Docência no Ensino Superior: as disciplinas Parasitologia e Microbiologia na formação de professores de Biologia
Palavras-chave:
Pedagogia universitária, educação em ciências, Parasitologia, Microbiologia, ensino de biologiaResumo
Estudos recentes têm problematizado a docência em nível superior, sobretudo em relação à formação pedagógica dos docentes. Pesquisadores em EC apontam como uma das características deste ensino a descontextualização dos conteúdos. Entretanto, questões referentes à docência em biologia pouco têm sido investigadas. O presente estudo, com caráter exploratório, investiga concepções e práticas docentes expressas em ementas e planos de ensino das disciplinas Microbiologia e Parasitologia, lecionadas em quatorze universidades públicas, utilizando a Análise Textual Discursiva. Os resultados sugerem forte viés médico, abordagem disciplinar e conceitual, ausência de história e filosofia das ciências nos conteúdos propostos e concepções de ensino pouco afinadas com as orientações dos documentos oficiais, particularmente os referentes às licenciaturas. Isto sugere que as atuais práticas docentes se distanciam de uma abordagem contextualizada e problematizadora do atual quadro de agravos à saúde, causados por organismos parasitas. São localizados ainda outros problemas que demandam investigações referentes às práticas docentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.