ARCO DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA PLANEJAMENTO EDUCATIVO EM SAÚDE NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores

Palavras-chave:

Ensino de enfermagem, Planejamento em saúde, Educação em saúde.

Resumo

O estudo objetivou desvelar a percepção de acadêmicos de enfermagem frente à utilização do Arco da Problematização no ensino de planejamento educativo em saúde. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 15 estudantes de graduação em enfermagem, desenvolvido em universidade pública da região Norte do Brasil no ano de 2019. A disciplina pesquisada faz parte do segundo ano do curso de enfermagem e tem como foco o desenvolvimento de educação em saúde. A coleta de dados foi por meio de entrevista semiestruturada com roteiro de questões norteadoras. Estas foram agendadas e realizadas no período de abril a maio de 2019. Para análise dos dados utilizou-se a técnica das comparações constantes da Teoria Fundamentada nos Dados separando, conceituando e interligando os dados entre si por meio das codificações aberta e axial. Esse processo foi desenvolvido com o auxílio da versão trial do programa Atlas TI®. O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Emergiram da análise três categorias: Compreensão sobre Metodologia Ativa e o Arco de Maguerez; Planejamento Educativo em Saúde: conhecimento e experiência; e Arco de Maguerez no ensino de planejamento educativo em saúde. Os estudantes compreendem e percebem o Arco de Maguerez como estratégia elegível ao planejamento educativo em saúde, pois admitem relação entre as ferramentas e consideram que o arco propõe relações democráticas de ensino-aprendizagem, valoriza conhecimentos prévios e dialoga com a realidade do público-alvo.

Biografia do Autor

  • Geyse Aline Rodrigues Dias, Universidade Federal do Pará

    Enfermeira. Mestre. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará.

  • Márcia Maria Bragança Lopes, Universidade Federal do Pará

    Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela UFSC.

Publicado

2022-07-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ARCO DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA PLANEJAMENTO EDUCATIVO EM SAÚDE NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. (2022). Educação Em Revista , 38. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25306

Artigos Semelhantes

1-10 de 1402

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.