Uma Revisão de Literatura sobre Trabalhos em Representações Sociais relacionados ao Ensino de Física

Autores

  • Thaís Rafaela Hilger Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Marco Antonio Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Revisão de literatura, representações sociais, ensino de Física.

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre representações sociais relacionadas ao ensino de ciências, especialmente da Física. O objetivo é traçar um panorama de publicações na área de ensino de Física que focam as representações sociais, uma vez que estas podem fazer parte das ideias prévias de um determinado público. A identificação dessas representações pode fornecer indícios da influência dos meios de divulgação sobre as concepções dos indivíduos a respeito de conceitos científicos. Tais representações integram o conhecimento prévio do aluno e, se forem considerados relevantes por ele, terão papel fundamental, não necessariamente no sentido de contribuir, para a ocorrência de aprendizagem da Física. Apesar do número reduzido de trabalhos sobre representações sociais no ensino de Física, observam-se alguns esforços iniciais de investigação com este referencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Rafaela Hilger, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Departamento de Teoria e Prática de Ensino Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática Universidade Federal do Paraná – PR

Marco Antonio Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul – RS

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

Hilger, T. R., & Moreira, M. A. (2016). Uma Revisão de Literatura sobre Trabalhos em Representações Sociais relacionados ao Ensino de Física. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(1), 167–186. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4342

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>