Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o ensino médio
Palabras clave:
Livro didático, imagens, memória operacional, carga cognitiva.Resumen
O artigo analisa o valor didático de imagens presentes em quatro coleções de Biologia para o Ensino Médio, com base no modelo de memória operacional e da teoria da carga cognitiva. Inicialmente, as imagens foram classificadas de acordo com quatro categorias: “decorativa”, “representacional”, “organizacional” e “explicativa” (Mayer, 2001, pp. 76-77). Após, para a análise do valor didático das imagens, foram utilizados três princípios advindos da teoria cognitiva: coerência, sinalização e contigüidade. Posteriormente, as imagens foram categorizadas como “sem valor didático”, “com carga cognitiva alta” – aquelas de difícil leitura pelo aluno – e “com carga cognitiva baixa” – aquelas de mais fácil leitura pelo aluno. Encontrou-se uma alta prevalência de imagens “sem valor didático” e “com carga cognitiva alta”, em detrimento das imagens “com carga cognitiva baixa”. Isto pode dificultar a organização e processamento das informações na memória operacional do leitor e prejudicar o processo de aprendizagem. Espera-se que os resultados dessa pesquisa orientem os professores para o estabelecimento de estratégias de leitura do livro didático, distinguindo aspectos meramente ilustrativos de informações essenciais presentes nas imagens.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-08-16
Cómo citar
Coutinho, F. Ângelo, Soares, A. G., & Braga, S. A. de M. (2011). Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4085
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.