O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

  • Adair Aguiar Neitzel Universidade do Vale do Itajaí
  • Fabiana Henrique Secretaria de Educação de Itajaí/SC
  • Carla Carvalho Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Palavras-chave:

Livro Didático. Leitura. Formação de leitores.

Resumo

 O objetivo desta pesquisa é investigar como o livro didático aborda o texto literário para identificar a concepção de literatura que permeia as atividades organizadas no livro e os gêneros textuais que são mais privilegiados. Este artigo apresenta a análise de cinco livros indicados pelo PNLD/2010 para as primeiras séries do Ensino Fundamental, alunos de seis anos. Adotaram-se como procedimentos metodológicos: a) construção de um roteiro de análise que especificasse os aspectos físicos e organizacionais dos livros; b) adaptação da tabela construída por Kaufman e Rodríguez (1995) para identificar os gêneros textuais selecionados pelos livros didáticos. Dos cinco livros analisados, dois deles mantêm uma preocupação explícita com a formação de leitores, respeitando a função estética do texto literário, adotando como concepção a literatura fruitiva; três dos livros analisados afastam-se dessa concepção e exploram o texto literário como pretexto para ensino da língua.

Biografia do Autor

  • Adair Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí
    Professora Doutora em Literatura Brasileira pela UFSC. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação da UNIVALI. Desenvolve pesquisas sobre Sociologia da leitura,
  • Fabiana Henrique, Secretaria de Educação de Itajaí/SC
    Mestre em Educação pela UNIVALI, graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí, especialista em Gestão Escolar pela FATEC. Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Tem como objeto de pesquisas o uso do texto literário no contexto escolar, formação estética e leitura fruitiva.  Professora efetiva da rede municipal de ensino de Itajaí. Atualmente é Diretora Geral de uma unidade de ensino em Itajaí.
  • Carla Carvalho, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. É professora na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação. Atua como coordenadora de área de Artes Visuais e Música no PIBID/CAPES/UNIVALI. Desenvolve pesquisas sobre Educação Estética.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE LEITORES. (2023). Educação Em Revista , 31(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21199

Artigos Semelhantes

1-10 de 1266

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.