SOBRE TEATRO E REALIDADE(S)
REFERENCIAIS FREIREANOS PARA UM ENSINO DIALÓGICO DE TEATRO
Palavras-chave:
Educação, Ensino de teatro, Paulo FreireResumo
O presente trabalho, fruto das reflexões advindas da pesquisa do Doutorado em Educação, tem como objetivo problematizar os caminhos para o planejamento de um Ensino Dialógico de Teatro, considerando o pensamento freireano em relação ao Diálogo. A investigação se desenvolve contando com a “dialogicidade” e a “abordagem problematizadora” como fundamentos epistemológicos e metodológicos mobilizadores para a construção de conhecimentos. Desse modo, os referenciais teóricos desta escrita situam-se nos trabalhos de Paulo Freire e seus interlocutores, estabelecendo relações com autores que percebem o Teatro como forma de problematização da realidade.
Referências
ARAÚJO, José Sávio de Oliveira. A Cena Ensina: uma proposta pedagógica para formação de professores de teatro. Tese [Doutorado em Educação] – Programa de Pós -graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
BERGER, Peter, LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 2006.
COUTINHO, Matina Henriques. O uso da abordagem dialógica do teatro em comunidades na experiência do Grupo Nós do Morro, da favela do Vidigal, Rio de Janeiro. In: RABETTI, Maria de Lourdes (org.). Anais do IV Congresso Brasileiro Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7 letras, 2006. p.137 – 138.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.
FERREIRA, Taís. Teatro infantil, crianças espectadoras, escola: um estudo acerca de experiências e mediações em processos de recepção. In: RABETTI, Maria de Lourdes (org.). Anais do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7 letras, 2006. p.250 – 252.
FERREIRA, Taís. Teatro na sala de aula, no pátio, na biblioteca, no auditório, na rua... In: FERREIRA, Taís, FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012. p.9 – 57.
FREIRE, Ana Maria Araújo (org.) Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. 8 ed. rev. Ampl. Indaiatuba: Villa das Letras, 2007.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Tradução de Adriana Lopez. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PEREGRINO, Yara Rosas, SANTANA, Arão Paranaguá de. Ensinando Teatro: uma análise crítica da proposta dos PCN. In: ALVES, Erinaldo, SANTANA, Arão Paranaguá de. Este é o ensino de arte que queremos? Uma análise das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Editora Universitária, Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da UFPB: João Pessoa, 2001. p. 97 – 112.
PERNAMBUCO, Marta Maria; PAIVA, Irene Alves de. Práticas Coletivas na escola. Campinas: Mercado das Letras, Natal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013.
ROCHA, Vera Lourdes Pestana da. Novas Diretrizes Curriculares: novas práticas, ensino de Teatro. In: SANTANA, Arão Paranaguá de (coord.). Visões de ilha: apontamentos sobre Teatro e Educação. São Luís, 2003. p. 75-82.
SANTANA, Arão Paranaguá. Experiência e conhecimento em Teatro. São Luís: EDUFMA, 2013.
SAUL, Alexandre Pinto. Prática Teatral Dialógica de inspiração freiriana: uma experiência na escola, com jovens e adultos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2011.
TELLES, Narciso. Teatro Comunitário: ensino de teatro e cidadania. IN: MACHADO, Irley [et al] (org.). Teatro: ensino, teoria e prática. Uberlândia: EDUFU, 2004. p.19
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.