O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

  • Adair Aguiar Neitzel Universidade do Vale do Itajaí
  • Fabiana Henrique Secretaria de Educação de Itajaí/SC
  • Carla Carvalho Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Palavras-chave:

Livro Didático. Leitura. Formação de leitores.

Resumo

 O objetivo desta pesquisa é investigar como o livro didático aborda o texto literário para identificar a concepção de literatura que permeia as atividades organizadas no livro e os gêneros textuais que são mais privilegiados. Este artigo apresenta a análise de cinco livros indicados pelo PNLD/2010 para as primeiras séries do Ensino Fundamental, alunos de seis anos. Adotaram-se como procedimentos metodológicos: a) construção de um roteiro de análise que especificasse os aspectos físicos e organizacionais dos livros; b) adaptação da tabela construída por Kaufman e Rodríguez (1995) para identificar os gêneros textuais selecionados pelos livros didáticos. Dos cinco livros analisados, dois deles mantêm uma preocupação explícita com a formação de leitores, respeitando a função estética do texto literário, adotando como concepção a literatura fruitiva; três dos livros analisados afastam-se dessa concepção e exploram o texto literário como pretexto para ensino da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adair Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí

Professora Doutora em Literatura Brasileira pela UFSC. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação da UNIVALI. Desenvolve pesquisas sobre Sociologia da leitura,

Fabiana Henrique, Secretaria de Educação de Itajaí/SC

Mestre em Educação pela UNIVALI, graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí, especialista em Gestão Escolar pela FATEC. Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Tem como objeto de pesquisas o uso do texto literário no contexto escolar, formação estética e leitura fruitiva.  Professora efetiva da rede municipal de ensino de Itajaí. Atualmente é Diretora Geral de uma unidade de ensino em Itajaí.

Carla Carvalho, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. É professora na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação. Atua como coordenadora de área de Artes Visuais e Música no PIBID/CAPES/UNIVALI. Desenvolve pesquisas sobre Educação Estética.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Neitzel, A. A., Henrique, F., & Carvalho, C. (2023). O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE LEITORES. Educação Em Revista, 31(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21199

Edição

Seção

Artigos