Feedbacks

elementos básicos de apoio tecnológico para o estudo técnico de regência para estudantes com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.36067

Palavras-chave:

Rgência e deficiência visual, Regência e tecnologia, Ensino de regência

Resumo

Visando o desenvolvimento tecnológico como suporte ao estudo técnico-individual da direção para estudantes com deficiência visual, nesta abordagem, é exposto a uma seqüência de testes e seus resultados, para a coleta dos requisitos necessários à constituição e programação do protótipo Maestro v0.1 - os feedbacks tácteis e auditivos. Portanto, considerando-os como elementos primordiais para provocar a ação corretiva do gesto técnico da direção ao aluno. O procedimento metodológico utilizado é baseado no desenvolvimento tecnológico centrado no usuário, baseado na Interação Humano-Computador-Interação. Para realizar os testes de usabilidade, 25 estudantes deficientes visuais participaram da EMUFRN, interagiram com os estímulos de feedback, e imprimiram suas reações em questionários. Finalmente, este artigo mostra, por meio de uma articulação teórica e prática, a arquitetura básica de um protótipo, que pode facilitar a prática técnica individual de gerenciamento para estudantes com deficiência visual.

Biografia do Autor

  • Erickinson Bezerra de Lima, Universidade Estadual do Paraná / Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Erickinson Bezerra é regente norte-rio-grandense e atuante nas vertentes artísticas e acadêmicas. No meio artístico, atuou como maestro e diretor artístico do coro do Estado do RN Canto do Povo (2018), Regente Assistente da Orquestra de Câmara da UFRN (2008-2009), Regente e Coordenador Adjunto da Orquestra Sinfônica da UFRN desde (2010-2018), e Regente e Diretor Artístico do coro mais antigo do Estado (RN), o Madrigal da UFRN (2017-2019). Em dois anos de lapidação musical, conduziu o coro supracitado em concertos na Basílica de São Pedro (Vaticano), em audiência papal na Sala Paulo VI (Vaticano), e na Embaixada brasileira em Roma/Itália. No âmbito acadêmico, é Doutor e Mestre pela Universidade de Aveiro (PT) em Regência Orquestral, Pós-graduado em Regência com ênfase em Música Contemporânea e Música de Câmara pela UFRN. Durante sua licenciatura em Música, atuou como Monitor da disciplina de Regência, sendo monitor laureado pela PROGRAD-UFRN por destaque nas atividades desenvolvidas. Desenvolveu atividade docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Paraná (EMBAP) e como tutor EaD na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

  • Gabriel Gagliano, Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Possui graduação em Clarineta pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Música pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência nas áreas de Práticas Interpretativas, Composição Musical, Musicologia e Tecnologia da Música.

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Publicado

2021-10-24

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Feedbacks: Elementos básicos De Apoio tecnológico Para O Estudo técnico De Regência Para Estudantes Com Deficiência Visual”. 2021. Per Musi, nº 41 (outubro): 1-26. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.36067.

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