A Problematização do Formador de Professores de Química no Estudo da Abordagem Temática: uma Análise Constituinte de um Processo de Comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u10991128

Palavras-chave:

Ensino de Química, formação de Professores, Paulo Freire

Resumo

O estudo da abordagem temática, sustentada no referencial teórico de Paulo Freire, no âmbito da formação de professores tem sido objeto de investigações em Ensino de Ciências. Notoriamente, parte dessas investigações tem tomado como sujeitos de pesquisa docentes da Educação Básica ou estudantes de licenciatura. O presente trabalho investigou como se caracterizou a problematização promovida por um formador durante o desenvolvimento de uma proposta de abordagem temática fundamentada nas contribuições de Paulo Freire no contexto de um estágio curricular supervisionado na componente curricular Química no Ensino Médio. Um diário virtual coletivo foi elaborado e analisado por duas licenciandas e pelo formador durante o estágio supervisionado. O exame foi orientado pelos procedimentos da análise textual discursiva que foi tomada como constituinte de um processo de comunicação com base na acepção de Paulo Freire sobre o ato educativo. Como resultados destacam-se aspectos da problematização: o respeito ao conhecimento das licenciandas e a consciência do inacabamento na docência. Depreende-se da análise também que essa problematização, ao mesmo tempo em que se caracterizou por indicativos de colaboração com a prática pedagógica das licenciandas, favoreceu reflexões que se direcionaram ao próprio desenvolvimento profissional do formador, de modo que formador e licenciandas puderam conjuntamente se envolver em processo contínuo de humanização.

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Publicado

2021-09-19

Como Citar

Gonçalves, F. P., Silveira, R. A. da, & Piaia, L. (2021). A Problematização do Formador de Professores de Química no Estudo da Abordagem Temática: uma Análise Constituinte de um Processo de Comunicação. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33368, 1–. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u10991128

Edição

Seção

Dossiê Centenário de Paulo Freire