A função do problema na Educação em Ciências: estudos baseados na perspectiva vygotskyana
Palavras-chave:
Vygotsky, problema, abordagem conceitual, abordagem temática.Resumo
O termo problema tem sido utilizado de diversas formas no processo didático-pedagógico em ensino de Ciências, assim como a pesquisa da área tem atribuído vários significados e funções, bem como os pressupostos de Vygotsky cada vez se fazem presente como aporte teórico de trabalhos voltados para o ensino de Ciências. Investiga-se como a pesquisa referenciada na perspectiva vygotskyana concebe e caracteriza o problema e sua função em atividades didático-pedagógicas. Para tal, foram analisados os trabalhos que utilizam as idéias de Vygotsky nas Atas do ENPEC, no período de 1997 a 2007. Por meio da Análise Textual Discursiva foram identificados grupos de trabalhos que atribuem alguma função ao problema, dentre eles os categorizamos como: Interações Discursivas, Resolução de Problemas, Situações de Vivência, Temas Transversais e o Problema como seleção e estruturação de conceitos. A partir de alguns elementos desses grupos, configuraram-se duas classes de problema: a abordagem conceitual e a abordagem de temas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.