A guitarra elétrica no choro
uma análise de Odeon de Ernesto Nazareth na gravação de Olmir Stocker (Alemão)
Palavras-chave:
Arranjo de Olmir Stocker (Alemão), Odeon de Ernesto Nazaret, Guitarra elétrica no Brasil e no choroResumo
Este artigo pretende investigar como Olmir Stocker (Alemão) realiza uma adaptação da linguagem do choro para a guitarra elétrica através da transcrição e análise do contraponto presente na faixa Odeon, gravada em seu disco De A a Z no ano de 1995. Com base na definição de gênero de Franco FABBRI (1982), verifica-se até que ponto o músico imprime inovações que não descaracterizam o choro e, com isso, contribui para o desenvolvimento de uma linguagem
brasileira para a guitarra elétrica a partir de um gênero reconhecido como símbolo de brasilidade.
Referências
BAKER, David N. How to Play Bebop for All Instruments, The Bebop Scales and Other Scales in Common Use. Van Nuys, CA: Alfred Publishing, 1989.
CALDI, Alexandre. Contracantos de Pixinguinha: Contribuições históricas e analíticas para a caracterização do estilo. Rio de Janeiro, 2001. Dissertação de Mestrado. UNIRIO
CAZES, Henrique. Choro: do Quintal ao Municipal. 2ºed. São Paulo: Ed. 34, 1999.
COOK, Richard. Master of Rhythm. ALEXANDER, Charles (org.). In: Masters of Jazz Guitar. London: Outline Press, 1999.
FABBRI, Franco. A Theory of Musical Genres: Two Applications. In: HORN, David e TAGG, Philip (org.). Popular Music Perspectives. Londres e Göteborg: IASPM, 1982.
FERNANDES, Dmtri C. A inteligência na música popular brasileira – a “autenticidade” no samba e no choro. São Paulo, 2010. Tese de Doutorado. FFLCH/USP.
MACHADO, Cacá. O Enigma do Homem Célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2007
NAVES, Santuza Cambraia. O Violão Azul – modernismo e música popular. RJ: Ed. FGV, 1998.
SARAIVA, Joana Martins. A invenção do sambajazz: discursos sobre a cena musical de Copacabana no final dos anos de 1950 e início dos anos 1960. Rio de Janeiro, 2007. Dissertação de Mestrado. PUC.
STOCKER, Olmir. Guitar Collection Pra Tocar- Vol. 2: Guitarra MPB. São Paulo: Íon Produções, 1999.
VISCONTI, Eduardo de L.. A guitarra elétrica na música popular brasileira: os estilos dos músicos José Menezes e Olmir Stocker. Campinas, 2010. Tese de Doutorado. IA/UNICAMP.
______. A guitarra brasileira de Heraldo do Monte. Campinas, 2005. Dissertação de Mestrado. IA/UNICAMP.
SÈVE, Mário. Vocabulário do choro. Rio de Janeiro: Lumiar, 1999.
SÈVE, Mário; GANC, David. Choro duetos vol.1. São Paulo: Irmãos Vitale, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.