Docência no Ensino Superior: as disciplinas Parasitologia e Microbiologia na formação de professores de Biologia
Palavras-chave:
Pedagogia universitária, educação em ciências, Parasitologia, Microbiologia, ensino de biologiaResumo
Estudos recentes têm problematizado a docência em nível superior, sobretudo em relação à formação pedagógica dos docentes. Pesquisadores em EC apontam como uma das características deste ensino a descontextualização dos conteúdos. Entretanto, questões referentes à docência em biologia pouco têm sido investigadas. O presente estudo, com caráter exploratório, investiga concepções e práticas docentes expressas em ementas e planos de ensino das disciplinas Microbiologia e Parasitologia, lecionadas em quatorze universidades públicas, utilizando a Análise Textual Discursiva. Os resultados sugerem forte viés médico, abordagem disciplinar e conceitual, ausência de história e filosofia das ciências nos conteúdos propostos e concepções de ensino pouco afinadas com as orientações dos documentos oficiais, particularmente os referentes às licenciaturas. Isto sugere que as atuais práticas docentes se distanciam de uma abordagem contextualizada e problematizadora do atual quadro de agravos à saúde, causados por organismos parasitas. São localizados ainda outros problemas que demandam investigações referentes às práticas docentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.