DADOS DIRIGINDO A VIDA FORA DE SEQUÊNCIA: DERIVAS ENTRE ESTUDOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
dados, ciência e tecnologia, bioinformáticaResumo
Este artigo explora derivas entre os estudos da ciência e da tecnologia e a pesquisa em
educação, e é pautado pela obra de Steven (2013), na qual o autor traça um passeio etnográfico e histórico
sobre laboratórios de bioinformática. O artigo foi concebido a partir de uma conversa entre autores que,
oriundos de distintos países, foram instados a comentar ilações epistemológicas e ontológicas das
transformações tecnológicas das ciências da vida para a pesquisa em educação. Na materialidade da
escrita, o ensaio percorre lacunas do processo de sequenciamento genético e da produção
tecnologicamente mediada de dados como disparadores para preparar pedagogicamente a nós mesmos e
aos outros para uma vida que já estamos vivendo. O argumento é de que cabe à pesquisa em educação
explorar práticas científicas de uma forma imaginativamente mobilizadora para que se possam mudar as
questões que fazemos sobre vida, conhecimento e política em um ambiente mais que “humano”.
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