Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Brazilian Journal of Research in Science Education
About
About the Journal
Regimento
Editorial Team
Contact
Submissions
Current Issue
Previous Issues
Statistics
News
Search
News
Register
Login
Home
/
Archives
/
v. 18, n.3 (2018): Setembro-Dezembro
v. 18, n.3 (2018): Setembro-Dezembro
Published:
2018-12-15
Artigos
Editorial – Apresentando o Número Temático sobre Ensino por Investigação
Lúcia Helena Sasseron, Rosária Justi
761-764
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183761
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
765-794
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765
A Experimentoteca do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP) e o Ensino por Investigação: Compromissos Teóricos e Esforços Práticos
Rafael Cava Mori, Antonio Aprigio da Silva Curvelo
795-818
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183795
Atividades Investigativas na Educação Científica: Dimensões e Perspectivas em Diálogos com o ENCI
Roseline Beatriz Strieder, Graciella Watanabe
819-849
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183819
Contribuições do Design para o Ensino de Ciências por Investigação
Gabriel da Silva Bruno, Paula Carolei
851-878
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183851
Sequência Didática com Enfoque Investigativo: Alterações Significativas na Elaboração de Hipóteses e Estruturação de Perguntas Realizadas por Alunos do Ensino Fundamental I
Veronica Gomes dos Santos, Eduardo Galembeck
879-904
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183879
A Importância da Autonomia dos Estudantes para a Ocorrência de Práticas Epistêmicas no Ensino por Investigação
Maíra Batistoni e Silva, Eloísa Cristina Gerolin, Sílvia L. Frateschi Trivelato
905-933
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183905
A Relação entre o Conhecimento Conceitual e o Desempenho de Estudantes em Atividades Investigativas
Rafaela Dinali Nascimento, Alessandro Damásio Trani Gomes
935-965
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183935
Ação Mediada e Ensino por Investigação: Um Estudo Junto a Alunos do Ensino Médio em um Museu de Ciências
Maria Margareth Cancian Roldi, Mirian do Amaral Jonis Silva, Patricia Silveira da Silva Trazzi
967-991
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183967
Ressignificação do Trabalho Docente ao Ensinar Ciências na Educação Infantil em uma Perspectiva Investigativa
Eliane Ferreira de Sá, Carla Maline, Ely Maués, Alessandra De Caux Souza
993-1024
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183993
Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI): Uma Ferramenta de Análise de Propostas de Ensino Investigativas
Milena Jansen Cutrim Cardoso, Daniela Lopes Scarpa
1025-1059
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20181831025
Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular
Lucia Helena Sasseron
1061-1085
PDF (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20181831061
Avaliadores que contribuíram com a RBPEC em 2018
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
1087-1090
PDF (Portuguese)
Make a Submission
Make a Submission
Information
For Readers
For Authors
For Librarians