O uso de analogias no ensino de física em nível universitário: interpretações sobre os discursos do professor e dos alunos
Abstract
Ao longo dos últimos anos, tem havido um crescente interesse dos pesquisadores em avaliar o uso de modelos, analogias e metáforas no ensino de Ciências. Entretanto, os trabalhos sobre as condições de produção dessas figuras de linguagem por professores ou alunos são ainda pouco estudados. Busca-se, neste trabalho, interpretar o discurso de um professor de Física, de um curso de licenciatura nessa disciplina, de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo, ao investigar as explicações (ou situações) que o levam à necessidade de produzir e utilizar as referidas imagens em suas aulas, assim como as respectivas interpretações dos alunos. Segundo o professor, a utilização da analogia desperta a atenção dos alunos em sala de aula, fazendo com que se sintam mais à vontade na discussão de conceitos, relacionando-os a outros e a situações semelhantes. Para os alunos, além da facilidade da aprendizagem dos conceitos que estão sendo estudados, também essa maneira de o professor ensinar faz com que deixe de lado a “matematização”, que tem sido entendida como determinante na compreensão de conceitos. Além disso, os resultados também indicam que existe um lugar institucional, que é o do professor; assim como existe outro, que é o do aluno, e é desses lugares enunciativos que os sujeitos falam na instituição escola.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-02-20
How to Cite
Bozelli, F. C., & Nardi, R. (2011). O uso de analogias no ensino de física em nível universitário: interpretações sobre os discursos do professor e dos alunos. Brazilian Journal of Research in Science Education, 6(3). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4045
Issue
Section
Artigos
License
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.