SUSTENTABILIDADE COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA PARA A TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Palavras-chave:
Currículo integrado, Formação continuada de professores, Paradigma da complexidade, Metodologias de ensinoResumo
A ideia deste artigo surgiu de inquietações sobre a trajetória e o potencial da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil em um momento crucial da história da humanidade, a Idade da Complexidade, em que ocorrem rápidas transformações no modo produtivo e com profundas implicações ambientais. Estudos mostram que daqui algumas décadas o indivíduo não terá uma única profissão, serão constantes a criação e o desaparecimento de ofícios. Por esse motivo, há previsões de que até 2050 deva surgir uma nova classe de pessoas: os “inempregáveis”. E, obviamente, os problemas sociais e econômicos provocam problemas ambientais, que é o cerne da sustentabilidade. Com vistas a esse novo cenário, desde o ano 2000, há esforços mundiais para atingimento de metas de desenvolvimento sustentável, inicialmente com oito Objetivos do Milênio (ODM) e, posteriormente, com dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sob esse contexto, o objetivo deste trabalho foi defender as práticas de sustentabilidade como um possível caminho para o alcance da transdisciplinaridade na EPT. Para tanto, foram visitados e discutidos os conceitos e as peculiaridades da EPT, da transdisciplinaridade e da sustentabilidade. Em um momento acelerado de transformações motivadas pela pandemia de COVID-19, é urgente que o projeto da EPT se modifique para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas e de relações econômicas, sociais, políticas e culturais. Devemos aproveitar esse momento ímpar na história da humanidade para uma reforma íntima nos conteúdos e nas metodologias da EPT.
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