Impromptu de Leopoldo Miguez
o renascimento de uma obra histórica do repertório brasileiro para contrabaixo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55575Palavras-chave:
Leopoldo Miguez, Impromptu, música brasileira, composição musical, performance musical, musicologia históricaResumo
Estudo que integra aspectos musicológicos, composicionais e de performance sobre a obra Impromptu para contrabaixo e piano (1898) de Leopoldo Miguez, e cuja provável parte de piano nunca foi enconrada.Aborda o contexto histórico do contrabaixo no Brasil na segunda metade do século XIX no Rio de Janeiro (instumentistas, professores, compositores e obras solísticas originais), o processo de restauração da parte do contrabaixo de Impromptu a partir de três manuscritos identificados como M1, M2 e M3 e a composição de uma nova parte de piano de Impromptu por meio da realização do IV CICC – Concurso Internacional de Composição para Contrabaixo em 2005.
Referências
ARZOLLA, Antônio R. C. dal P. Uma abordagem analítico-interpretativa do Concerto 1990 para Contrabaixo e Orquestra de Ernst Mahle. Rio de Janeiro: UNIRIO, 1996. (Dissertação, Mestrado em Música).
BILLÈ, Isaia. Gli Strumenti Ad Arco e i Loro Cultori. Roma: Ausonia, 1928.
BORÉM, Fausto. 250 anos de música brasileira no contrabaixo solista: aspectos idiomáticos da transcrição musical. ANAIS DO XII ENCONTROANUAL DAANPPOM-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM MÚSICA. Ed. Oscar Dourado. Salvador, 2000. (CD ROM, 8p.).
______. Henrique Oswald´s Sonata Op.21: an edition and transcription for double bass and piano. Athens, EUA: University of Georgia, EUA, 1993 (Tese de Doutorado, Música)
______. Leopoldo Miguez´s Impromptu for double bass and piano: about the music. Double Bassist. Londres, v.32, Spring, 2005. p.38-48.
______. Lucípherez de Eduardo Bértola: a colaboração compositor-performer e o desenvolvimento da escrita idiomática do contrabaixo. Opus. v.5. Rio de janeiro, agosto, 1998. p.48-75.
______. O estilo musical de Eduardo Bértola em Lucípherez e outras obras: elementos históricos, psicológicos e analíticos. Em Pauta. V.14, n.2, jun. Porto Alegre: UFRGS, 2003. p.85-116.
______. Perfect partners [: a performer-composer collaboration in Andersen Viana´s Double bass Sonata]. Double Bassist. London, England. Spring 1999, n.8, p.18-21.
______.Prelúdio Op.14 N.4 de André Dolabella: integração entre o processo composicional e a escrita idiomática para contrabaixo. ANAIS DO XIII ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM MÚSICA. Ed. Fernando Iazetta. Belo Horizonte, 2001a. (CD ROM, 5p.).
______.Umadidáticada invenção: arelaçãotexto-músicae aspectosdeperformanceem uma obrade câmaraparavoz, contrabaixo e piano.ANAIS DO XIII ENCONTRO ANUAL DAANPPOM-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM MÚSICA. Ed. Fernando Iazetta. Belo Horizonte, 2001b. (CD ROM, 6p.).
BOTTESINI, Giovanni. Concerto No.2 in h-Moll. Ed. Rudolf Malaric. Viena: Ludwig Doblinger, 1969.
______.Complete method for the contre-basse (double bass). Trad. F. Clayton. Londres: Riviere et Hawkes Ricordi, 1870.
CARNEIRO, Luciano. Ernst Widmer´s Concerto for Double Bass: compositional aspects and an arrangement for double bass and chamber ensemble. Iowa City, EUA: University of Iowa, 1999. (Tese, Doutorado em Música).
CERNICCHIARO, Vicenzo. Storia della musica nel Brasile dai tempi coloniali sino ai nostri giorni (1549-1925). Milano: Fratelli Riccioni, 1926.
CORDEIRO, João Rodrigues. Fantasia para Contrabaixo (1869). Ed. Sérgio Dias. Juiz de Fora: Ed. eletrônica do editor, 2000.
CUNHA, Marcelo de Magalhães. A Sonata para Contrabaixo e Piano de Andersen Viana: aspectos idiomáticos, interpretativos e editoriais. Belo Horizonte: UniRio, 2000 (Dissertação, Mestrado em Música).
DOURADO, Henrique Autran. O arco dos instrumentos de cordas. São Paulo: Edicon, 1998.
KARR, Gary. Contest. E-mail de , para em 18 de novembro, 2004.
LANNA, Oiliam. Seus resultados do IV CICC como presente. E-mail de para em 22 de dezembro, 2004.
LEWIS, Harmon. Contest. E-mail de , para em 18 de novembro, 2004.
MARCONDES, Marcos Antônio (ed.). Enciclopédia da Música Brasileira Erudita, Folclórica e Popular. São Paulo: Art, 1977.
MIGUEZ, Leopoldo. Impromptu M1. Cópia de manuscrito depositado na Biblioteca da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro: manuscrito, (s.d.)
______. Impromptu M2. Cópia de manuscrito depositado na Biblioteca da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro: manuscrito, (s.d.)
______. Impromptu M3. Cópia de manuscrito depositado na Biblioteca da Escola de Música da UFRJ. Rio de Janeiro: manuscrito, (s.d.)
______. Impromptu for double bass and piano. Ed. Fausto Borém. Parte de piano de Roberto Macedo Ribeiro. Belo Horizonte: Musa Brasilis, 2005.
MOTTA, Alexandre Negreiros. Perspectivas pedagógicas para a iniciação ao contrabaixo no Brasil. Goiânia: UFG, 2003 (Dissertação, Mestrado em Música).
NASCIMENTO, Paulo André de Souza. Dança Nordestina de Santino Parpinelli: aspectos históricos, analíticos e interpretativos. Belo Horizonte: UFMG, 2005. (Dissertação, Mestrado em Música).
NEHER, Patrick. Composition Contest?. E-mail de para em 21 de dezembro, 2004.
OSBORNE, Tony. Composition competition. E-mail de para em 6 de novembro, 2004.
PRADO, Almeida. Carta de Almeida Prado a Fausto Borém. Campinas: manuscrito, 12 de novembro, 2004.
PROTO, Frank. Composition competition. E-mail de para em 12 de novembro, 2004.
RAMSIER, Paul. Review of piano parts. E-mail de para em 15 de dezembro, 2004.
RAY, Sônia. Brazilian classical music for the double bass: an overview of the instrument, the major popular music influences within the repertoire and a thematic catalogue. Iowa City: University of Iowa, 1998. (Tese, Doutorado em Música).
______. Catálogo de obras brasileiras eruditas para contrabaixo. Apres. Maria de Lurdes Sekeff. São Paulo: Annablume,
RESENDE, Maria da Conceição. A música na história de Minas colonial. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989.
RIBEIRO, Roberto Macedo. 4th CICC results / Resultados do IV CICC. E-mail de para em 9 de janeiro, 2005.
______. Re: Caligrafia de Miguez em Impromptu: M1 ou M2? E-mail de para em 01 de julho, 2005.
RODRIGUES, Ricardo. Canção e Dança para contrabaixo e piano de Radamés Ganattali: aspectos históricos, estudo analítico e edição. Belo Horizonte: UFMG, 2003. (Dissertação, Mestrado em Música).
SANTORO, Sandrino. E-mail, CDs, Miguez. E-mail de Sandrino Santoro a Fausto Borém Sunday, April 10, 2005, 4:25 p.m.
SANTOS, Fernando. O Primeiro Movimento do Concerto dos Pampas Sul de Rufo Herrera: aspectos históricos, elementos composicionais e analítico-interpretativos do contrabaixo. Belo Horizonte: UFMG, 2005. (Artigo de Mestrado, Mestrado em Música).
SANTOS, Iza Queiroz. Origem e evolução da música em Portugal e sua influência no Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1942, p.248.
SANTOS, Rafael dos. Double bass composition contest confirmation. E-mail de para em 27 de novembro, 2004.
TARLTON, Neil. Music reviews. Double Bassist. Londres, v.8. Spring, 1999, p.77.
VIEIRA, Ernesto. Dicionário dos músicos portugueses. v1. Lisboa: Mattos Moreira & Pinheiro, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






