Entre modos de ver e modos de ler, o dizer

Autores/as

  • Celia Abicalil Belmiro Universidade Federal De Minas Gerais

Palabras clave:

literatura infantil, o icônico, o verbal.

Resumen

Este texto é parte dos resultados de pesquisa de doutorado concluída sobre as múltiplas possibilidades de interação entre imagens e textos verbais em materiais que circulam na escola. Propõe compreender como se confrontam a natureza icônica e verbal que permeiam as duas linguagens, a visual e a verbal, com a finalidade de pensar os sentidos da leitura literária para crianças e refletir sobre formação de professores. A escrita é vista como uma estrutura mista, apoiada em dois registros, verbal e gráfico, e a imagem, entendida como um conjunto de figura e suporte. As abordagens sobre a relação entre o icônico e o verbal apoiam-se em estudos sobre literatura e artes plásticas dando margem a constituição de dois grandes eixos de análise: o paradoxo e o paralelo. O livro de literatura infantil oferece exemplos para a presente discussão, pois se comporta de forma dinâmica e maleável frente às diferentes mídias. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Celia Abicalil Belmiro, Universidade Federal De Minas Gerais

DMTE/FaE/UFMG

linguagens

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Belmiro, C. A. (2023). Entre modos de ver e modos de ler, o dizer. Educação Em Revista, 28(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21039

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.