Práticas pedagógicas em Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental com estudantes cegos

Autores

  • Marily Dilamar da Silva Associação de Atendimento à Criança Deficiente Visual
  • Fábio Peres Gonçalves Departamento de Química e Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carlos Alberto Marques Departamento de Metodologia de Ensino e Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Cegueira, prática pedagógica, ensino de Ciências.

Resumo

Através do relato de professores investigou-se como se ensina Ciências da Natureza para estudantes com cegueira nos anos iniciais do ensino fundamental. Foram exploradas interlocuções teóricas associadas à abordagem histórico-cultural de Vygotski sobre a cegueira. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com sete professores, graduados em Pedagogia, que lecionam/lecionaram Ciências da Natureza para estudantes com cegueira nos anos iniciais do ensino fundamental. A análise das informações qualitativas foi orientada pelos procedimentos da “análise textual discursiva”. A partir da análise averiguaram-se os seguintes aspectos: a valorização da adaptação de materiais didáticos de modo a favorecer a participação dos estudantes cegos nas aulas de Ciências; compreensões docentes que se aproximam da ideia de compensação biológica da cegueira; a busca dos professores pelas interações sociais entre estudantes videntes e cegos; e distintas interpretações docentes acerca do trabalho colaborativo entre diferentes profissionais para favorecer o ensino de Ciências da Natureza para estudantes cegos. Chama-se a atenção, entre outros aspectos, para a presença de certas compreensões contraditórias, interpretadas como importantes nos processos de formação docente.

 

 

 

Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Marques, Departamento de Metodologia de Ensino e Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina
    Dr em Educação Científica e TecnológicaCoordenador do PPGECT/UFSC

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Práticas pedagógicas em Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental com estudantes cegos. (2015). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(3), 497-518. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4326

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)