Rumo a uma nova gestão educativa
Palavras-chave:
Gestão educativaResumo
O texto que se apresenta a seguir é a condensação da exposição feita pelo autor na mesa redonda da IV Reunião de Ministros da Educação da América Latiana e do Caribe - PROMEDALAC IV- ocasião em que foram avaliadasas conquistas e as dificuldades do Projeto Prinicpal de Educação da UNESCO para a América Latina e o Caribe, instrumento de mobilização da região para solucionar as graves questões do analfabetismo e da educação básica até o ano 2000. Em sua intervenção, Walter Garcia menciona que as questões estruturais econômicas e políticas basicamente, afetam o desempemho do sistema educativo em seu conjunto e os reflexos disso ainda persistirão e poderão até se agravar nos próximos anos. Nesse contexto, a gestão educativa ainda está operando com os instrumentos do passado, dominada pela perplexidade e assistindo à emergência de novos atores no processo educativo, ao surgimento de novos mecanismos de financiamento, etc. A busca de novos patamares, que expressem a realidade da crise na qual América Latina está imersa e o Brasil de maneira muito especial, porque proporcionade quadros capacitados para operarem num marco de incertezas e dificuldades em contínuo agravamento e tendo como fundamento básico e educaç´ão como direito inalienável da cidadania.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.