A.; BRONCKART, Jean-Paul. L’acquisition des discours: émergence d’une compétence ou apprentissage de capacités langagières diverses? Études de linguistique appliquée, n. 92, p. 23, 1993. ISSN 0071-190X. Disponível em: http://archive-ouverte.unige.ch:/unige:6147. Acesso em: 22 mar. 2024.
GERVASIO, João Roberto Ricalde. Investigação da customização da plataforma AVA “Moodle” para uso no ensino de línguas a distância. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal de Santa Maria. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Santa Maria.
GRAÇA, L. A.; GONÇALVES, M.; LOUSADA, E. G. (ed.). Da didática de língua(s) ao seu ensino: Estudos de homenagem ao professor doutor Joaquim Dolz. [S. l.]: Pontes Editores, 2023.
LIMA, Gean Flavio De Araujo; MERINO, Eugenio Andrés Diaz; TRISKA, Ricardo. https://proceedings.science/isa-2017/trabalhos/metodos-mais-usados-para-avaliacoes-de-ambientes-virtuais-de-aprendizagem-avas. HFD, v. 7, n. 13, p. 132–147, jul. 2018.
MAYRINK, Mônica Ferreira; ALBUQUERQUE-COSTA, Heloísa. Ensino presencial e virtual em sintonia na formação em línguas estrangeiras. The ESPecialist, v. 38, n. 1, jul. 2017. ISSN 2318-7115. DOI: 10.23925/2318-7115.2017v38i1a10. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/32218. Acesso em: 22 mar. 2024.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
STUTZ, Lidia; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. A Construção de uma Sequência Didática na Formação Docente Inicial de Língua Inglesa. SIGNUM: Estud. Ling., v. 14, n. 1, p. 569–589, jun. 2011.
THOMAZ, Alessander Pery Lopes. Princípios fundamentais do Moodle: Reflexões entre teorias e práticas. 2022. Dissertação (Mestrado Acadêmico) – Universidade Federal de Ouro Preto. Departamento de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Ouro Preto.
TOCAIA, Luciano Magnoni. Leitura e produção textual na universidade. Teoria e prática. São Paulo: Editora Mackenzie, 2019.
TOCAIA, Luciano Magnoni. Letramento acadêmico: o francês como vetor de conexão entre saberes na universidade. In: PHILIPPOV, R.; HANNA, V. (ed.). Saberes em conexão na universidade: língua, literatura e cultura. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2022.
VALENTE, José. Educação a distância: criando abordagens educacionais que possibilitam a construção de conhecimento. In: ARANTES, Valéria Amorin (ed.). Educação a distâncias: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus Editorial, 2011. p. 13–44.
VYGOTSKI, Lev. Pensée et Langage. Paris: La Dispute, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Luciano Magnoni Tocaia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este es un artículo de acceso abierto que permite su uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente el artículo original.