PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO E COMPORTAMENTO DE DEFERÊNCIA EM MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • ANDERSON DE CARVALHO PEREIRA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Palavras-chave:

livro didático, material didático, EJA, discurso, identidade

Resumo

Vários materiais didáticos utilizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) trazem
orientações fundamentadas em comportamentos de deferência que indicam: modos de se portar em um
debate, lições sobre honestidade e modos de respeitar o outro. Nesta pesquisa, mostramos de que
modo alguns indícios, algumas dessas marcas diretivas de orientação propostas por esses materiais,
estabelecem processos de identificação a discursos que circulam em meio ao universo desta modalidade
de ensino. Para isto, foram analisados nove livros utilizados na EJA, conforme o paradigma indiciário,
o conceito de comportamento de deferência e alguns aportes da vertente franco-brasileira de Análise de
Discurso. Mostramos que estes processos de identificação se estabelecem a partir de recortes dos
sentidos do cotidiano em um lugar do imaginário que alimenta uma evidência de posição do sujeito-EJA.

Publicado

2021-12-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO E COMPORTAMENTO DE DEFERÊNCIA EM MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (2021). Educação Em Revista , 37(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37434

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