Partes para percussão solo em Antinomies I de Rogério Duprat
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48632Palavras-chave:
Antinomies I, Rogério Duprat, Partituras gráficas, Percussão múltipla, Notação para percussãoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as partes de percussão solo de Antinomies I, escrita para orquestra de câmara pelo compositor brasileiro Rogério Duprat (1932–2006) em 1962. O compositor usa a indeterminação da partitura, caracterizada pela notação gráfica, para conduzir a orquestra a um paradigma não convencional de criação sonora. A análise centra-se na gama de escolhas do percussionista, a fim de compreender como elas afetam os elementos macro e microestruturais da obra. Há uma margem considerável para escolhas na parte de percussão de Antinomias I, que requer o uso de “multipercussão”. Oito das trinta e duas estruturas circulares que formam a partitura são solos de percussão. É um número significativo, superior ao de qualquer outro instrumentista individual da orquestra de câmara. Esses círculos formam um grupo heterogêneo com diferentes graus de indeterminação cuja análise revela o processo interpretativo de uma partitura gráfica em sons de percussão.
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