Alteridade, Pesquisa na Educação em Ciências e a Perspectiva Freireana
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u777800Palavras-chave:
Educação em ciências, Alteridade, Dussel, Paulo Freire, Currículo ético-críticoResumo
A pluralidade de iniciativas que consideram conhecimentos prévios de estudantes é sinteticamente caracterizada neste artigo através de uma revisão de literatura. Tais iniciativas têm como fundamentação distintos pressupostos educacionais, epistemológicos, psicológicos e axiológicos que direcionam tanto opções didáticas para a abordagem dos conteúdos científicos como a própria seleção dos conteúdos que compõem os programas de ensino. Através de uma revisão de literatura o artigo aborda as especificidades da contextualização da concepção de educação de Paulo Freire, bem como a contribuição de Enrique Dussel para a dimensão axiológica do currículo, considerando o âmbito da educação escolar. Busca-se resposta para a seguinte questão: qual a perspectiva axiológica que fundamenta a alteridade na implementação da concepção freireana na educação escolar? São analisadas as relações estabelecidas com princípios curriculares construídos por várias redes públicas de ensino fundamental tendo como fundamentos as concepções desse educador sobre aspectos ontológicos, gnosiológicos e axiológicos que sustentam a sua concepção de alteridade na relação essencial com processos educacionais. São relacionadas as suas concepções com as que o filósofo Enrique Dussel aponta para uma educação ética-crítica de modo a estabelecer uma organização de prática pedagógica para a Educação em Ciências que tenha na alteridade seu compromisso ético-crítico.
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