Por uma trama metodológica para análises de condutas vocais no canto popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.45894

Palavras-chave:

canto popular, metodologia, semiótica da canção, qualidades emotivas da voz

Resumo

Apresentamos neste artigo um alinhavo metodológico que une ferramentas capazes de agenciar entendimentos quanto às escolhas e intenções interpretativas em Canto Popular, além de perceber resultantes semânticas advindas de procedimentos vocais e da relação destes com outros elementos da canção.  A metodologia abrange aspectos fisiológicos, acústicos, estéticos, semióticos e musicais. Para isso, acionamos os conceitos e procedimentos da semiótica da canção, das qualidades emotivas da voz, o entendimento sobre momento musical e unidade sonora. Por fim, aplicamos a proposta, que será experimentada por meio da análise de interpretações distintas de uma mesma canção, e analisamos a construção do gesto interpretativo e dos sentidos que emergem das relações que se desdobram na trama cancional das obras.

Biografia do Autor

  • Ricardo Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Ricardo Lima (Frei) é professor adjunto da Escola de Música da UFRN, responsável pelas disciplinas de Canto Popular e História e Literatura da Canção Popular. Líder dos grupos de pesquisa Nheengaratã (UFRN) e Vox Mundi (Unicamp) dedicados aos estudos da voz na Canção Popular. Docente credenciado no PPG da Escola de Música da UFRN na linha Processos e Dimensões da Formação Artística.  Doutorou-se em Música pelo Instituto de Artes da Unicamp. Sua tese “Actâncias Vocais: por uma cartografia gestual do canto popular brasileiro contemporâneo”  aborda o gesto interpretativo de cantores da nova geração da Música Popular Brasileira e está em fase de publicação pela Editora da UFRN. Seu mestrado foi defendido no PPG em História da UFMG, sob orientação da Dra. Heloísa Starling, com a dissertação “Ary Barroso e Edu Lobo: a exaltação de um povo nos ponteios do cancioneiro popular”. Graduou-se em Comunicação Social com formação complementar em Ciências Sociais também pela UFMG. Exerce o magistério superior há 16 anos. Atua em disciplinas de Canto Popular, Semiótica da Canção e da Voz, Música e Cultura, Fisiologia da Voz, Música e Empreendedorismo, Laboratório de Performance, dentre outras. Atualmente pesquisa os traços suprassegmentais da voz cantada e suas indicialidades. É cantor, compositor, poeta e audioartista com três álbuns gravados, trilha sonora de espetáculo e paisagens sonoras publicadas.

  • Regina Machado, Universidade Estadual de Campinas

    Regina Machado é cantora, compositora e violonista, Livre Docente em Práticas Interpretativas pelo Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Possui 5 cds/ep lançados (“Sobre a Paixão” (2000), “Pulsar” (2004), “agora o céu vai ficando claro” (2010), “Multiplicar-se única- canções de Tom Zé” (2015) e “Enquanto o tempo para” (2022)). Vencedora do Prêmio Profissionais da Música 2023, na categoria Professor Universitário de Canto, cuja cerimônia de premiação ocorreu em Brasilia entre os dias 1 a 4 de junho de 2023. Em 20 de maio apresentou-se como convidada na Ocupação Consuelo de Paula no Teatro Maria Dudé (SP), com o show “Pássaro Futuro” contendo as canções compostas por ambas durante a pandemia. Entre os dias 17 a 28 de março de 2023 gravou com Déa Trancoso, na cidade de Belo Horizonte, atravéz de edital da prefeitura local, disco reunindo as composições resultantes da parceria das duas artistas e que contou com as participações de Luiza Brina, Consuelo de Paula, Sonia Guimarães e Ná Ozzetti. O disco, intitulado Canções Guardadas nas Dobras do Tempo, está em fase de finalização e será lançado em setembro de 2023. Em 27 de abril de 2023 apresentou-se no Teatro de Arena da Unicamp, com seus alunos da modalidade Voz Popular, da graduação em Música, acompanhados pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, com regência de Cinthia Alireti no concerto Universo Caymmi. Em 2022 teve publicado o capítulo Facing Covid-19 during the Bolsonaro Regime and the Aldir Blanc Emergency Bill, escrito em conjunto com a etnomusicóloga Suzel Ann Reily para o livro Sounds of Pandemic (Routeldge); e o artigo Em busca da sonoridade no contexto da música popular escrito com Luisa Meirelles e Jonatas Manzolli para a Revista Vortex.

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Publicado

2025-12-24 — Atualizado em 2023-07-24

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Por Uma Trama metodológica Para análises De Condutas Vocais No Canto Popular”. 2023. Per Musi 24 (julho): 01-26. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.45894.