EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL

CONTRADIÇÕES DO COMPLEXO EDUCATIVO NA SOCIEDADE DE CLASSES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.40622

Palabras clave:

Educação, Sociedade de Classes, Crise Estrutural

Resumen

As reflexões realizadas no presente trabalho têm como fundamentação a filosofia marxista. Com base nos construtos teóricos e metodológicos ancorados no materialismo histórico dialético tecemos considerações acerca da educação imersa na sociedade capitalista, no intuito de refletir sobre o papel histórico do complexo educativo dentro da sociedade de classes, bem como as contradições que permeiam a educação. O movimento dialético realizado neste trabalho se inicia com um esforço intelectual para compreender o fenômeno educacional em suas múltiplas dimensões, de modo que para tal feito, o método histórico dialético marxista foi utilizado para entender as problemáticas estruturais que cercam o complexo educacional. A concepção marxista de que só é possível compreender o fenômeno a partir da gênese resulta em breves apontamentos sobre a origem das contradições históricas da educação e sobre a crise estrutural como reflexo da decadência do capitalismo como modelo social. O debate e diálogo com obras marxianas e lukacsianas, bem como com importantes intérpretes marxistas permitem realizar reflexões sobre as possibilidades de articulação no campo da educação e em relação a potencialidade do complexo educacional diante dos entraves do capitalismo. A luta por uma educação crítica, que de fato consiga concretizar e levar para a classe trabalhadora a arte, a cultura e o conhecimento científico para a construção de um projeto de sociedade que ultrapasse os limites impostos pela sociedade capitalista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Layslândia de Souza Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestra em Educação e Ensino pelo Programa de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE - 2021). Professora Efetiva da Rede Pública de Educação Básica do município de Quixadá, no estado do Ceará

Maria Escolástica de Moura Santos , Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará - UFC (2017); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2010) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2004). É Professora Adjunta II da Universidade Federal do Piauí, Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE, área de Fundamentos Históricos e Culturais da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED/UFPI, linha Formação Humana e Processos Educativos

Lailton de Souza Santos , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGE/UFRN). Mestre em Educação e Ensino pelo Programa de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino da Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE - 2021). Coordenador Pedagógico da Rede Pública de Educação Básica do município de Ocara, no estado do Ceará. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2018)

Citas

AMORIM, Maria Gorete Rodrigues de. Educação para o Trabalho no Capitalismo: o ProJovem como negação da formação humana. - São Paulo: Instituto Lukács, 2018.

CARVALHO, E. A produção dialética do conhecimento. Maceió: Coletivo veredas, 2017.

ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

LIMA, Marteana Ferreira de; JIMENEZ, Susana Vasconcelos. O complexo da educação em lukács: uma análise à luz das categorias trabalho e reprodução social. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 02, p. 73-94, 2011.

LUKÁCS, Georg. Para uma ontologia do ser social II. Traduzido por Sérgio Lessa e revisado por Mariana Andrade. Maceió: Coletivo Veredas, 2018. 1457 p.

MACENO, Talvanes Eugenio. Educação e reprodução social: a perspectiva da crítica marxista. São Paulo: Instituto Lukács, 2017.

MARX, Karl; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007a.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2006.

MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. O Capital. São Paulo: Abril, Cultural, 1983. v.I.

MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo do século XXI / Tradução Ana Cotrim, Vera Cotrim. – São Paulo: Boitempo, 2007.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Boitempo, 2011a.

MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. Tradução de Francisco Raul Cortejo et al. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2011b.

NASCIMENTO, João Bosco Brito do. A violência na sociedade e na educação em Marx e Engels. 2019. 262 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (2019).

NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SANTOS, Deribaldo. Educação e precarização profissionalizante: crítica à integração da escola com o mercado. São Paulo: Instituto Lukács, 2017.

TASSIGNY Mônica Mota. Ética e ontologia em Lukács e o complexo social da educação. Revista Brasileira de Educação – n. 25 (2004)

TONET, Ivo. Educação, Cidadania e Emancipação Humana. Ijuí: Editora Unijuí, 2005.

TONET, Ivo. Sobre o socialismo. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

TONET, Ivo. Atividades Educativas Emancipadoras. Rev. Práxis Educativa, v. 9, n. 1, 2014.

Publicado

2023-01-24

Cómo citar

SANTOS, L. de S.; SANTOS , M. E. de M. .; SANTOS , L. de S. . EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL: CONTRADIÇÕES DO COMPLEXO EDUCATIVO NA SOCIEDADE DE CLASSES. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 130–145, 2023. DOI: 10.35699/2238-037X.2022.40622. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/40622. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos similares

> >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.