Aula de português: discurso, conhecimento e escola

Autores/as

  • Antonio Augusto Gomes Batista

Palabras clave:

Português, Conhecimento, Escola

Resumen

O trabalho teve por objeto o estudo das relações entre os conhe- cimentos que se transmitem na aula de Português e a atividade mesma de tramissão, compreendida como uma atividade discursiva. Para o estudo desse objeto, malizou-se um estudo exploratório, de caráter naturalístico: selecionou- se uma turma de 5°- série, de escola pública que atende às camadas populares, e procurou-se, com base nesse campo de estudo, descrever e analisar o discurso produzido na interação entre professor e alunos. Em sua maior parte, os instrumentos utilizados na análise dos dados foram extraídos do campo de estudos que abordam a linguagem em funcionamento. Eles permitiram mostrar que a atividade discursiva na aula de Português realiza um efeito de discurso através de três mecanismos — síntese, repetição e apropriação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Batista, A. A. G. (2023). Aula de português: discurso, conhecimento e escola. Educação Em Revista, 7(13). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43993

Número

Sección

Dissertações e teses

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.