QUALIDADE E DEMOCRACIA NO ENSINO SUPERIOR

RELATO E FUNDAMENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9862

Palabras clave:

Qualidade da educação, Administração escolar, Avaliação, Ensino Superior

Resumen

Este trabalho traz uma reflexão sobre efeitos do desenvolvimento do paradigma da qualidade na configuração dos modos de se pensar a administração e a avaliação no campo educativo. Multiplicam-se os gabinetes de controlo da qualidade e da melhoria contínua, os quais, mais do que promover a qualidade dos processos se ocupam da melhoria dos indicadores burocráticos de “qualidade” que eles próprios construíram com régua e esquadro. Essas reflexões são também a partir da experiência do autor como Diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto Ensino Superior em Portugal. Junto a isso, discute-se sobre o exercício das funções de direção procurando realçar a possibilidade de desenvolver dinâmicas tendencialmente alternativas às lógicas dominantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Alberto Correia, Universidade do Porto (UP)

Doutor em Ciências da Educação pela Université de Bordeaux II, mestre em Ciências da Educação – Université de Bordeaux II e licenciado em Engenharia Electrotécnica – FEUP. Professor catedrático do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Citas

CORREIA, José Alberto. Paradigmas e cognições no campo da administração educacional: das políticas de avaliação à avaliação como política. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, p. 456-466, Dec. 2010.

MIT. The Third Revolution. The Convergence of the Life Sciences, Physical Sciences, and Engineering. Washington: Massachusetts Institute of Technology, 2011.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 11 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.

SERRES, Michel. Polegarzinha (Tradução de Jorge Bastos). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Publicado

2019-02-21

Cómo citar

CORREIA, J. A. QUALIDADE E DEMOCRACIA NO ENSINO SUPERIOR : RELATO E FUNDAMENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 251–265, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9862. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9862. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.