Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

ALERTA PARA SUBMISSÃO

Prezados (as) autores (as),

Em virtude do alto fluxo de envios, informamos que estão suspensas as submissões de artigos para a Sessão General Topics até a data de 01/03/2026.

As submissões para a Sessão Temática Hermeto Pascoal: 90 anos de Sons seguem normalmente até a data de 28/02/2026

___________________________________________________________________________________________________________

A Per Musi engloba as principais subáreas do saber musical: análise, musicologia, performance, composição, educação musical, musicoterapia, música eletroacústica, computadorizada etc., além de suas abordagens interdisciplinares.

São aceitos: Artigos, Resenhas, Traduções, Partituras e Entrevistas. Todos os trabalhos devem ser inéditos e pelo menos um dos autores deve possuir o grau de Doutor. Para submissões de entrevistas, o/a entrevistado/a deve ser obrigatoriamente incluído como co-autor.

Prezados autores que submetem artigos e outros textos à revista Per Musi:

Instruções para Autores

  1. Submissão

Autores devem registrar-se e enviar seus artigos através do link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/user/register

O artigo deve ser original, ou seja, inédito em qualquer circunstância.

O autor deve possuir título de doutorado.

No processo de submissão, informamos que o número ORCID de cada autor será solicitado, sendo obrigatório para os trabalhos aprovados.

Antes de finalizar a submissão, o autor deve se certificar de preencher TODOS os Metadados, bem como TODAS as informações sobre os autores nas três línguas da revista. Verifique se todos os dados foram corretamente preenchidos, incluindo as referências do texto. Não será possível editar os Metadados após a finalização da submissão.

Embora o inglês seja a língua preferencial, artigos em português e espanhol também são aceitos para submissão. Recomendamos fortemente falantes não nativos a buscar revisão profissional caso o artigo esteja em inglês. 

No caso de coautoria, ao menos um dos co-autores deve possuir título de Doutorado (artigos excepcionais de autores com apenas  o título de Mestre  poderão ser considerados). Para submissões de entrevistas, o entrevistado deve ser incluído como coautor.

O Per Musi abrange as principais subáreas da música: análise, musicologia, performance, composição, educação musical, musicoterapia, música computacional, etc., e suas interfaces interdisciplinares.

Os Templates da Per Musidisponibilizados abaixo, devem ser rigorosamente obedecidos ao submeter o trabalho para o processo editorial. Trabalhos que não sigam os padrões estabelecidos serão rejeitados e deverão passar por nova submissão. Você pode usar este modelo para copiar cada parte do seu trabalho a partir do seu arquivo original (título, autor(es), instituição, e-mail, resumo, palavras-chave, número e título das seções, número e título das subseções, parágrafos do texto, figuras, legendas, referências, notas de rodapé, etc.) e colar no espaço correspondente do modelo (ou destacar cada parte e usar a caixa correspondente no menu "Estilos" do modelo).

  1. Template artigo (word) Template artigo (pdf)
  2. Template partitura (word) / Template partitura (pdf)
  3. Template entrevista (word) / Template entrevista (pdf)
  4. Template resenha (word) / Template resenha (PDF)
  5. Template tradução (word) / Template tradução (PDF)

As informações a seguir devem estar nos três idiomas da revista e são obrigatórias no ato da submissão para todos os autores, sob pena de rejeição da submissão.

  • Nome do autor como deseja ser publicado
  • ORCID
  • Instituição, departamento, cidade, estado e país
  • Email (do primeiro autor)
  • Currículo Lattes ou sítio da web
  • Mini-biografia.
  • Descritores (palavras-chave)
  • Referências do texto
  • Resumo (até 150 palavras)

Os trabalhos submetidos devem incluir:

  • Resumo (máximo 150 palavras);
  • Descritores: Máximo de cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula, com letra maiúscula apenas na primeira palavra, salvo nomes próprios, por exemplo: Ritmo e solfejo; Arranjo; Harmonia; Música popular; Ian Guest.
  • Texto no MS Word com lista de referências (seguindo as normas da Music Education Research);
  • Exemplos musicais (.pdf ou .jpg) e figuras (.jpg) devem ser menores que 1MB em tamanho;
  • A autoria dos trabalhos deve ser incluída no Template submetido para avaliação.
  • Os artigos devem ter entre 6.000 e 12.000 palavras (sem contar as notas e referências).
  • O template de Partitura não deve ultrapassar 2.500 palavras (sem contar as notas e referências).
  1. Preparação do texto
  • Formatação: Usar Calibri tamanho 19 para o título, tamanho 16 para título traduzido, tamanho 10 para o Resumo e tamanho 12 para o texto. Espaço automatizado de linha após cada paragrafo.
  • Espaçamento: Sugerimos seguir o Template. Espaçamento de texto: 0pt antes, 10pt depois e Múltiplo em 1,15. Adicionar espaço após cada parágrafo, sem recuo. O texto deve estar justificado, incluindo as referências. Espaçamento para notas de rodapé: 0pt antes, 0pt depois, Simples.
  • Títulos de obras: Títulos genéricos deverão estar em itálico.
  • Nome de notas musicais:Bemóis, sustenidos e naturais (bequadros) podem ser indicados por símbolos ou por extenso (C-sustenido, D-bemol, ou B-natural).
  • Citações: Use Calibri tamanho 12 para citações, com recuo 3,0.
  • Exemplos musicais, tabelas, figuras, diagramas e outros materiaisdevem ser incluídos no documento original e, também, em outro documento separado com uma breve legenda descritiva (aconselha-se que não ultrapasse uma linha). Todas as figuras devem possuir referência e/ou fonte.
  • Referências: Devem estar de acordo com as normas da Music Education Research.Aplicativos de bibliografia automática podem ser usados com esse formato.
  1. Avaliação do manuscrito

Os trabalhos submetidos para publicação são avaliados no sistema de avaliação aberta. É considerado aceito o trabalho aprovado por dois pareceristas. No caso de conflito entre os avaliadores, o Editor poderá intervir e enviar o texto a um terceiro parecerista. O(s) autor(es) do trabalho aceito para publicação automaticamente transfere(m) todos os direitos de publicação para a Per Musi.  O primeiro autor é responsável pelo conteúdo a ser publicado, pela informação de sua originalidade, por ser inédito e por assegurar que os demais autores do mesmo tenham conhecimento do conteúdo aprovado e de sua cessão de direitos de publicação. As etapas de avaliação são:

  1. SUBMISSÃO: Avaliação de formato da submissão (desk review) e análise de plágio através de softwares anti-plágio (realizado pela Biblioteca Flausino Vale da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil); Atribuição de editor-associado ou editor-convidado.
  2. AVALIAÇÃO: Atribuição e avaliação por parceria aberta, na qual autores e avaliadores são identificados para estabelecer um processo avaliativo dialético e construtivo. Ao aceitar o convite, os pareceristas declaram não possuir conflitos de interesse com os autores. Sempre são indicados dois pareceristas, com a possibilidade de convocação de um terceiro avaliador caso haja necessidade de desempate.
  3. EDIÇÃO DE TEXTO: Após aprovação, é feita a edição de texto que inclui participação ativa dos autores sobre a discussão dos resultados e possíveis correções indicadas pelos pareceres, quer sejam de ordem normativa, ortográfica, de conteúdo, gramatical e/ou estética com vistas à melhoria do trabalho a ser publicado.
  4. EDITORAÇÃO. Discussão final com os autores a fim de produzir o documento para publicação (revisão e aprovação).
  1. Preprint

Encorajamos os autores a publicarem o seu trabalho em plataformas e/ou bases de dados da web em formato 'preprint' ou 'working paper' antes e durante o processo de revisão e publicação, uma vez que essas ações podem conduzir a intercâmbios produtivos e a uma divulgação mais rápida e mais ampla do trabalho publicado. Sugerimos como referência a SciELO Preprints

As idéias expressas em cada artigo não refletem a opinião do Editor, da Comissão Editorial ou do Conselho Científico.

          5. Erratas e Correções

Casos de erros ou falhas que não configurem má conduta, serão corrigidos por meio de errata. A Per Musi garante a publicação de erratas, correções ou retratações observando o “Guia para o registro, marcação e publicação de errata” do SciELO: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_errata.pdf

Artigos

Artigos completos de pesquisa com contribuição relevante para o campo da música e suas interfaces. Os autores ou pelo menos um coautor devem possuir doutorado. 

Fazer uma nova submissão para a seção Artigos em Português/Espanhol.

Artigos em Português/Espanhol

Artigos nas línguas Portuguesa e Espanhola, incluindo Título, Resumo e Palavras-chave em Inglês.

Resenhas de Livros

Resenha de livros e outros materiais relevantes para o campo da música.

Partituras Musicais

Partituras musicais relacionadas aos artigos na mesma edição.

Entrevistas

Entrevistas relevantes com informações e contribuições significativas para o campo da música e suas interfaces.

Sessão Temática 'Hermeto Pascoal – 90 anos de Sons'

A Per Musi tem o prazer de anunciar a Sessão Temática 'Hermeto Pascoal – 90 anos de Sons', em homenagem ao legado sonoro e inventivo deste artista ímpar da música brasileira. Nascido em 22 de junho de 1936, em Lagoa da Canoa, Alagoas, Hermeto Pascoal construiu uma trajetória musical profundamente original, marcada pela experimentação, pela liberdade criativa e por uma notável contribuição à linguagem musical contemporânea. Completando 90 anos em 2026, continua em plena atividade e sua obra é fonte inesgotável de estudo, inspiração e desafio para músicos e pesquisadores. Espera-se receber artigos, resenhas, entrevistas, traduções e/ou partituras que explorem múltiplos aspectos da obra de Hermeto Pascoal a partir de perspectivas como a musicologia histórica, análise musical, composição, instrumentação, práticas de performance, técnicas estendidas, improvisação, gêneros e canções, além de estudos de caso sobre obras, arranjos ou gravações específicas — incluindo investigações sobre a "música dos ferros" e a "música da aura", entre outros aspectos de sua produção singular. Ao mesmo tempo, esta chamada propõe abordagens das múltiplas modalidades criativas de Hermeto Pascoal como músico solista, em grupo, ao vivo ou em estúdio, em turnês, como líder, sideman, compositor, arranjador e inovador da escrita musical, das formas de utilização do corpo, dos gestos, da voz, de desenhos, de meios audiovisuais etc.

Editores Convidados: Prof. Dr. Fausto Borém (PPGM/UFMG) e Prof. Dr. Fabiano Araújo Costa (PPGA/eMMa/UFES)

Prazo para submissão: 28 de fevereiro de 2026

Publicação da Sessão: janeiro de 2026

Diretrizes para autores: As submissões devem seguir rigorosamente as normas da Per Musi, disponíveis no link https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/about/submissions

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail fornecidos no site da Per Musi serão usados, exclusivamente, para os fins declarados pelo periódico e não serão disponibilizados para nenhum outro fim ou para terceiros.