Utilizando a teoria dos jogos para auxiliar a participação do público em performances artísticas digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.32675

Palavras-chave:

Performance Digital, Teoria dos jogos, Performance ao vivo

Resumo

A participação do público em performances artísticas tem sido alavancada pelo uso da tecnologia como elemento mediador entre público e artistas. No entanto, apenas a mediação tecnológica pode não ser o suficiente para garantir uma participação efetiva do público. Neste artigo, apresentamos a performance "O Chaos das 5", uma performance audiovisual com um forte suporte tecnológico que contou com o apoio da teoria dos jogos para alcançar uma participação mais efetiva do público em suas apresentações.

Biografia do Autor

  • João Teixeira Araújo, Universidade Federal de São João del-Rei

    Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São João del-Rei. Durante o curso, trabalhou com implementações de síntese sonora via web (webaudio) e utilizou técnicas de machine learning na forma de multi-classificadores para distinguir timbres de instrumentos (python/sklearn), além de redes neurais convolucionais para classificar emoções à partir do processamento de áudio (python/tensorflow). Atalmente trabalha como desenvolvedor backend Java (spring, junit, hibernate, dentre outras frameworks).

  • Igino de Oliveira Silva Junior, Universidade Federal de São João del-Rei
    Nascido em meio aos minérios Ipatinguenses. Concluiu sua graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com período sanduíche nas instituições de ensino University of New Mexico (UNM) e Illinois Institute of Technology (IIT). Mestre pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade — PIPAUS (UFSJ). Técnico em Informática pela Escola Técnica Juscelino Kubitschek, atualmente trabalha como arquiteto e urbanista na cidade de Belo Horizonte.   
  • Rômulo Augusto Vieira Costa, Universidade Federal de São João del-Rei

    Rômulo Vieira é mestrando em Ciência da Computação na UFSJ, com pesquisa focada em Internet das Coisas Musicais (IoMusT), novas interfaces para expressão musical, arte participativa e redes de computadores. Torcedor do Flamengo e antifascista em tempo integral, pratica música e skate nas horas vagas.

  • Marcela Alves de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

    Marcela Alves de Almeida é professora na faculdade de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo. Também é docente no Programa Interdepartamental de Pós Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade – PIPAUS da Universidade Federal de São Joao del-Rei. Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Seus principais temas de interesse são: arquitetura contemporânea, tecnologia digital, interfaces digitais, ambientes responsivos, design thinking, arte, cultura contemporânea, interdisciplinaridade e sustentabilidade.

  • Flávio Luiz Schiavoni, Universidade Federal de São João del-Rei

    Possui graduação em Ciência da Computação pela UEM (1999), especialização em Desenvolvimento para WEB pela UEM (2004), mestrado em Ciência da Computação pela UEM (2007) e doutorado em Ciências da Computação pelo IME/USP (2013). É professor na Universidade Federal de São João del-Rei e atua como docente no Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e no Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) desta mesma instituição onde coordena o ALICE (Arts Lab in Interface, Computers, and Else) e o Grupo de Arte Colaborativa Orchidea (Orchestra of Ideas).

Referências

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

“Utilizando a Teoria Dos Jogos Para Auxiliar a participação Do Público Em Performances artísticas Digitais”. 2021. Per Musi, nº 40 (junho): 1-13. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.32675.