Prática docente na escola de 1º grau: interesses, conflitos e possibilidades de mudança

Autores/as

  • Maria Inês de Matos Coelho

Palabras clave:

Educação

Resumen

O presente estudo, de natureza exploratória, analisa a maneira como a prática docente no 1º grau envolve conflitos, contradições e articulação de diferentes interesses. Três etapas constituíram a pesquisa: (1) levantamento de práticas docentes, através de entrevistas livres com dois professores; (2) estudo de caso com quatro professores de 1ª a 4ª série e (3) ampliação de estudo de caso com vinte professores de 1ª a 8ª série, com diferentes níveis de formação e tempo de experiência em magistério, todos atuando em escolas de periferia urbana. Utilizou-se a entrevista com roteiro em duas partes: (a) práticas que o docente se propõe realizar e (b) situações em classe, para indicar a prática a ser adotada.Para fins analíticos, as práticas docentes foram classificadas considerando as relações entre interesses, conhecimento e pesquisa propostas por HABERMAS (1982) e aplicadas por MC DONALDO (1975) ao desenvolvimento curricular. A prática pedagógica distingue-se, então, neste estudo, em prática linear relacionada ao interesse técnico ou de controle, prática circular ou de interação vinculada ao interesse prático ou de consenso e prática dialógica orientada pelo interesse crítico-emancipador. 

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Coelho, M. I. de M. (2023). Prática docente na escola de 1º grau: interesses, conflitos e possibilidades de mudança . Educação Em Revista, 2(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45341

Número

Sección

Artigos

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