O grupo UAKTI

três décadas de música instrumental e de novos instrumentos musicais acústicos

Autores

Palavras-chave:

UAKTI, Organologia, Instrumentos musicais acústicos, Música instrumental, Música popular, Composição, Performance musical

Resumo

Estudo panorâmico sobre a história do grupo instrumental UAKTI, cobrindo desde a formação musical de seu idealizador, luthier, compositor e multi-instrumentista Marco Antônio Guimarães até a construção e utilização dos novos instrumentos musicais acústicos que norteiam sua estética e continuada produção no Brasil e no exterior por mais de três décadas.

Biografia do Autor

  • Artur Andrés, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Membro do UAKTI desde sua criação, com o qual já gravou mais de 10 CDs e recebeu diversos prêmios. Doutor em Música pela Escola de Música da UFMG, onde ensina flauta, foi flautista da Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais de 1980 a 1986. Como solista tem se apresentado em importantes teatros do Brasil e do exterior e atuado ao lado de músicos como Milton Nascimento, Paul Simon, The Manhattan Transfer, Philip Glass, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Caetano Veloso, José Miguel Wisnik, Skank, Zélia Duncan e Grupo Corpo. Com a pianista Regina Stela Amaral, forma um duo de flauta e piano desde 1978.

  • Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Professor Titular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde criou o Mestrado em Música e a Revista Per Musi. É pesquisador do CNPq desde 1994 e seus resultados de pesquisa incluem um livro, três capítulos de livro, dezenas de artigos sobre práticas de performance e suas interfaces (composição, análise, musicologia, etnomusicologia e educação musical) em periódicos nacionais e internacionais, dezenas de edições de partituras e apresentação de recitais nos principais eventos nacionais e internacionais do contrabaixo. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior como solista, teórico, compositor e professor. Acompanhou músicos eruditos como Yo-Yo Ma, Midori, Menahen Pressler, Yoel Levi, Fábio Mechetti, Luiz Otávio Santos, Arnaldo Cohen, Antônio Menezes e músicos populares como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Henry Mancini, Bill Mays, Kristin Korb, Grupo UAKTI, Toninho Horta, Juarez Moreira, Tavinho Moura, Roberto Corrêa, Maurício Tizumba e Túlio Mourão. Suas gravações incluem o CD Brazilian Music for the Double Bass, o CD e DVD O Aleph de Fabiano Araújo Costa, os CDs da Orquestra Barroca do Festival Internacional de Juiz de Fora de 2005 a 2009 (com Luiz Otávio Santos), a Suite for Flute and Jazz Piano de Claude Bolling (com Maurício Freire, Tânia Mara e Eduardo Campos) e No Sertão (com o violista Roberto Corrêa) e Cidades Invisíveis (com o saxofonista Daniel d ́Olivier).

Referências

Referências de livros

ANDRÉS RIBEIRO, Artur. Uakti: um estudo sobre a construção de novos instrumentos musicais acústicos. Prefácio de Fausto Borém. Belo Horizonte, C/Arte, 2004.

CAMÊU, Helza. Introdução ao Estudo da Música Indígena Brasileira. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura e Departamento de Assuntos Culturais, 1977.p.263.

LIMA, Paulo. Ernst Widmer e o ensino de composição musical na Bahia. Salvador: Fazultura/COPENE, 1999.

SACS, Curt. Historia universal de los instrumentos musicales. Buenos Aires: Ediciones Centurion, 1947. p.456.

SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994. p.1048.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Editora Schwarcz, 1999. p.283.

Referências de jornais e periódicos

ASI en cronica. Milton Nascimento, Cada vez mas brasileño. ASI en Cronica, Buenos Aires, 05/04/1981. p.15. (Tradução do autor)

ÁVILA, Carlos. Todos os sons de Marco Antônio Guimarães e sua oficina instrumental UAKTI. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 04/07/1981. Capa Segundo Caderno.

CARVALHO, Ilmar. A nova música brasileira feita com tubos de PVC. Cia. Hansen Industrial, Joinville, Dezembro de 1981.

CICCACIO, Ana Maria. A arte de criar instrumentos. O Estado de São Paulo, São Paulo, 1, fevereiro, 1978.

GUIMARÃES, Marco Antônio. Todos os sons de Marco Antônio Guimarães e sua oficina instrumental UAKTI. Entrevista a Carlos Ávila, O Estado de Minas, Belo Horizonte, 4, julho, 1981. Capa Segundo Caderno.

GUIMARÃES, Marco Antônio. A nova música brasileira feita com tubos de PVC. Entrevista a Ilmar Carvalho, Cia. Hansen Industrial, Joinville, dezembro, 1981.

___________. Oficina Instrumental Uakti – O “design” espontâneo. Entrevista a Marcelo de Resende, Belo Horizonte, Revista Pampulha, dezembro, 1983.p.12-15.

___________. Minas não trabalha em silêncio. Entrevista a Ricardo Rodrigues, Manchete, Rio de Janeiro, março, 1989. p.74-77.

___________. Guru da world music vive no mato. Entrevista a Jotabê Medeiros, O Estado de São Paulo, São Paulo, 11, setembro, 1994. Capa Caderno 2.

___________. Villa-Lobos na batida de uma nota só. Entrevista a Vitória Neves, O Tempo, Belo Horizonte, 11, maio, 1997. Magazine, p.6.

___________. Uakti promove aula/show no Instituto Itaú. Entrevista a Jotabê Medeiros, O Estado de São Paulo, São Paulo, 11, julho, 1997. Caderno 2, D2.

___________. Uakti comemora 20 anos com CDs e prêmio. Entrevista a Israel do Vale. O Tempo, Belo Horizonte, 27, agosto, 1997. Magazine, p.04.

KOELLREUTTER, Hans-Joachim. Sobre o valor e o desvalor da obra de arte. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da USP, Setembro-Dezembro, 1999. p.276.

LANA, Fabiano. Oficina sonora em formato de CD. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 7, dezembro,1996. Caderno B, p.2.

LUTZEMBERGER, José. Gaia. Análise & Conjuntura. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1990.

MILLARCH, Aramis. A água, o vento e a natureza na música de Smetak, Uakti e Falcão. Estado do Paraná, Curitiba, 1981.

NASCIMENTO, Milton. Milton Nascimento, Cada vez mas brasileño. ASI en Cronica, Buenos Aires, 5, abril, 1981. p.15.

___________. Milton: A força de um som novo para a música de todo o mundo. Entrevista a Zuza Homem de Melo, O Estado de São Paulo, São Paulo, 7, novembro, 1985.

LUIZ, Milton. No tabuleiro de Bethânia tem... O Tempo, Belo Horizonte, 24, setembro, 2003.

NUNES, João. O som original do Uakti. Diário do Povo, Campinas, 10, agosto, 2000.

PAULO, João. Música absoluta. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 28, outubro, 2003.

PEIXOTO, Mariana. Música de invenção. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 24, março, 2004.

REIS, Sérgio Rodrigues. Uakti trilha novos caminhos. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 13/12/2009.

Referência de site

SMETAK, Walter. 2010). Walter Smetak. Site oficial. www.waltersmetak.com/index/acervo.php (Acesso em 1 de março, 2010).

Referências de discos

GLASS, Philip. Águas da Amazônia. Nova Iorque: POINT-Music, 1999. Texto do encarte, (Trad. Francisca Andrés).

SOUSA, Herbert de. 21. São Paulo, Brasil: Paradoxx, 1997

Downloads

Publicado

2011-01-10

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“O Grupo UAKTI: Três décadas De Música Instrumental E De Novos Instrumentos Musicais Acústicos”. 2011. Per Musi, nº 23 (janeiro): 1-15. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/42681.

Artigos Semelhantes

11-20 de 169

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.