A função do problema na Educação em Ciências: estudos baseados na perspectiva vygotskyana

Autores

  • Simoni Tormöhlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus/BA
  • Demétrio Delizoicov Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Vygotsky, problema, abordagem conceitual, abordagem temática.

Resumo

O termo problema tem sido utilizado de diversas formas no processo didático-pedagógico em ensino de Ciências, assim como a pesquisa da área tem atribuído vários significados e funções, bem como os pressupostos de Vygotsky cada vez se fazem presente como aporte teórico de trabalhos voltados para o ensino de Ciências. Investiga-se como a pesquisa referenciada na perspectiva vygotskyana concebe e caracteriza o problema e sua função em atividades didático-pedagógicas. Para tal, foram analisados os trabalhos que utilizam as idéias de Vygotsky nas Atas do ENPEC, no período de 1997 a 2007. Por meio da Análise Textual Discursiva foram identificados grupos de trabalhos que atribuem alguma função ao problema, dentre eles os categorizamos como: Interações Discursivas, Resolução de Problemas, Situações de Vivência, Temas Transversais e o Problema como seleção e estruturação de conceitos. A partir de alguns elementos desses grupos, configuraram-se duas classes de problema: a abordagem conceitual e a abordagem de temas.

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Publicado

2012-05-09

Como Citar

Gehlen, S. T., & Delizoicov, D. (2012). A função do problema na Educação em Ciências: estudos baseados na perspectiva vygotskyana. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(3), 123–144. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4211

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