A guitarra elétrica no choro

uma análise de Odeon de Ernesto Nazareth na gravação de Olmir Stocker (Alemão)

Autores

  • Eduardo de Lima Visconti Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Campinas / SP

Palavras-chave:

Arranjo de Olmir Stocker (Alemão), Odeon de Ernesto Nazaret, Guitarra elétrica no Brasil e no choro

Resumo

Este artigo pretende investigar como Olmir Stocker (Alemão) realiza uma adaptação da linguagem do choro para a guitarra elétrica através da transcrição e análise do contraponto presente na faixa Odeon, gravada em seu disco De A a Z no ano de 1995. Com base na definição de gênero de Franco FABBRI (1982), verifica-se até que ponto o músico imprime inovações que não descaracterizam o choro e, com isso, contribui para o desenvolvimento de uma linguagem
brasileira para a guitarra elétrica a partir de um gênero reconhecido como símbolo de brasilidade.

Biografia do Autor

  • Eduardo de Lima Visconti , Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Campinas / SP

    Eduardo de Lima Visconti é Bacharel em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre e Doutor em Música (UNICAMP). Desenvolve pesquisa sobre seguintes temas: etnomusicologia, música popular, musicologia, ideologia, identidade cultural, análise musical, arranjo, improvisação, harmonia, guitarra e violão. Foi professor temporário de Guitarra Elétrica (I-VIII) e Prática de Conjunto (I-VIII) na graduação em música popular da UNICAMP no período de 2007 a 2012. Participou, em julho de 2012, como professor de guitarra/violão e improvisação na música popular no IX Festival de Música em Ibiapaba no Ceará. Atualmente, desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB -USP) sobre arranjo e sonoridade no samba da década de 1970, com supervisão do prof. Dr. Walter Garcia. Tem se apresentado regularmente com seu trio e quarteto no Brasil e no exterior.

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Publicado

2014-11-20

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“A Guitarra elétrica No Choro: Uma análise De Odeon De Ernesto Nazareth Na gravação De Olmir Stocker (Alemão)”. 2014. Per Musi, nº 30 (novembro): 1-7. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38915.

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