A experiência barroca e a identidade local na Semana Santa de Campanha, Minas Gerais

Autores

Palavras-chave:

Barroco, Minas Gerais, Semana Santa, Participação, Identidade local

Resumo

Este trabalho analisa a formação de uma sensibilidade barroca em Minas Gerais a partir da orientação participativa e altamente emotiva das festas coloniais, cujo legado se mantem presente nas festas religiosas de muitas antigas cidades mineradoras do estado. Enfocando as celebrações da Semana Santa na cidade sul-mineira de Campanha, o texto mostra como este evento anual era organizado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, passando então às mãos de uma comissão local após a extinção da irmandade. Se até meados do século XIX, havia músicos semi-profissionais contratados para tocar e cantar nas celebrações, a música foi assumida progressivamente por grupos de amadores. Assim, a festa passou a ser entendida como uma produção local e a cada ano a população renova o seu orgulho campanhense, ao contemplar sua capacidade de produzir um evento tão ‘maravilhoso’.

Biografia do Autor

  • Suzel Ana Reily, Queen’s University, Belfast (Irlanda do Norte)

    Suzel Ana Reily concluiu seu Doutorado em Antropologia Social em 1990 na Universidade de São Paulo e desde então trabalha como docente na Queen’s University Belfast. Presidiu o Forum Britânico de Etnomusicologia (British Forum for Ethnomusicology) entre 2000-2003 e o Conselho da Sociedade de Etnomusicologia (2003-2005). Atuou como co-editora do British Journal for Ethnomusicology (1998-2001) e desde 2003 é editora de resenhas de sites eletrônicos para o Yearbook of Traditional Music. Suas poblicações incluem Voices of the Magi (Chicago 2002) e a organização de Brazilian Musics, Brazilian Identities (BJE 2000) e The Musical Human: Rethinking John Blacking’s Ethnomusicology in the 21st Century. Atualmente está finalizando uma monografia enfocando a vida musical de Campanha (Minas Gerais)

Referências

ANDRADE, Marcos Ferreira de. Família, fortuna e poder no império do Brasil: Minas Gerais, Campanha da Princesa (1799-1850). Tese de doutorado, Universidade Federal Fluminense, 2005.

BORGES, Célia Maia. Escravos e libertos nas irmandades do rosário: devoção e solidariedade em Minas Gerais – séculos XVIII-XIX. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2005.

BOSCHI, Caio César. Os leigos e o poder: irmandades leigas e política colonizadora em Minas Gerais. São Paulo: Ática,1986.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. Precedido de três estudos de etnologia Kabila. Oeiras: Celta, [1972] 2002

______. A Distinção: crítica social do julgamento, Porto Alegre, Editora Zouk, [1979] 2007.

CASADEI, Thalita de Oliveira, e CASADEI, Antonio. Aspectos históricos da cidade da Campanha. Petrópolis: Editora Gráfica Jornal da Cidade, 1989

MELLO E SOUSA, Marina. Paraty: a cidade e as festas. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2008.

MORAES, Hildegardo. Reminiscencias da Campanha. Minas do Sul, Anno 1, no. 3:2, 1935.

REIS, João José. A morte é uma festa: ritos fúnebres e revolta popular no Brasil do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

SALLES, Fritz Teixeira de. Associações religiosas no ciclo do ouro: introdução ao estudo do comportamento social das irmandades de Minas no século XIII. São Paulo: Perspepectiva, 2007 [1963].

SKRINE, Peter N. The Baroque: Literature and Culture in Seventeenth-Century Europe. Cambridge: Methuen & Co, 1978.

STOCKSTAD, Marilyn. Art History. Saddle River: Prentice Hall, 2002.

LEFORT, José do Patrocínio. Músicos da Campanha. Campanha: Voz diocesana, No. 915, Ano 29:3, 1976.

VALLADÃO, Alfredo. Campanha da Princesa, Volume 2 (1821–1909). Rio de Janeiro: Leuzinger, 1940.

TONI, Flávia Camargo. A música nas Irmandades da Vila de São José e o Capitão Manoel Dias de Oliveira. Dissertação de mestrado, University of São Paulo, 1985.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Experiência Barroca E a Identidade Local Na Semana Santa De Campanha, Minas Gerais”. 2011. Per Musi, nº 24 (julho): 1-11. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/40373.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)