Impromptu de Leopoldo Miguez
el renacimiento de una obra histórica del repertorio brasileño para contrabajo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55575Palabras clave:
Leopoldo Miguez, Impromptu, música brasileña, composición musical, performance musical, musicología históricaResumen
Estudio que integra aspectos musicológicos, compositivos y de interpretación sobre la obra Impromptu para contrabajo y piano (1898) de Leopoldo Miguez, cuya probable parte de piano nunca ha sido encontrada. Aborda el contexto histórico del contrabajo en Brasil en la segunda mitad del siglo XIX en Río de Janeiro (instrumentistas, profesores, compositores y obras solísticas originales), el proceso de restauración de la parte del contrabajo de Impromptu a partir de tres manuscritos identificados como M1, M2 y M3, y la composición de una nueva parte de piano de Impromptu a través de la realización del IV CICC – Concurso Internacional de Composición para Contrabajo en 2005.
Referencias
ARZOLLA, Antônio R. C. dal P. Uma abordagem analítico-interpretativa do Concerto 1990 para Contrabaixo e Orquestra de Ernst Mahle. Rio de Janeiro: UNIRIO, 1996. (Dissertação, Mestrado em Música).
BILLÈ, Isaia. Gli Strumenti Ad Arco e i Loro Cultori. Roma: Ausonia, 1928.
BORÉM, Fausto. 250 anos de música brasileira no contrabaixo solista: aspectos idiomáticos da transcrição musical. ANAIS DO XII ENCONTROANUAL DAANPPOM-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM MÚSICA. Ed. Oscar Dourado. Salvador, 2000. (CD ROM, 8p.).
______. Henrique Oswald´s Sonata Op.21: an edition and transcription for double bass and piano. Athens, EUA: University of Georgia, EUA, 1993 (Tese de Doutorado, Música)
______. Leopoldo Miguez´s Impromptu for double bass and piano: about the music. Double Bassist. Londres, v.32, Spring, 2005. p.38-48.
______. Lucípherez de Eduardo Bértola: a colaboração compositor-performer e o desenvolvimento da escrita idiomática do contrabaixo. Opus. v.5. Rio de janeiro, agosto, 1998. p.48-75.
______. O estilo musical de Eduardo Bértola em Lucípherez e outras obras: elementos históricos, psicológicos e analíticos. Em Pauta. V.14, n.2, jun. Porto Alegre: UFRGS, 2003. p.85-116.
______. Perfect partners [: a performer-composer collaboration in Andersen Viana´s Double bass Sonata]. Double Bassist. London, England. Spring 1999, n.8, p.18-21.
______.Prelúdio Op.14 N.4 de André Dolabella: integração entre o processo composicional e a escrita idiomática para contrabaixo. ANAIS DO XIII ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM MÚSICA. Ed. Fernando Iazetta. Belo Horizonte, 2001a. (CD ROM, 5p.).
______.Umadidáticada invenção: arelaçãotexto-músicae aspectosdeperformanceem uma obrade câmaraparavoz, contrabaixo e piano.ANAIS DO XIII ENCONTRO ANUAL DAANPPOM-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM MÚSICA. Ed. Fernando Iazetta. Belo Horizonte, 2001b. (CD ROM, 6p.).
BOTTESINI, Giovanni. Concerto No.2 in h-Moll. Ed. Rudolf Malaric. Viena: Ludwig Doblinger, 1969.
______.Complete method for the contre-basse (double bass). Trad. F. Clayton. Londres: Riviere et Hawkes Ricordi, 1870.
CARNEIRO, Luciano. Ernst Widmer´s Concerto for Double Bass: compositional aspects and an arrangement for double bass and chamber ensemble. Iowa City, EUA: University of Iowa, 1999. (Tese, Doutorado em Música).
CERNICCHIARO, Vicenzo. Storia della musica nel Brasile dai tempi coloniali sino ai nostri giorni (1549-1925). Milano: Fratelli Riccioni, 1926.
CORDEIRO, João Rodrigues. Fantasia para Contrabaixo (1869). Ed. Sérgio Dias. Juiz de Fora: Ed. eletrônica do editor, 2000.
CUNHA, Marcelo de Magalhães. A Sonata para Contrabaixo e Piano de Andersen Viana: aspectos idiomáticos, interpretativos e editoriais. Belo Horizonte: UniRio, 2000 (Dissertação, Mestrado em Música).
DOURADO, Henrique Autran. O arco dos instrumentos de cordas. São Paulo: Edicon, 1998.
KARR, Gary. Contest. E-mail de , para em 18 de novembro, 2004.
LANNA, Oiliam. Seus resultados do IV CICC como presente. E-mail de para em 22 de dezembro, 2004.
LEWIS, Harmon. Contest. E-mail de , para em 18 de novembro, 2004.
MARCONDES, Marcos Antônio (ed.). Enciclopédia da Música Brasileira Erudita, Folclórica e Popular. São Paulo: Art, 1977.
MIGUEZ, Leopoldo. Impromptu M1. Cópia de manuscrito depositado na Biblioteca da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro: manuscrito, (s.d.)
______. Impromptu M2. Cópia de manuscrito depositado na Biblioteca da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro: manuscrito, (s.d.)
______. Impromptu M3. Cópia de manuscrito depositado na Biblioteca da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro: manuscrito, (s.d.)
______. Impromptu for double bass and piano. Ed. Fausto Borém. Parte de piano de Roberto Macedo Ribeiro. Belo Horizonte: Musa Brasilis, 2005.
MOTTA, Alexandre Negreiros. Perspectivas pedagógicas para a iniciação ao contrabaixo no Brasil. Goiânia: UFG, 2003 (Dissertação, Mestrado em Música).
NASCIMENTO, Paulo André de Souza. Dança Nordestina de Santino Parpinelli: aspectos históricos, analíticos e interpretativos. Belo Horizonte: UFMG, 2005. (Dissertação, Mestrado em Música).
NEHER, Patrick. Composition Contest?. E-mail de para em 21 de dezembro, 2004.
OSBORNE, Tony. Composition competition. E-mail de para em 6 de novembro, 2004.
PRADO, Almeida. Carta de Almeida Prado a Fausto Borém. Campinas: manuscrito, 12 de novembro, 2004.
PROTO, Frank. Composition competition. E-mail de para em 12 de novembro, 2004.
RAMSIER, Paul. Review of piano parts. E-mail de para em 15 de dezembro, 2004.
RAY, Sônia. Brazilian classical music for the double bass: an overview of the instrument, the major popular music influences within the repertoire and a thematic catalogue. Iowa City: University of Iowa, 1998. (Tese, Doutorado em Música).
______. Catálogo de obras brasileiras eruditas para contrabaixo. Apres. Maria de Lurdes Sekeff. São Paulo: Annablume,
RESENDE, Maria da Conceição. A música na história de Minas colonial. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989.
RIBEIRO, Roberto Macedo. 4th CICC results / Resultados do IV CICC. E-mail de para em 9 de janeiro, 2005.
______. Re: Caligrafia de Miguez em Impromptu: M1 ou M2? E-mail de para em 01 de julho, 2005.
RODRIGUES, Ricardo. Canção e Dança para contrabaixo e piano de Radamés Ganattali: aspectos históricos, estudo analítico e edição. Belo Horizonte: UFMG, 2003. (Dissertação, Mestrado em Música).
SANTORO, Sandrino. E-mail, CDs, Miguez. E-mail de Sandrino Santoro a Fausto Borém Sunday, April 10, 2005, 4:25 p.m.
SANTOS, Fernando. O Primeiro Movimento do Concerto dos Pampas Sul de Rufo Herrera: aspectos históricos, elementos composicionais e analítico-interpretativos do contrabaixo. Belo Horizonte: UFMG, 2005. (Artigo de Mestrado, Mestrado em Música).
SANTOS, Iza Queiroz. Origem e evolução da música em Portugal e sua influência no Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1942, p.248.
SANTOS, Rafael dos. Double bass composition contest confirmation. E-mail de para em 27 de novembro, 2004.
TARLTON, Neil. Music reviews. Double Bassist. Londres, v.8. Spring, 1999, p.77.
VIEIRA, Ernesto. Dicionário dos músicos portugueses. v1. Lisboa: Mattos Moreira & Pinheiro, 1990.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2005 Per Musi

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Excepto cuando se indique lo contrario, el contenido de este sitio está sujeto a una Licencia Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






