Editorial
DOI :
https://doi.org/10.17851/1983-3652.5.1.1-1Mots-clés :
bullying, cyberbullying, semiótica, webmining, psicanáliseRésumé
O bullying costuma ganhar muito destaque como problema social quando chega aos jornais com suas ocorrências de violência extrema, mas é um problema frequenteque afeta não só alunos de todos os níveis escolares, mas também professores e outras vítimas fora desse contexto. Diante de um evento de tal dimensão na sociedade, é natural que o grande sucesso de redes sociais online traga para a internet esse problema – ou a internet para esse problema.
Este é o primeiro número temático da Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia e foi projetado para congregar diferentes estudos de casos de bullying e sobre o próprio conceito, com especial foco para a relação entre bullying e sua ocorrência na web, denominada usualmente cyberbullying. Em seis dos oito artigos desse número, a abordagem teórica e metodológica escolhida foi a Semiótica Francesa ou Greimasiana, que tem como objetivo principal a descrição e exame do sentido, e de seus efeitos, por análises textuais e discursivas.
Abrindo a edição, A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO SEMIÓTICA DO SENTIDO DO BULLYING E DO CYBERBULLYING, de Ana Matte, discute a relação entre bullying e cyberbullying a partir de uma proposta de análise semiótica da construção dos sujeitos e da relação cognitiva entre eles.
Dois artigos têm como objeto o episódio Casey Heynes, um caso de bullying em ambiente escolar da Austrália, amplamente divulgado na internet. O artigo CASEY HEYNES: ESTUDO SEMIÓTICO DE UM CASO DE BULLYING REGISTRADO EM VÍDEO, de autoria de Isabel Coimbra, Daniervelin Pereira e Paulo Serrano, privilegiou a análise semiótica com foco no nível narrativo e em como a sequência de eventos produz um percurso passional complexo. Em CASO CASEY HEYNES: UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA DO TRATAMENTO DADO AO BULLYING NA ATUALIDADE, os autores, Carlos de Castro, Ester da Silva, Elisângela Helal e Ghisene Gonçalves, partem de uma reportagem da Revista Nova Escola a respeito do conflito, para investigar os processos de construção de valores como a violência na sociedade e o papel da escola em casos semelhantes, também sob o ponto de vista da Semiótica Francesa.
O artigo BULLYING E SEMIÓTICA: UM ESTUDO DOS ESTADOS DE ALMA DOS SUJEITOS, de Marisa Aderaldo, trabalha semioticamente o bullying num caso específico que envolve um portador de deficiência visual, e procura descrever os padrões passionais que envolvem a relação dos sujeitos com o poder em tal situação.
As autoras de UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA TEMÁTICA BULLYING EM TEXTO DIVULGADO EM REDE SOCIAL, Agleice Gama, Francine dos Santos e Ranielli Azevedo, analisam, pelo viés da semiótica narrativa greimasiana, um artigo publicado no Facebook com o objetivo de motivar os participantes dessa rede social a se posicionarem sobre o tema; a análise inclui as respostas publicadas e questiona a onipotência presumida do agressor, com base na teoria proposta.
Ainda na mesma linha teórica, Rafael Andrade, em A POLÊMICA SOBRE O BLOG “O MUNDO PRECISA DE POESIA”: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA, analisa duas notícias sobre um caso de paródia envolvendo um projeto da intérprete Maria Bethânia, cujas caraterísticas remetem a um quadro compatível com o que se classifica como bullying.
O ESTUDO DA OCORRÊNCIA DE CYBERBULLYING CONTRA PROFESSORES NA
REDE SOCIAL TWITTER POR MEIO DE UM ALGORITMO DE CLASSIFICAÇÃO
BAYESIANO, de Rafael Almeida, focaliza a agressão contra professores num estudo de webssemântica envolvendo técnicas computacionais e traz resultados a partir dessa mineração realizada durante uma semana na rede social Twitter.
Pelo viés da psicanálise e da sociologia, A COISIFICAÇÃO DO “EU” E A PERSONIFICAÇÃO DA “COISA” NAS REDES SOCIAIS: VERDADES E MENTIRAS NA FORMAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE IDENTIDADES, de Jefferson Azevedo, Carlos Souza e Rosalee Istoe, focalizam a formação de identidades em Redes Sociais online.
Longe de querer dar a palavra final sobre o tema, a Revista Texto Livre convida todos para a leitura e reflexão que o cyberbullying, por sua vasta existência espacial e temporal, requer de cada um de nós.
Agradecemos aos autores e editores pela fundamental colaboração e desejamos a todos uma ótima leitura.
Ana Cristina Fricke Matte e Daniervelin Renata Marques Pereira
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Il s'agit d'un article en libre accès qui permet une utilisation, une distribution et une reproduction sans restriction sur n'importe quel support tant que l'article original est correctement cité.