FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2023.46325Palabras clave:
Trabalho, Educação, NeoliberalismoResumen
A relação trabalho e educação surgiu nos primórdios da humanidade e as interferências de um fator sobre o outro constituem um vínculo de identidade que os tornaram inseparáveis. No entanto, essa relação evoluiu temporalmente e diversos fatores passaram a influenciá-la e outros aspectos a serem influenciados. O objetivo do presente artigo foi identificar os fundamentos epistemológicos da relação trabalho e educação e compreender os avanços das políticas neoliberais no campo educacional. O estudo fundamentado no campo das ciências humanas e sociais, utilizou o levantamento bibliográfico que possibilitou aprofundar o campo de pesquisa acerca da relação trabalho e educação, tendo como principais autores Mariano Fernandez Enguita e Dermeval Saviani, além de autores que discutem tal relação no contexto neoconservador, como Gaudêncio Frigotto, Pablo Gentili, Laura Tavares Soares e Martin Carnoy. Concluiu-se que o capitalismo ressignificou de maneira efetiva a relação trabalho e educação, tornando a sociedade mais desigual e miserável. A educação nos moldes neoliberais contrapõe-se a uma formação intelectual, humana, prática e cidadã, sendo este um dos principais desafios enfrentados na atualidade. Em suma, tais políticas acentuam as características de um sistema de educação dual e precarizam ainda mais o ensino, o trabalho docente e os estabelecimentos escolares.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Trabalho & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.