Intencionalidades detectadas no processo de elaboração e implementação de um projeto de formação inicial de professores de física

Authors

  • Beatriz Salemme Corrêa Cortela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho _ Câmpus de Bauru
  • Roberto Nardi Unesp_ Bauru

Abstract

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou quais são os fatores limitantes a serem superados por um programa de formação inicial de professores de Física com vistas a atingir o perfil identitário de curso proposto em seu Projeto Pedagógico de curso (PPC). A partir do levantamento dos ideais pretendidos, foram analisadas as ações realizadas por professores, coordenadores e gestores visando sua implementação. Os dados foram recolhidos a partir de documentos oficiais, de notas de campo recolhidas durante as reuniões entre docentes e de entrevistas realizadas com uma amostra de sujeitos pertencentes ao corpo docente do curso. Trata-se de uma pesquisa na ação pautada em princípios habermasianos. Para a análise dos dados, foram utilizados dispositivos da Análise de Discurso, na perspectiva francesa de Pêcheux. O recorte aqui apresentado procura evidenciar as intencionalidades detectadas a partir da análise dos discursos presentes nos textos, na fala dos diferentes sujeitos envolvidos e nas ações empreendidas por eles durante este processo. O que se pode concluir é que as intenções dos envolvidos são permeadas de contradições, uma vez que em alguns aspectos trabalham no sentido de dar ao curso a identidade da licenciatura e em outros, procuram manter o status quo, ou seja, uma licenciatura que forma alunos com perfis de bacharéis.

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Published

2014-03-21

How to Cite

Cortela, B. S. C., & Nardi, R. (2014). Intencionalidades detectadas no processo de elaboração e implementação de um projeto de formação inicial de professores de física. Brazilian Journal of Research in Science Education, 13(3), 149–172. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4275

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