A palavra em movimento

algumas perspectivas teóricas para a análise de canções no âmbito da música popular

Autores

  • Conrado Vito Rodrigues Falbo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Música popular, Canção, Performance

Resumo

O presente artigo apresenta as linhas gerais de algumas perspectivas teóricas que podem ser úteis para a análise de canções no âmbito da música popular. O eixo orientador das perspectivas teóricas aqui apresentadas é a abordagem da canção a partir da performance da palavra cantada, ou seja, o conjunto de interações que se estabelece entre o corpo do intérprete, notadamente sua voz, e o público no momento em que ocorre a performance da canção, seja esta performance presencial ou mediatizada. Partimos das ideias de Paul ZUMTHOR (1993; 2005; 2007) sobre performance e vocalidade procurando estabelecer um diálogo interdisciplinar com outros campos do pensamento estético, sobretudo os estudos literários, as artes cênicas e os estudos da performance.

Biografia do Autor

  • Conrado Vito Rodrigues Falbo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Mestre em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atua profissionalmente como músico (violonista), professor e escritor, além de preparador vocal de atores. Seus principais focos de pesquisa acadêmica e criação artística são: performance, corpo e vocalidade; intersemiose (relações entre poesia, música e artes cênicas); e música popular. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sobre as dimensões performáticas da poesia brasileira desde o modernismo.

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Publicado

2010-07-05

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A Palavra Em Movimento: Algumas Perspectivas teóricas Para a análise De canções No âmbito Da Música Popular”. 2010. Per Musi, nº 22 (julho): 1-14. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/45185.