Movimento e Expressividade

Dança educativa para alunos com deficiência intelectual

Autores

  • Belister Rocha Paulino Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Brasil
  • Paulo Sérgio de Andrade Bareicha Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15595

Palavras-chave:

Dança e Educação, Deficiência Intelectual, Expressividade

Resumo

Esse artigo é resultado de uma pesquisa sobre dança e educação que abordou   as   experimentações   corporais   de   alunos   com   deficiência intelectual.   Toma-se   como   pressuposto   que   se   pode   desenvolver   a expressividade pelo movimento no espaço e no tempo que se tem na escola e que a dança encontra caminhos para se desvincular de uma prática pautada no ‘siga o mestre’ ou ‘faça como eu’, que privilegia coreografias com referências televisivas e não se preocupa com a criação subjetiva que se apresenta nas  respostas do aluno. Trata-se de uma pesquisa pedagógica pautada pela arte e que procurou não desprezar as referências em dança produzidas culturalmente e percebidas no contexto da investigação. A pesquisa baseia-se na abordagem teórica de Rudolf Laban a respeito do movimento para a construção de uma proposta de dança educativa para alunos com deficiência intelectual. A partir dos temas de movimento desenvolvidos por esse teórico, foram estabelecidas as categorias temáticas: Corpo, Espaço, Grupo e Criação, para análise da expressividade em experimentações focadas na percepção do corpo no relacionamento   do   corpo   com   o   espaço   e   no   processo   criativo   do movimento.   Nesse   contexto,   destacou-se   o   papel   da   arte   para   uma aprendizagem   significativa,   cujo   exercício   da   alteridade   permeou   a compreensão   da   convivência   com   as   diferenças.   A   possibilidade metodológica apresentada é a da pesquisa-ação, que oferece suporte para refletir e transformar as ações pedagógicas desafiadoras. Percebeu-se a construção de significados provocados pela dança na interação com o outro e na construção de uma prática acessível que valoriza a presença de cada corpo, em suas possibilidades expressivas.

Biografia do Autor

  • Belister Rocha Paulino, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Brasil

    Mestra em Artes pela Universidade de Brasília e professora na Secretaria de Educação do Distrito Federal

  • Paulo Sérgio de Andrade Bareicha, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, Brasil

    Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo. Professor na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Coordenador do Mestrado Profissional em Artes - UnB.

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Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Movimento e Expressividade : Dança educativa para alunos com deficiência intelectual. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, 2018. DOI: 10.35699/2238-2046.2018.15595. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15595. Acesso em: 20 dez. 2024.

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