A História a Ser Ensinada em São Paulo

Autores/as

  • Antonio Simplicio de Almeida Neto Universidade Federal da São Paulo
  • Helenice Ciampi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Palabras clave:

proposta curricular, ensino de história, disciplina escolar, cultura escolar

Resumen

Este artigo discute a Proposta Curricular São Paulo Faz Escola, implantada nas escolas públicas do estado de São Paulo em 2008 e em vigor até o momento. Tal proposta unifica e prescreve conteúdos e procedimentos das diferentes disciplinas escolares através de materiais didáticos para os professores, gestores e alunos, além de vídeos de formação continuada. Destacamos, particularmente, a disciplina escolar História, que é abordada de forma linear, evolutiva e eurocêntrica, bem como os chamados grandes personagens e acontecimentos, desconsiderando os debates e iniciativas que vêm ocorrendo nesse campo curricular e historiográfico desde, pelo menos, os anos 1980.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Simplicio de Almeida Neto, Universidade Federal da São Paulo

Docente da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História - UNIFESP.

Helenice Ciampi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Almeida Neto, A. S. de, & Ciampi, H. (2023). A História a Ser Ensinada em São Paulo. Educação Em Revista, 31(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21175

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.