Práticas pedagógicas em Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental com estudantes cegos
Palavras-chave:
Cegueira, prática pedagógica, ensino de Ciências.Resumo
Através do relato de professores investigou-se como se ensina Ciências da Natureza para estudantes com cegueira nos anos iniciais do ensino fundamental. Foram exploradas interlocuções teóricas associadas à abordagem histórico-cultural de Vygotski sobre a cegueira. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com sete professores, graduados em Pedagogia, que lecionam/lecionaram Ciências da Natureza para estudantes com cegueira nos anos iniciais do ensino fundamental. A análise das informações qualitativas foi orientada pelos procedimentos da “análise textual discursiva”. A partir da análise averiguaram-se os seguintes aspectos: a valorização da adaptação de materiais didáticos de modo a favorecer a participação dos estudantes cegos nas aulas de Ciências; compreensões docentes que se aproximam da ideia de compensação biológica da cegueira; a busca dos professores pelas interações sociais entre estudantes videntes e cegos; e distintas interpretações docentes acerca do trabalho colaborativo entre diferentes profissionais para favorecer o ensino de Ciências da Natureza para estudantes cegos. Chama-se a atenção, entre outros aspectos, para a presença de certas compreensões contraditórias, interpretadas como importantes nos processos de formação docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.