Zeitschrift über Fußball, Sprache, Kunst und andere Sportarten

Die Zeitschrift FuLiA/UFMG ist eine viermonatige, wissenschaftliche und elektronische Publikation der UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais (Bundesuniversität Minas Gerais), die sich den wachsenden Anforderungen an Forschungspublikationen zu Sport in den Bereichen Sprache, Kunst- und Medienwissenschaft, Freizeit, Erinnerung und Kultur widmet.

FuLiA/UFMG akzeptiert neben Rezensionen, Interviews und Übersetzungen auch die Einreichung von Artikeln und unveröffentlichten Aufsätzen von Promovierten oder Doktoranden. Es werden Texte in Portugiesisch, Spanisch, Englisch, Französisch, Italienisch und Deutsch akzeptiert.

Jeder Autor oder jede Gruppe von Autoren (maximal bis drei in Koautorschaft) darf pro Jahr einen Artikel nach Band in den Sektionen Dossier (Dossiê) oder Parallele (Paralelas) veröffentlichen.

Die Zeitschrift ist seit 2016 mit dem 2010 gegründeten Zentrum für Fußball-, Sprach- und Kunststudien (FULIA - Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes) der Fakultät für Philologie der UFMG verbunden.

CHAMADA v. 10, n. 1 (2025): submissão até 15 de novembro de 2024

2024-07-01

 

JORNALISMO ESPORTIVO E HUMOR: caminhos e fronteiras

Em busca de alternativas para que os meios de comunicação dessem conta da cobertura do esporte e com as mudanças que as novas tecnologias e relações sociais impuseram, podemos verificar diferentes linguagens ao longo dos anos – seja ela impressa, audiovisual ou pela web - no, aqui especificamente, Jornalismo Esportivo. O “infotenimento” é, por exemplo, um recurso recorrente na cobertura jornalística relacionada ao futebol nos meios de Comunicação do país.

Nos últimos anos, com a era dos “influencers” e dos conteúdos produzidos de maneira difusa em busca de engajamento, presenciamos a exacerbação de uma narrativa que embrica o humor sobre o Jornalismo. Essas narrativas, contudo, nem sempre seguem as mesmas regras. Assim, jornalistas profissionais passam a trabalhar com elementos humorísticos, como a sátira, a ironia, o deboche, a paródia etc., assim como o uso de hipérboles, metáforas, além de expressões que se popularizam em bordões e memes. A integração do humor no Jornalismo Esportivo levanta questões éticas e profissionais significativas. A sátira e a ironia, se mal utilizadas, podem resultar em mal-entendidos ou ofensas. Além disso, a pressão para ser engraçado pode desviar o foco do objetivo principal do Jornalismo: informar o público.

Para este número, convidamos à submissão contribuições de estudos específicos ou interdisciplinares que reflitam sobre a relação entre o Jornalismo Esportivo e Humor no Brasil, o uso de elementos humorísticos nas narrativas jornalísticas sobre futebol nos mais variados meios de Comunicação.

Sugestões de tópicos:

  • Cobertura Esportiva no cenário da convergência;
  • Novas tecnologias e o Jornalismo Esportivo;
  • Youtubers e a cobertura esportiva;
  • Hibridez da linguagem e seus reflexos no jornalismo esportivo;
  • Memes e jornalismo esportivo;
  • Tik tok e a cobertura esportiva;
  • Informação x Entretenimento no Jornalismo Esportivo;
  • Novas narrativas e gêneros no Jornalismo Esportivo.

 

Coorganização: Dr. Francisco Brinati (UFSJ); Dr. Filipe Mostaro (UERJ)

Bd. 9 Nr. 2 (2024): FUTEBOL, LÍNGUA GLOBAL DO SÉCULO XXI – XV Congresso Alemão de Lusitanistas / Coorganização: Elcio Cornelsen (UFMG-Brasil); Francisco Pinheiro (UC-Portugal); Marcel Vejmelka (Univ. de Mainz-Alemanha)

Breiti, guitarrista de Die Toten Hosen, no Rio, em 1991. Fonte: https://www.dth.de/band/mitglieder/breiti.

Veröffentlicht: 2024-06-14

Messi

Mário Alex Rosa

239-240

Alle Ausgaben anzeigen

Revista sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes da UFMG