Feedbacks
elementos básicos de apoio tecnológico para o estudo técnico de regência para estudantes com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.36067Palavras-chave:
Rgência e deficiência visual, Regência e tecnologia, Ensino de regênciaResumo
Visando o desenvolvimento tecnológico como suporte ao estudo técnico-individual da direção para estudantes com deficiência visual, nesta abordagem, é exposto a uma seqüência de testes e seus resultados, para a coleta dos requisitos necessários à constituição e programação do protótipo Maestro v0.1 - os feedbacks tácteis e auditivos. Portanto, considerando-os como elementos primordiais para provocar a ação corretiva do gesto técnico da direção ao aluno. O procedimento metodológico utilizado é baseado no desenvolvimento tecnológico centrado no usuário, baseado na Interação Humano-Computador-Interação. Para realizar os testes de usabilidade, 25 estudantes deficientes visuais participaram da EMUFRN, interagiram com os estímulos de feedback, e imprimiram suas reações em questionários. Finalmente, este artigo mostra, por meio de uma articulação teórica e prática, a arquitetura básica de um protótipo, que pode facilitar a prática técnica individual de gerenciamento para estudantes com deficiência visual.
Referências
Brewster, S. 2003. “Nonspeech auditory output”. In The Human-Computer Interaction Handbook: fundamental, evolving technologies and emerging applications, edited by Andrew Sears and Julie Jacko, New York: CRC Press.
Carroll, John M. 2002. Introduction: Human-Computer Interaction, the past and the present. New York: Acm Press.
Dalmoro, Marlon, and Kelmara Mendes Vieira. 2013. “Dilemas na construção de escalas tipo likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados?” Revista gestão organizacional. 6 (3): 161-174.
Dix, Alan, Janet Finlay, Gregory Abowd, and Russel Beale. 2004. “Human-Computer Interaction.” Essex: Pearson Prentice Hall.
Gonzatto, Rodrigo Freese. 2018. “Usuários e produção da existência: contribuição de Álvaro vieira pinto e Paulo Freire à interação humano-computador.” Doctoral dissertation, Paraná, PR: Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Iwata, Hiroo. 2003. "Haptic Interfaces.” In The HumanComputer Interaction Handbook: fundamental, evolving technologies and emerging applications, edited by Andrew Sears and Julie Jacko, New York: CRC Press.
Johnson, Peter. 1994. “Human Computer Interaction: psychology, tasky analysis and software engineering”. UK: McGraw-Hill.
Lafon, Beaudoin and Wendy Mackay. 2005. “Designing interaction techniques for overlapping”. New York: Lawrence Associates.
Martins, Ana Isabel; Alexandra Queirós, Margarida Cerqueira. 2013. “Metodologia Living Usability Lab”. In Laboratório Vivo de Usabilidade, edited by Teixeira, António, Alexandra Queirós and Nelson Pacheco da Rocha. Portugal: ARC Publishing.
Mota, Suzana Viana. 2019. “Interface humano-computador baseada em visão computacional: uma solução para pessoas com tetraplegia”. Tese de Doutorado, Campinas: Universidade Estadual de Campinas.
Souza, Rafael Gorski M., and Paulo Cézar Stadzisz. 2016. “Especificação de requisitos de software baseada em problemas”. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação 15 (2): 1-25.
O’Malley, Marcia K., and Abhishek Gupta. 2008. “Haptic Interfaces”. In HCI Beyond the GUI. Elsevier Inc.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.