Formação da área de ensino de ciências: memórias de pesquisadores no Brasil
Resumen
Apresentamos aqui alguns aspectos do desenvolvimento do projeto intitulado: Formação da área de Ensino de Ciências: memórias de pesquisadores no Brasil. Com este projeto pretendemos contribuir para o resgate de alguns fatores que foram determinantes para a constituição da Área de Ensino de Ciências no Brasil, através do trabalho com a memória de pesquisadores, manifesta em discursos obtidos no decurso de entrevistas individuais feitas a esses pesquisadores. Pretendemos responder à questões como: A que se deve o início da pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil? A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa e privilegia a análise dos discursos dos entrevistados. No tratamento dos dados estão sendo utilizados procedimentos da análise do discurso em sua linha francesa, conforme divulgados por Pêcheux (1990) e Orlandi (1999). Descremos aqui procedimentos, principalmente o modo de determinação de critérios para realização de entrevistas, os aportes e primeiras conclusões.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.