Aula de português: discurso, conhecimento e escola

Authors

  • Antonio Augusto Gomes Batista

Keywords:

Português, Conhecimento, Escola

Abstract

O trabalho teve por objeto o estudo das relações entre os conhe- cimentos que se transmitem na aula de Português e a atividade mesma de tramissão, compreendida como uma atividade discursiva. Para o estudo desse objeto, malizou-se um estudo exploratório, de caráter naturalístico: selecionou- se uma turma de 5°- série, de escola pública que atende às camadas populares, e procurou-se, com base nesse campo de estudo, descrever e analisar o discurso produzido na interação entre professor e alunos. Em sua maior parte, os instrumentos utilizados na análise dos dados foram extraídos do campo de estudos que abordam a linguagem em funcionamento. Eles permitiram mostrar que a atividade discursiva na aula de Português realiza um efeito de discurso através de três mecanismos — síntese, repetição e apropriação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-05-29

How to Cite

Batista, A. A. G. (2023). Aula de português: discurso, conhecimento e escola. Educação Em Revista, 7(13). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43993

Issue

Section

Dissertações e teses

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.