Catita na leadsheet de K-Ximbinho e na interpretação de Zé Bodega
aspectos da hibridação entre o choro e o jazz
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55306Palavras-chave:
K-Ximbinho, Zé Bodega, música brasileña, choro, jazz, hibridación musical, transcripciónResumo
Estudo sobre a hibridação entre o choro e o jazz a partir de análise da leadsheet de Catita do potiguar K-Ximbinho (compositor, maestro, clarinetista e saxofonista; 1917-1980) e da gravação desta obra pelo pernambucano Zé Bodega (saxofonista e clarinetista; 1923-2003). A ocorrência simultânea de paradigmas musicais estilisticamente distintos, identificados a partir de referenciais teóricos do choro (ALMEIDA, 1999; SANTOS, 2001) e do jazz (GRIDLEY, 1987; HENRY, 1981) confirma uma tendência comum na música brasileira e é observada tanto no nível composicional (aspectos formais, harmônicos, escalares, melódicos e rítmicos) quanto interpretativo (ornamentação, realização rítmica e de articulações, vibrato, timbre, efeitos instrumentais e influência estilística
de outros instrumentistas). Em Catita, esta hibridação ocorre ao nível das macro e microestruturas sem que, necessariamente, um novo gênero musical seja criado. Inclui uma edição harmônica e melodicamente revisada da leadsheet anteriormente publicada pela Vitale (K-XIMBINHO, 1977) e uma transcrição de Bernardo Fabris do tema e solo improvisado de Zé Bodega, a partir da audição de sua gravação no histórico disco Saudades de um clarinete (K-XIMBINHO, 1980).
Referências
ALMEIDA, Alexandre Zamith (1999). Verde e amarelo em preto e branco: as impressões do choro no piano brasileiro. Campinas: Instituto de Artes, Universidade de Campinas. Dissertação (Mestrado em Música).
ALBIN, Cravo (2006). Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Disponível em http://www.dicionariompb.com.br. Acesso em 02 de abril, 2006.
CLIQUEMUSIC.UOL.COM.BR. (2006). Disponível em http://cliquemusic.uol.com.br. Acesso em 02 de abril, 2006.
BRASIL M. G., Alexandre (2003). Introdução à poética do contrabaixo no choro: o fazer do músico popular entre o quere e o dever. 180p. Rio de Janeiro: Centro de Letras e Artes, Universidade do Rio de Janeiro, 2003.
Dissertação (Mestrado em Música),
DELAMONT, Gordon (1965). Modern arranging technique: a comprehensive approach to arranging and orchestration for the contemporary stage band, dance band, and studio orchestra. New York, EUA: Kendor Music. 239p.
GRIDLEY, Mark C. (1987). Jazz styles: history and analysis. Englewood Cliffs New Jersey, EUA: Prentice Hall. 446p.
HENRY, Robert E. (1981). The jazz ensemble a guide to technique. Englewood Cliffs, New Jersey, EUA: PrenticeHall. 117p.
K-XIMBINHO. Catita (1977). São Paulo: Irmãos Vitale (leadsheet).
K-XIMBINHO. Entrevista a Paulo Moura (1980). In: Saudades de um clarinete. (LP de vinil 33 rpm, contracapa).
K-XIMBINHO (s.d.). Saudades de um clarinete. K-Ximbinho: composição, regência e clarinete. São Paulo: Estúdio Eldorado (LP de vinil 33 rpm).
K-XIMBINHO (s.d.). Saudades de um clarinete. K-Ximbinho: composição, regência e clarinete. São Paulo: Gravadora Eldorado (CD digital estéreo).
LIEBMAN, David (1992). Developing the saxophone tecnique. (s.l.): (s.e.).
SÁ, Paulo (2000). O improviso no choro. Pesquisa e Música. v.5, n.1. Rio de Janeiro: Conservatório Brasileiro de Música.
SANTOS, Rafael dos (2001). Análise e considerações sobre a execução dos choros Canhoto e Manhosamente de Radamés Gnattali, Per Musi. Belo Horizonte, v.3, p.5-16.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






