ARCO DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA PLANEJAMENTO EDUCATIVO EM SAÚDE NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Ensino de enfermagem, Planejamento em saúde, Educação em saúde.Resumo
O estudo objetivou desvelar a percepção de acadêmicos de enfermagem frente à utilização do Arco da Problematização no ensino de planejamento educativo em saúde. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 15 estudantes de graduação em enfermagem, desenvolvido em universidade pública da região Norte do Brasil no ano de 2019. A disciplina pesquisada faz parte do segundo ano do curso de enfermagem e tem como foco o desenvolvimento de educação em saúde. A coleta de dados foi por meio de entrevista semiestruturada com roteiro de questões norteadoras. Estas foram agendadas e realizadas no período de abril a maio de 2019. Para análise dos dados utilizou-se a técnica das comparações constantes da Teoria Fundamentada nos Dados separando, conceituando e interligando os dados entre si por meio das codificações aberta e axial. Esse processo foi desenvolvido com o auxílio da versão trial do programa Atlas TI®. O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Emergiram da análise três categorias: Compreensão sobre Metodologia Ativa e o Arco de Maguerez; Planejamento Educativo em Saúde: conhecimento e experiência; e Arco de Maguerez no ensino de planejamento educativo em saúde. Os estudantes compreendem e percebem o Arco de Maguerez como estratégia elegível ao planejamento educativo em saúde, pois admitem relação entre as ferramentas e consideram que o arco propõe relações democráticas de ensino-aprendizagem, valoriza conhecimentos prévios e dialoga com a realidade do público-alvo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.