O uso de analogias no ensino de física em nível universitário: interpretações sobre os discursos do professor e dos alunos

Authors

  • Fernanda Cátia Bozelli Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências – Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – Faculdade de Ciências – Universidade Estadual Paulista – UNESP
  • Roberto Nardi Professor Adjunto - Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências - Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – Faculdade de Ciências – Universidade Estadual Paulista

Abstract

Ao longo dos últimos anos, tem havido um crescente interesse dos pesquisadores em avaliar o uso de modelos, analogias e metáforas no ensino de Ciências. Entretanto, os trabalhos sobre as condições de produção dessas figuras de linguagem por professores ou alunos são ainda pouco estudados. Busca-se, neste trabalho, interpretar o discurso de um professor de Física, de um curso de licenciatura nessa disciplina, de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo, ao investigar as explicações (ou situações) que o levam à necessidade de produzir e utilizar as referidas imagens em suas aulas, assim como as respectivas interpretações dos alunos. Segundo o professor, a utilização da analogia desperta a atenção dos alunos em sala de aula, fazendo com que se sintam mais à vontade na discussão de conceitos, relacionando-os a outros e a situações semelhantes. Para os alunos, além da facilidade da aprendizagem dos conceitos que estão sendo estudados, também essa maneira de o professor ensinar faz com que deixe de lado a “matematização”, que tem sido entendida como determinante na compreensão de conceitos. Além disso, os resultados também indicam que existe um lugar institucional, que é o do professor; assim como existe outro, que é o do aluno, e é desses lugares enunciativos que os sujeitos falam na instituição escola.

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Published

2011-02-20

How to Cite

Bozelli, F. C., & Nardi, R. (2011). O uso de analogias no ensino de física em nível universitário: interpretações sobre os discursos do professor e dos alunos. Brazilian Journal of Research in Science Education, 6(3). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4045

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