Traços do ragtime no choro Segura ele de Pixinguinha

composição, performance e iconografia após a viagem a Paris em 1922

Autores

Palavras-chave:

Pixinguinha, Choro, Ragtime, Música Popular Brasileira, Análise musical

Resumo

Estudo analítico e comparativo sobre os choros Segura ele e Um a zero de Pixinguinha que, na histórica viagem do grupo de choro Oito Batutas a Paris em 1922, conviveu com músicos de jazz norte-americanos. Observam-se características do ragtime em Segura ele a partir das gravações no CD Pixinguinha 100 anos, o qual inclui performances do compositor no saxofone e na flauta. Uma comparação entre elementos formais, harmônicos, rítmicos, motívicos, de instrumentação e iconográficos mostra que o choro de Pixinguinha foi influenciado em vários níveis pelo gênero popular norte-americano.

Biografia do Autor

  • Nilton Antônio Moreira Júnior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

    Doutorando em Música pela UNIRIO, Mestre em Música e Bacharel em Flauta Transversa pela UFMG. Atualmente é bolsista do CNPq, sendo orientado pelo professor Sérgio Barrenechea. Foi orientado no Mestrado pelos professores Maurício Freire e Fausto Borém na UFMG, onde foi bolsista da CAPES. Estudou com Artur Andrés, Toninho Guimarães, fez máster classes com os professores Michel Debost (França), Michael Heisel (Alemanha), Renato Axelrud, Odette Ernest, Andréa Ernest, Toninho Carrasqueira, entre outros. Atua junto à Orquestra Filarmônica do Espírito Santo como músico convidado. Já atuou como músico convidado junto à Orquestra Sinfônica Nacional e Orquestra Ouro Preto. Foi professor da Universidade Vale do Rio Verde, no curso de Licenciatura em Música em 2007 e 2008 e professor de Flauta Transversa na Faculdade de Música do Espírito Santo em 2009. Na área da MPB, integra o Sexteto Patápio Silva, com o qual tem um CD gravado. Ganhou os concursos Jovem Solista da UFMG (2003), Jovem Músico BDMG (2004) e “Orquestra para Todos” da Orquestra Sinfônica Brasileira (2005).

  • Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Professor Titular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde criou o Mestrado em Música e a Revista Per Musi. É pesquisador do CNPq desde 1994 e seus resultados de pesquisa incluem um livro, três capítulos de livro, dezenas de artigos sobre práticas de performance e suas interfaces (composição, análise, musicologia, etnomusicologia e educação musical) em periódicos nacionais e internacionais, dezenas de edições de partituras e apresentação de recitais nos principais eventos nacionais e internacionais do contrabaixo. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior como solista, teórico, compositor e professor. Acompanhou músicos eruditos como Yo-Yo Ma, Midori, Menahen Pressler, Yoel Levi, Fábio Mechetti, Luiz Otávio Santos, Arnaldo Cohen, Antônio Menezes e músicos populares como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Henry Mancini, Bill Mays, Kristin Korb, Grupo UAKTI, Toninho Horta, Juarez Moreira, Tavinho Moura, Roberto Corrêa e Túlio Mourão. Participou do CD e DVD O Aleph de Fabiano Araújo Costa.

Referências

ALBINO, César; LIMA, Sonia R. Albano de. O percurso histórico da improvisação no ragtime e no choro. Per Musi, v.23. Belo Horizonte: UFMG, 2011, p.71-81.

ALMEIDA, Alexandre Zamith. Verde e amarelo em preto e branco: as impressões do choro no piano brasileiro. Campinas: Instituto de Artes, Universidade de Campinas, 1999. Dissertação (Mestrado em Música).

ALMEIDA, Hermínio Carlos de. Viver de Amor de Toninho Horta e Ronaldo Bastos: aspectos composicionais e de performance em um arranjo para trio de oboé, trompa e piano. Belo Horizonte: UFMG, 2006. (Dissertação de Mestrado)

ANDRADE, Mário de. O movimento modernista. Rio de Janeiro: casa do Estudante, 1942.

APPLEBY, David. P. The music of Brazil. Austin: Texas University Press, 1983.

ARAÚJO COSTA, Fabiano. Análise e realização de 4 leadsheets do Calendário do Som de Hermeto Pascoal segundo os conceitos harmônicos de Schoenberg. Belo Horizonte: UFMG, 2006. (Dissertação de Mestrado)

BASTOS, Rafael José de Menezes. Les Batutas, 1922: uma antropologia da noite parisiense. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, 2005, v.20, n.5, p.177-196.

BORÉM, Fausto; GARCIA, Maurício Freire. Cannon de Hermeto Pascoal: aspectos musicais e religiosos em uma obra-prima para flauta. Per Musi, v.22. Belo Horizonte: UFMG, 2010. p.63-79.

CABRAL, Sérgio. Pixinguinha, vida e obra. Rio de Janeiro: Editora Lumiar, 1997.

CANÇADO, Tânia Mara Lopes. An Investigation of West African and Haitian Rhythms on the Development of Syncopation in Cuban Habanera, Brazilian Tango/Choro. Shenandoah Conservatory, Virginia, USA, 1999. (Tese de Doutorado em Música).

CANÇADO, Wilson Lopes. Novena, Crença e Gira Girou de Milton Nascimento e Márcio Borges: análise de suas três primeiras composições criadas em uma noite de 1964. Belo Horizonte: UFMG, 2010. (Dissertação de Mestrado)

CARRASQUEIRA, Maria José. O melhor de Pixinguinha. São Paulo: Editora Irmãos Vitale, 1997.

CAZES, Henrique. Choro, do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998.

CHASE, Gilbert. Do salmo ao jazz: a música dos Estados Unidos. Trad. Samuel Reis e Lino Vallandro. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1957.

COSTA, Adriana. Tiger Rag na interpretação do Le Quintette du Hot Club de France: história, análise e práticas de performance. Per Musi, v.23. Belo Horizonte: UFMG, 2011, p.82-88.

COSTA, Pablo Garcia da; CASTRO, Beatriz Magalhães. Elementos extra-musicais na obra de K-ximbinho: questões sobre iconografia musical em suas capas de disco entre 1950 e 1960. Per Musi, v.23. Belo Horizonte: UFMG, 2011, p.124-137.

COSTA-LIMA NETO, Luiz. O cantor Hermeto Pascoal: os instrumentos da voz. Per Musi, v.22. Belo Horizonte: UFMG, 2010. p.44-62.

FABRIS, Bernardo Vescovi. Catita de K-Ximbinho e a interpretação do saxofonista Zé Bodega: aspectos híbridos entre o choro e o jazz. Belo Horizonte: UFMG, 2005. Dissertação (Mestrado em Música).

FABRIS, Bernardo Vescovi; BORÉM, Fausto. Catita na leadsheet de K-Ximbinho e na interpretação de Zé Bodega: aspectos da hibridação entre o choro e o jazz. Per Musi, v.13. Belo Horizonte: UFMG, 2006. p.5-28.

FERRER, Marcus. Uma música dinâmica e aberta. Revista Roda de Choro. Rio de Janeiro, 1996, v. 3, p.12-15.

FREITAS, Marcos Flávio de Aguiar. O choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obras. Belo Horizonte: UFMG, 2005. (Dissertação de Mestrado)

GOMES, Wagno Macedo. Chorando baixinho de Abel Ferreira: aspectos interpretativos do clarinetista compositor e do clarinetista Paulo Sérgio Santos. Belo Horizonte: UFMG, 2007. (Dissertação de Mestrado)

GRIDLEY, Mark C. Jazz Styles: History and Analysis. 3ª Edição. New Jersey/ USA: Editora Prentice-Hall, 1988.

KAMIEN, Roger. Music: an appreciation. 5a. ed. New York: McGraw-Hill, 1992.

LARA FILHO, Ivaldo Gadelha de; SILVA, Gabriela Tunes da; FREIRE, Ricardo Dourado. Análise do contexto da Roda de Choro com base no conceito de ordem musical de John Blacking. Per Musi, v.23. Belo Horizonte: UFMG, 2011, p.148-161.

LIMA, Luciano Chagas. Ernesto Nazareth e a valsa da Suíte Retratos de Radamés Gnattali. Per Musi, v.23. Belo Horizonte: UFMG, 2011, p.113-123.

LINHARES, Leonardo Barreto; BORÉM, Fausto. A composição e interpretação de Victor Assis Brasil em Pro Zeca: hibridismo entre o baião e o bebop. Per Musi, v.23. Belo Horizonte: UFMG, 2011, p.28-38.

LINHARES, Leonardo Barreto. Pro zeca de Victor Assis Brasil: aspectos do hibridismo na música instrumental brasileira. Belo Horizonte: UFMG, 2007. (Dissertação de Mestrado)

MACHLIS, Joseph; FORNEY, Kristine. The Enjoyment of music. 6a. ed. New York: W. W. Norton, 1990.

MAGALHÃES PINTO, Marcelo Gama e Mello de. Frevo para piano de Egberto Gismonti: uma análise de procedimentos populares e eruditos na composição e performance. Belo Horizonte: UFMG, 2009. (Dissertação de Mestrado)

MARCONDES, Marcos (Ed.). Enciclopédia da música brasileira: popular, erudita, e folclórica. 2ª ed. Org. São Paulo: Art Editora, 1998.

MARIZ, Vasco. Heitor Villa-Lobos. 11 ed. Coleção Reconquista do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989.

MAURITY, Fernando Trocado. Improvisação em Victor Assis Brasil. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2006.

MOREIRA JUNIOR, Nilton Antonio. Características do choro em Um a zero e do ragtime em Segura ele em duas gravações de Pixinguinha. Belo Horizonte: UFMG, 2006. (Dissertação de Mestrado)

NEUKOMM, Sigismund. O amor brazileiro, para piano. Ed. Fausto Borém. Belo Horizonte: Musa Brazilis, 2006. (Partitura)

NUNES, Alvimar Liberato. Raphael Rabello e Odeon de Ernesto Nazareth: interpretação, arranjo e improvisação. Belo Horizonte: UFMG, 2007. (Dissertação de Mestrado)

PIEDADE, Acácio. Expressão e sentido na música brasileira: retórica e análise musical. Revista Eletrônica de Musicologia, v.XI, 2007.

______. Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades. Opus. v.11. Dez, 1985. In: www.anppom.com.br/opus (Acesso em 28 de fevereiro de 2009).

______. Musica Instrumental Brasileira e Fricção de Musicalidades, In Rodrigo Torres (ed.) Música Popular em América Latina: Actas del llo. Congresso Latinoamericano del IASPM. Santiago de Chile: Fondart, 1999.

______. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade e tópicas. Per Musi. N.23. Belo Horizonte: UFMG, 2011. p.103-112.

PINTO, Marco Túlio de Paula. Victor Assis Brasil: a importância do período na Berklee School of Music (1969-1974) em seu estilo composicional. Per Musi, v.23. Belo Horizonte: UFMG, 2011, p.45-57.

PIXINGUINHA. Pixinguinha 100 anos. Org. Carlos Sion e Tarik de Souza. São Paulo: Sony e BMG (CD 743214628621), 1998.

SABLOSKY, Irving. A musica norte-americana. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994.

SADIE, Stanley (Ed.). Dicionario Grove de música: edição concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

SAGER, David. A History of ragtime. http://lcweb2.loc.gov/diglib/ihas/loc.natlib.ihas. 200035811. (Acesso em 03 de fevereiro, 2010.

SANTOS, Rafael dos. Análise e considerações sobre a execução dos choros Canhoto e Manhosamente de Radamés Gnattali, Per Musi. Belo Horizonte: UFMG,2001, v.3, p.5-16.

SILVA, Flávio Mateus da. Marcos Leite e o grupo vocal Garganta Profunda: aspectos históricos e estilísticos no arranjo vocal de O Pato. Belo Horizonte: UFMG, 2007. (Dissertação de Mestrado)

SION, Carlos e SOUZA, Tarik de. Pixinguinha 100 anos. Compact disc. BMG Brasil. São Paulo, 1997.

SOARES, Márcio Ronei Cravo. A canção Todo o Sentimento, de Chico Buarque e Cristóvão Bastos: um exercício de leitura

verbo-musical. Belo Horizonte: UFMG, 2007. (Dissertação de Mestrado)

VALENTE, Paula Veneziano. Horizontalidade e verticalidade: os modelos de improvisação de Pixinguinha e K-Ximbinho no choro brasileiro. Per Musi, v.23. Belo Horizonte: UFMG, 2011, p.162-169.

VERZONI, Marcelo Oliveira. Os primórdios do “choro” no Rio de Janeiro. UNIRIO, Rio de Janeiro, 2000. Tese (Doutorado em Música).

Downloads

Publicado

2011-01-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Traços Do Ragtime No Choro Segura Ele De Pixinguinha: Composição, Performance E Iconografia após a Viagem a Paris Em 1922”. 2011. Per Musi, nº 23 (janeiro): 1-10. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/41729.

Artigos Semelhantes

1-10 de 364

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.