Pronúncias do português brasileiro cantado
uma análise vocal de gravações do barítono Ernesto De Marco
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.41909Palavras-chave:
Ernesto De Marco, canção brasileira, pronúncia do português brasileiro cantado, voz nacional, modernismo nacionalistaResumo
Este artigo aborda a pesquisa sobre a pronúncia apresentada pelo barítono Ernesto De Marco em gravações de cancioneiro do século XX, em comparação com as normas de pronúncia atuais e as existentes em sua época (e a relação com modernistas nacionalistas). Como resultado, ficou evidente que De Marco possuía variações de pronúncia diacrônicas e pessoais, sendo que as variações pessoais repercutiam de forma negativa, com relação ao modernismo nacionalista. Como conclusões, estudar a pronúncia do cantor auxiliou no entendimento de parte da história do canto em português brasileiro, além de mostrar possibilidades interpretativas ao cantar um repertório do século passado.
Referências
Anais do Primeiro Congresso da Língua Nacional Cantada. 1938. São Paulo: Departamento de Cultura do Município de São Paulo.
Andrade, Mario de. 1938. Os compositores e a língua nacional. In Anais do Primeiro Congresso da Lingua Nacional Cantada, 96-168. São Paulo: Departamento de Cultura do Município de São Paulo.
Audição de canto. 1913. Correio Paulistano, São Paulo, 26 set: 3.
Barros, Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto. 2008. A língua portuguesa na escola: Percurso e perspectiva. Revista Interdisciplinar (6): 35-56.
Beniamino Carelli. 2020. In Galileum Autografi. https://www.galileumautografi.com/autore.php?id=514&nome=carelli-beniamino.
Carelli, Beniamino. s.d. L’Arte Del Canto – Livro I. Napoli: Societa Musicale Napolitana.
_______________. s.d. L’arte del canto – Livro III. Napoli: G. Ricordi e C.
_______________. s.d. L’Arte Del Canto – Livro VI. Napoli: G. Ricordi e C.
_______________. 1891. Torniamo a cantare. Napoli: F. Bideri.
Concêrto vocal. 1968. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 16 out: 3.
Concerto. 1911. A Imprensa, Rio de Janeiro, 15 ago: 4.
De Marco, Ernesto. 1929. Ideale (F. Paolo Tosti). In Músicas do Brasil do Século XX. https://www.youtube.com/watch?v=b0k_N1fGeDc.
_______________. 1929. Marechiare (F. Paolo Tosti). In Músicas do Brasil do Século XX.
https://www.youtube.com/watch?v=cuEVlKRL50U.
Discoteca Pública. 1938. A pronúncia cantada e o problema do nasal brasileiro através dos discos. In Anais do Primeiro Congresso da Lingua Nacional Cantada, 189-208. São Paulo: Departamento de Cultura do Município de São Paulo.
Falecimentos. 1945. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 13 set: 6.
Herr, Martha. 2009. O processo de mudanças nas normas para a boa pronúncia da língua portuguesa no canto e no teatro no Brasil entre 1938, 1958 e 2007. In Simpósio a Pronúncia do Português Europeu cantado: 29-39.
Immub (Instituto Memória Musical Brasileira). 2020. In Artista Ernesto De Marco.
http://immub.org/artista/ernesto-de-marco.
Kayama, Adriana Giarola; Carvalho, Flávio; Castro, Luciana Monteiro de; Herr, Martha; Rubim, Mirna; Pádua, Mônica Pedrosa de, e Mattos, Wladimir. PB Cantado: Normas para a Pronúncia do Português Brasileiro no Canto Erudito. Revista Opus, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 16-38, dez. 2007.
Lima, Olga Maria Guanabara de. 2004. Breve história do português do Brasil. Linguagem em (Re)vista (1): 45-50.
Moreira, Daniela. 2020. O barítono Ernesto De Marco e a canção no Brasil da primeira metade do século XX: da história e análise à prática. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Moreira, Daniela, e Goldberg, Guilherme. 2019. Barítono Ernesto de Marco: visões sobre a performance do artista a partir das críticas do jornal Correio da Manhã (RJ). In I Simpósio Internacional Música e Crítica (1): 92-100.
__________________________________. 2018. Canções de Paolo Tosti interpretadas em português pelo barítono Ernesto De Marco: a questão da tradução no início do século XX. In II Congresso Internacional a língua portuguesa em música (2). (No Prelo).
Morreu o barítono De Marco. 1969. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 26 abr: 5.
Normas para boa pronúncia da língua nacional no canto erudito. 1938. In Anais do Primeiro Congresso da Lingua Nacional Cantada, 50-94. São Paulo: Departamento de Cultura do Município de São Paulo.
Notas (Pensionistas do Estado no exterior). 1920. Correio Paulistano, São Paulo, 22 jan: s.n.
O barytono Ernesto De Marco. 1929. O Paiz, Rio de Janeiro, 3 mai: 7.
Salão Lyra. 1909. Correio Paulistano, São Paulo, 29 mar: 3.
Secretaria da fazenda. 1916. Correio Paulistano, São Paulo, 19 jul: 5.
Stolagli, Juliana Starling. 2010. O português brasileiro cantado: Normas de 1938 e 2007, análise comparativa para a interpretação de obras vocais em idioma brasileiro. Dissertação (Mestrado em Música), Departamento de Música, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, São Paulo.
Tavares, Hekel. 1939. O Sapo Dourado. In Lauro Gomes Pinto.
https://www.youtube.com/watch?v=JADoPZCEOjw&t=294s.
____________. 1934. O Sapo Dourado. In Músicas do Brasil do Século XX. https://www.youtube.com/watch?v=GJRaes8-VfQ&t=433s.
Theatro municipal (Reclame). 1922. Correio Paulistano, São Paulo, 30 set: 10.
Tosti, Paolo, e Errico, Carmelo. [19-?]. Ideale. Milão: G. Ricordi e C. 1 partitura. Canto e piano.
Tosti, Paolo, e Giacomo, Salvatore Di. 1945. Marechiare. Milão: G. Ricordi e C. 1 partitura. Canto e piano.
Travassos, Elizabeth. 2000. Modernismo e música brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Traviata (Reclame). 1922. Correio Paulistano, São Paulo, 21 out: 10.
Vasconcelos, Lúcia de Fátima Ramos. 2013. "Transcriação": o processo de tradução da obra Pierrot Lunaire de Arnold Schoenberg por Augusto de Campos - uma análise a partir da ótica melopoética. Tese (Doutorado em Música), Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.